TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Patrimonio liquido

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.781 Palavras (20 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE

A Contabilidade no Contexto Internacional: França[1]

Anne Carolina

Daniele Martins

Dayane Soares

Francielle Cardoso

Igor Augusto Martins Teixeira

Ricardo Hernane do Carmo

Suellen Xavier[2]

RESUMO:

As informações que seguem neste artigo visam trazer de maneira descritiva e objetiva a adoção da IFRS - International Financial Reporting Standards – em português, Normas Internacionais de Informação Financeira apresentando como cenário e objeto de estudos sua implementação na Europa. Neste caso específico, na França. Identifica também as relações entre os países europeus quanto a transparência nos relatórios contábeis e sua participação em debates internacionais em conformidade com a União Europeia. O trabalho também traz de forma sistemática, os obstáculos e adaptações desses países à IFRS devido às grandes mudanças decorridas nas últimas décadas, como por exemplo, a reunificação da Alemanha, o aparecimento de novos estados com o fim da antiga Iugoslávia e também com desmembramento da antiga União Soviética, países do leste europeu. A respeito da metodologia utilizada descreve-se seu desenvolvimento a partir de pesquisas de artigos acadêmicos, monografias e outras fontes que serão descritas no decorrer do artigo.

PALAVRAS-CHAVE:

França – IFRS – Contexto Internacional

1 INTRODUÇÃO

Este artigo é parte integrante da ASPI – Atividade de Simulação Profissional Integrada, e tem a finalidade de desenvolver e despertar nos estudantes a habilidade de pesquisar, analisar e aplicar seus conhecimentos em todas as disciplinas estudadas, focando na excelência da execução e do alcance de resultados de suas atividades.

Segue abaixo a expectativa e o direcionamento da própria instituição quanto ao artigo:

A FACISABH crê na importância do desenvolvimento daquelas habilidades e competências, permitindo que os estudantes/pesquisadores venham a ser profissionais criativos, ativos e críticos, preparando-os para o mercado de trabalho. Acredita-se também que os profissionais da área contábil, especificamente, contribuirão para as organizações em geral, analisando, periciando e até sugerindo diretrizes para o êxito dessas instituições, sabendo lidar com situações diversas, em momentos de crescimento ou de crise. (FACISABH, 2012).

O presente artigo é composto de bases bibliográficas, artigos e exposições de sites especializados e escritores diversos que serviram de amparo e fontes para a elaboração e sustentação à compreensão dos processos de transição à IFRS ocorridos no mundo, sobretudo na Europa.

Neste trabalho, o país referenciado como objeto de estudos será a França e seu contexto no que tange às Normas Internacionais de Contabilidade. Também serão apresentados seus pontos como expectativas à adoção; sua harmonização em relação aos outros países europeus por questões da União Europeia; eventuais resistências por parte de suas estruturas econômica e mercadológica e seus impactos na adaptação com as novas regras.

De acordo com as normas internacionais como um todo, serão demonstradas neste trabalho pontos que seguem desde a adoção, as necessidades, as dificuldades e as mudanças reais e significativas em relação ao novo modelo de escrituração contábil. Bem como os mecanismos utilizados na adoção, também serão abordados os prós e contras em relação ao aumento qualitativo das informações obtidas.

A história da França, conforme registros, começa no Século I a.C com Júlio Cesar com uma grande extensão territorial chamada de Gália. No Século V, o povo franco expulsou os povos romanos, tomando as terras e dando o nome França às terras conquistadas.

Após muitas guerras, tumultos sociais e conflitos, como A Guerra dos Cem Anos e A Revolução Francesa com a Expansão Napoleônica, principalmente, batalhas que consolidaram as fronteiras francesas. É importante ressaltar também, que já no século XX, duas grandes guerras envolveram a França em seus contextos: a Primeira Guerra Mundial, 1914 a 1918; e a Segunda Guerra Mundial, 1939 a 1945, guerras estas que tiveram consequências devastadoras. (Disponível em: <http://www.franca-turismo.com/historia.htm> Acesso em: 20 Outubro 2014).

Outra informação histórica relevante são os significados das cores da bandeira do país, adotada após a Revolução Francesa, 1794, que é composta de três cores em faixas verticais dividida em mesma proporção nas cores azul, branca e vermelha simbolizando o lema da Revolução Francesa: "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".

A cor azul representa o poder legislativo francês; a cor branca o poder executivo e a cor vermelha o povo francês. (Disponível em: http://www.france.fr/pt/instituicoes-e-valores/franca.html Acesso em: 23 Outubro 2014).

Atualmente, a França reestabelecida possui um PIB que aponta a quinta colocação mundial, uma economia forte direcionada para os serviços que empregam cerca de 70% da população do país. Maior produtora de vinho mundial. (Disponível em: <http://www.france.fr/pt/instituicoes-e-valores/franca.html> Acesso em: 23 Outubro 2014).

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 IFRS

Sigla em inglês que significa International Financial Reporting Standards - IFRS, cuja tradução em português quer dizer Normas Internacionais de Informação Financeira, que funcionam como um conjunto de normas internacionais de contabilidade. Têm o principal objetivo de aplicar e tornar mais transparentes e uniformes os procedimentos contábeis nos países onde já foram adotadas, universalizando, dessa forma, as mesmas interpretações financeiras, mesmo em locais distintos do globo (Disponível em <http://www.significados.com.br/ifrs-contabilidade/> Acesso em 30 Outubro 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (908.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com