TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE MELHORIA NO MÉTODO DE FORMAÇÃO DE PREÇO BASEADO EM CUSTOS NO ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE X

Por:   •  9/5/2018  •  Artigo  •  6.535 Palavras (27 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 27

PROPOSTA DE MELHORIA NO MÉTODO DE FORMAÇÃO DE PREÇO BASEADO EM CUSTOS NO ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE X

RESUMO

O método de formação de preço baseado em custos permite controlar os gastos além de obter uma margem de lucro real. Para tanto, foi realizado um estudo no Escritório de Contabilidade X. O objetivo desse estudo foi comparar o preço de venda dos serviços baseado no método de custeio por atividades com o disponibilizado pelo SESCON da Grande Florianópolis. Foi aplicado o método indutivo para o levantamento de dados da empresa, pesquisa exploratória para a definição dos objetivos, levantamento teórico para o desenvolvimento do artigo, pesquisa documental e pesquisa de campo para a análise de dados. Baseado em planilhas com os dados do escritório foram elaborados e calculados os custos com base no custeio baseado em atividades. Após o cálculo, foram realizadas comparações entre os preços apurados conforme os custos, o preço cobrado atualmente e o preço sugerido pelo SESCON da Grande Florianópolis. Os resultados apontam que o Escritório de Contabilidade não possuia uma análise dos custos e cobrava um valor inferior ao sugerido pelo SESCON da Grande Florianópolis.

Palavras-chave: Preço de venda. Custos. Contabilidade.

ABSTRACT

The cost-based pricing method allows you to control expenses in addition to obtaining a real profit margin. A study was carried out at the Accounting Office X. The objective of this study was to compare the selling price of services based on the costing method for activities with that provided by SESCON da Grande Florianópolis. It was applied the inductive method for the data collection of the company, exploratory research for the definition of the objectives, theoretical survey for the article development, documentary research and field research for data analysis. Based on spreadsheets with the data of the office were elaborated and calculated the costs based on the activity-based costing. After the calculation, comparisons were made between the prices calculated according to costs, the price currently charged and the price suggested by SESCON da Grande Florianópolis. The results indicate that the Accounting Office did not have an analysis of costs and charged a lower value than suggested by SESCON da Grande Florianópolis.

Keywords: Sale price. Costs. Accounting.

1 INTRODUÇÃO

As empresas da atualidade sofreram alterações devido às inovações tecnológicas, globalização e questões ambientais e sociais (CREPALDI, 2011). Isto faz com que as empresas procurem encontrar soluções em custos para se manterem competitivas no mercado.

As informações contábeis suficientes, úteis, de qualidade e tempestivas deveriam ser uma preocupação das empresas, pois facilitaria a tomada de decisões. Segundo Martins (2003), a primeira preocupação dos contadores, auditores e fiscais foi de fazer da contabilidade de custos uma forma de resolver os problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado, não de fazer dela um instrumento para a administração.

Com o crescimento das empresas e consequentemente o crescimento da distância entre o administrador e os ativos administrados fez com que a contabilidade de custos auxiliasse no desempenho da missão gerencial (MARTINS, 2003).

Neste contexto, Lunkes (2004) destaca que nos últimos anos, além da expansão das empresas industriais, teve crescimento também o setor de serviços, que vem ocupando lugar de destaque, tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento, na geração de receitas e empregos.

Destaca-se como crescimento dentro do setor de serviços, a contabilidade. Devido às transformações no cenário mundial, a contabilidade deve acompanhar os avanços tecnológicos. O profissional da área contábil deve ter um conhecimento vasto e qualificado, exigindo do profissional a ética, agilidade, auxílio na tomada de decisões e manter-se atualizado continuamente (FRANCO, 1999).

O constante crescimento da contabilidade faz com que as empresas que operam nela procurem ferramentas que contribuam com a geração de informações que adicionem valor. Assim, a formação de preço, pode ser considerada um atributo de gestão.

Com base em uma pesquisa de campo, foi levantado que o escritório de contabilidade estudado possui como base somente o salário mínimo para cobrança dos serviços prestados, sendo dividido entre meio salário mínimo, R$ 438,50, para empresa do Simples Nacional e um salário mínimo, R$ 937,00, para empresas do Lucro Presumido. Neste ínterim, podem ocorrer dificuldades de gestão por parte dos contadores, que cobram pelos serviços prestados conforme o salário mínimo e desconsideram se as receitas são suficientes para cobrir os custos e obter lucro.

Neste contexto, esse estudo propõe identificar o preço de venda em um escritório de contabilidade, com a utilização do custeio baseado em atividades (ABC) e comparar o preço de venda calculado com o sugerido pelo SESCON da Grande Florianópolis.

Para tanto, o escritório foi dividido em departamentos o que possibilitou a identificação e apuração dos custos e das despesas, além disso, foram identificadas as atividades executadas na empresa. Na sequência, os custos diretos e indiretos foram alocados a cada setor e atividade, sendo evidenciado o resultado do período.

2 DESENVOLVIMENTO

Inicialmente, foi apresentado o conceito da contabilidade de custos. Em segundo momento, discorrido sobre os diferentes métodos de custeio e suas características. Na sequência, foram apontados os métodos de custeio usados em empresas de serviços contábeis e a conceituação sobre o custeio baseado em atividades (ABC) e sua análise e estrutura. Ainda foi apresentado o método de formação de preço baseado em custos e o preço de venda. Por fim, foi conceituado sobre as empresas de prestação de serviços contábeis.

1

2

1.

1

2

2.1 CONTABILIDADE DE CUSTOS

A Contabilidade como geradora de informações de Custos tem uma importância vital no auxílio à gerência nas empresas. Para Martins (2003), a contabilidade de custos tem duas funções relevantes: o auxílio ao controle e a ajuda na tomada de decisões.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.4 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (38.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com