TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO SOCIAL CRIANÇAS CARENTES

Por:   •  21/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.820 Palavras (24 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 24

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA

Alunos: Saulo Ferreira Justo da Silva RA – 1536226

Marineila Pereira de Oliveira – RA 1541401

SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE NOVO PLANALTO – GO: PROJETO SOCIAL CRIANÇAS CARENTES

PIM V

PORANGATU-GO

2016[pic 2]

[pic 3]

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

UNIVERSIDADE PAULISTA

Alunos: Saulo Ferreira Justo da Silva RA – 1536226

Marineila Pereira de Oliveira – RA 1541401

SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE NOVO PLANALTO – GO: PROJETO SOCIAL CRIANÇAS CARENTES

PIM V

Projeto integrado Multidisciplinar V para obtenção do título de Gestor Público apresentado à Universidade Paulista- UNIP.

                                                        

      PORANGATU- GO

2016[pic 4]

RESUMO[pic 5]

A presente pesquisa tem como objetivo analisar um projeto social desenvolvido pela Assistência Social de Novo Planalto – GO. Contudo, essa análise será com base nos conceitos teóricos referentes aos temas propostos, destacando as disciplinas: Análise e Encaminhamento de Projetos Públicos, Matemática Financeira e Sistema de Informação no Setor Público. Na disciplina de Análise e Encaminhamento de Projetos Públicos apresenta os passos a serem seguidos e os objetivos, bem como a importância do planejamento e programação das atividades do projeto. Nesta disciplina também foca o gerenciamento dos Recursos Humanos do projeto envolvendo a viabilidade econômica financeira do projeto. Na Matemática Financeira são apresentados os conceitos fundamentais, os cálculos, as porcentagens e os juros. Nessa disciplina é demonstrado como a matemática financeira pode auxiliar o gestor na administração do negócio utilizando cálculos matemáticas, uma vez que se torna imprescindível nas negociações. Na disciplina de Informação no Setor Público mostra como a tecnologia pode melhorar a qualidade do trabalho e agilizar o desenvolvimento das atividades. O sistema integra diversas partes em prol dos objetivos determinados. Assim sendo, o sistema de Informação é um método que auxilia no Setor Público promovendo mudanças no planejamento.

Palavras chave: Projetos Públicos, Matemática Financeira, Sistema de Informação.

SUMÁRIO[pic 6][pic 7]

1. INTRODUÇÃO        4

2. ANÁLISE E ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS PÚBLICOS        5

2.1. Perfil do gerente de projetos        7

2.2. Planejamento        8

2.3. Função do escritório de gerenciamento de projetos: PMO        9

2.4. Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto        9

2.5. Parte econômica-financeira do projeto        10

2.6. Desenvolvimento de Projeto Social Para as crianças carentes de Novo Planalto        11

3. MATEMÁTICA FINANCEIRA        13

3.1. Conceito dos recursos necessários para aplicar a matemática financeira        14

3.2. Regime de juros simples e juros compostos        15

4. SISTEMA DE INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO        17

4.1. Sistema de Informação        18

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        21

  1. INTRODUÇÃO[pic 8]

        O PIM V tem por objetivo propiciar ao acadêmico o conhecimento teórico aplicando o mesmo na prática no intuito de ampliar o seu aprendizado e conhecimento a cerca da sua futura área profissional. Para a realização deste trabalho foi feita uma pesquisa especifica no Serviço de Assistência Social de Novo Planalto – GO com base no Projeto Social Crianças Carentes.

        O Setor Público lida constantemente com projetos sociais e estes envolvem custos e principalmente exigem planejamento. Assim sendo, torna-se fundamental ter conhecimento de matemática financeira incluindo as características particulares de cálculos, as porcentagens e os juros, sendo que este último é classificado como, regime de juros simples e compostos.

        Pensando na importância dos projetos sociais e nas atividades desenvolvida pelo Serviço de Assistência Social de Novo Planalto – GO, vê-se a importância de possuir sistemas de informação, uma vez que esse processo pode envolver todos os setores do serviço público.

        

  1. ANÁLISE E ENCAMINHAMENTO DE PROJETOS PÚBLICOS[pic 9]

        Neste tópico serão abordados assuntos relacionados ao tema Análise e Encaminhamento de Projetos Públicos. Para uma melhor compreensão sobre Projetos será feita uma explanação dos conceitos básicos de projetos e sociais.

Um processo é uma organização continuada, estruturada, padronizada, com entradas tangíveis e não tangíveis. Enquanto as entradas tangíveis se referem às faturas, produtos, pedidos, etc., as entradas intangíveis é a decisão de criar novo serviço, etc. Também são características do processo, as saídas, as quais são o resultado do processo.

        A orientação por processos visa a reforçar a noção de fluxo, de coordenação e de melhoria da integração entre ações e recursos, permite que sejam identificadas as oportunidades de melhoria, que geralmente se encontram nas interfaces funcionais, em que existe passagem ou transferência de tarefas e informações necessárias á continuidade do processo em outras áreas ou unidades.

        A gestão por processos faz alterações na estrutura da organização em relação aos elementos do projeto, dando prioridade aos processos de eixo gerencial, pois são considerados mais importantes que os processos de eixo funcional. Desta forma compreende-se que para haver um funcionamento adequado dentro de uma entidade é necessária uma gestão capaz de orientar a organização através dos processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)   pdf (221.6 Kb)   docx (55.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com