TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perícia, Arbitragem e Medição

Por:   •  6/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.565 Palavras (11 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

Centro de Educação a Distancia – Polo COTIA


PERÍCIA, ARBITRAGEM E MEDIÇÃO.

Trabalho de Contabilidade de Custos apresentado a

Universidade Anhanguera – uniderp com exigência parcial

do curso de graduação em Ciências Contábeis, com a orientação do Profª. Esp. Deisi Lima Martins.

                Alessandra Cristina Soares da Silva RA 382191

               Jefferson Jundy Kohara RA 381089

    Rafael Araújo Macedo RA 364954

   Vanderléia Santos da Silva RA 380752

POLO COTIA

2015


SUMÁRIO

Conteúdo

INTRODUÇÃO        3

O QUE É PERÍCIA        4

QUAL A METODOLOGIA USADA EM PERÍCIA CONTÁBIL        4

QUAIS SÃO AS QUALIDADES DE UM PERITO        4

QUAIS SÃO OS RISCOS ENCONTRADOS NA PERÍCIA CONTÁBIL        5

LAUDO PERICIAL        6

Principais pontos, importantes e fundamentais.        7

FRAUDES EM CONTABILIDADE        8

QUADRO 1 – FRAUDES E CONTABILIDADE        9

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

INTRODUÇÃO

Este trabalho objetiva o estudo sobre perícia contábil, o que é, qual a metodologia utilizada, as qualidades de um perito e os riscos que podem ser encontrados na perícia.

A perícia contábil é uma tecnologia, pois utiliza conhecimentos científicos da contabilidade, verifica fatos ligados ao patrimônio individual, e tende a oferecer opinião, seu parecer sobre o assunto em questão.

A pesquisa tem como objetivo mostrar, dentro de vários tipos de laudos periciais contábeis, as capacidades necessárias aos profissionais e as técnicas para elaborar relatórios satisfatórios.

Demos bastante importância para as fraudes que acontecem na contabilidade e diferença existente entre a fraude e o erro.

Por fim, podemos dizer a importância da Perícia como forma alternativa de solução de conflito, com aplicação de uma justiça mais rápida, econômica e confiável, predominando os princípios da boa fé, igualdade das partes, sigilo e razoabilidade.

 

O QUE É PERÍCIA

O conceito perícia, vem do latim PeritiaI, que significa o conhecimento obtido na experiência, está ligado a verificação de fatos ao patrimônio individualizado, buscando opinião de um conhecedor do assunto.

Podemos dizer que perícia contábil é a habilidade, talento, espécie de prova consistente no parecer técnico da pessoa habilitada a formulá-lo. Constitui no conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar a instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil, e ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais, e a legislação específica na que for pertinente.

A perícia contábil, tanto a judicial como a extrajudicial, é de competência exclusiva do contador registrado no Conselho regional de Contabilidade (CRC). Entende-se como pericia judicial aquela exercida sob a tutela da justiça. A pericia extrajudicial é aquela exercida no âmbito arbitral, estatal ou voluntária.

A pericia arbitral é aquela realizada sob o controle da lei de arbitragem. Perícia no âmbito estatal é realizada sob o controle do órgão do estado, tais como perícia administrativa das Comissões Parlamentares de Inquérito, de perícia criminal e do Ministério Público. Perícia voluntária é aquela contratada espontaneamente pelo interessado ou de comum acordo entre as partes.

QUAL A METODOLOGIA USADA EM PERÍCIA CONTÁBIL

        O método utilizado na perícia contábil é praticamente analítico, nãoo dispensando nenhum detalhe. É preciso identificar o bem objeto, ter competência para planejar o trabalho, analisar se as provas apresentadas são de fontes seguras, a conclusão deve ser emitida depois de ter absoluta certeza nos resultados obtidos e deve ter clareza e precisão nos relatórios finais.

QUAIS SÃO AS QUALIDADES DE UM PERITO

        

        O perito contábil dever ter as seguintes qualidades: ser profissional contábil devidamente registrado no CRC; ser ético; moral; ter amplo conhecimento teórico e prático da contabilidade; ser perspicaz, ter experiência em perícia; ter criatividade; intuição; perseverança.

        O perito precisa exercer virtudes morais e éticas com total compromisso com a verdade, pois seu trabalho não deve ser questionado, e caso seja, estar sempre com a verdade ao seu lado.

QUAIS SÃO OS RISCOS ENCONTRADOS NA PERÍCIA CONTÁBIL

        Como em qualquer setor, os serviços contábeis possuem suas margens de risco; na perícia, o risco tem muito mais significância, pois pode levar a uma opinião errônea, gerando uma falsa prova, com lesão ao direito de terceiros.

        O perito não pode errar, tem que se proteger com todos os meios possíveis ao seu alcance, em relação ao tempo, somente aceitar o trabalho se dispor de tempo hábil para realizar o mesmo, se não houver tempo para a sua execução, deverá solicitar prorrogação do prazo e se isso não for possível, deve recusar alegando falta de tempo.

        O plano de trabalho deve ser elaborado com competência, escolhendo o melhor critério para o seu desempenho, se necessário poderá exigir elementos materiais de exame que atendam suas expectativas. No sistema informatizado, pode exigir assistência especializada de alto nível.

        Em suma, é preciso que o perito adote todas as medidas possíveis de precaução para a garantia de seu trabalho e que para posteriormente não venha a prejudicar terceiros nem ser responsável por falsidade informativa ou omissão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (180 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com