TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM

Por:   •  16/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 3

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM.

Os professores responsáveis analisam com muito cuidado o comportamento e desenvolvimento de cada criança em sala de aula, observam a todo tempo como se comportam na hora da leitura, na interação com os colegas, e ficam muito atentas as dificuldades de cada um.

Depois de uma análise rígida como: o aluno não consegue se concentrar, comete erros na leitura, erro de fonemas, troca de letras etc., após analisar o e ver a dificuldade apresentada é feito o junto com a equipe pedagógica o contato aos familiares, para ajudar esta criança, e ver qual o fator que pode estar o prejudicando, verifica a relação com a família, se é uma família desagregada, nutrição inadequada, ou se são realmente problemas biológicos (transtornos de aprendizagem), a escola faz o papel de identificar as primeiras dificuldades, e na presença do familiar fazem estímulos aos pais de estarem atentos a seus filhos e orientam o bom relacionamento que a família deve ter com este aluno, ajudando assim a escola a identificar o melhor atendimento a esta criança, e logo após é feito o encaminhamento junto ao responsável a centros especializados, com psicólogos que possam estar investigando mais a fundo, e fazendo o diagnóstico correto a esta criança. Depois de realizada a avaliação e comprovada a dificuldade de aprendizagem, o aluno é inserido em uma sala de recurso que propicia uma aprendizagem diferenciada e inclusiva.

A escola pode ajudar melhor este aluno, trabalhando junto com eles praticas pedagógicas que auxiliam este aluno, fazer a inclusão da criança em salas de apoio com profissionais qualificados que possam ajudar de imediato esta criança, e dar a oportunidade deste aluno com dificuldades de demonstrar oque sabe, dando a ele o direito de cometer falhas, sem pressão, a vergonha, e rótulo presente em sala de aula, que pode acabar ampliando as dificuldades. Se o aluno não aprender da forma que se quer ensinar, é preciso propiciar situações diferentes daquelas utilizadas em sala de aula, para que assim ele possa romper o ciclo inibitório e aprender.

Na aprendizagem é via de regra um processo singular, cada aluno tem sua própria forma de aprender, ainda que possa ser beneficiado em grupo. O ensino-aprendizagem por sua vez, deve ser um processo de diálogo.

É através do diálogo que o professor conhece o aluno, identifica como ele pensa e somente assim, pode refletir sobre as modificações necessárias no processo de favorecer o desenvolvimento. É preciso ajudar o aluno a estabelecer relações entre o conhecimento novo e oque se domina, é importante também valorizar o que ele sabe fazer bem, para que desenvolva o sentimento de auto-valorização e sinta-se encorajado a enfrentar os desafios.

Os familiares e responsáveis dos alunos com dificuldade de aprendizagem em aprender são muito importantes na vida desses alunos, pois a família é o primeiro grupo com qual a pessoa convive e seus membros são exemplos para a vida. No que diz respeito à educação, os professores devem incentivar os responsáveis pela criança, a demonstrarem curiosidade em relação ao que acontece em sala de aula e reforçarem a importância do que esta sendo aprendido estará dando enorme contribuição para o sucesso na aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (172.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com