TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Individual Semestre Ciências Contábeis Unopar

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.491 Palavras (14 Páginas)  •  3.253 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 3][pic 4][pic 5][pic 2]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................5

3 CONSIDEREÇÕES FINAIS....................................................................................14

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................15



  1. INTRODUÇÃO

A ética pode ser entendida e estudada de forma isolada, bem como se estabelecer relações com outros conhecimentos e ciências. Quando se estabelecem relações, procura-se imprimir um caráter de maior aplicabilidade e mostrar que a mesma possui forte influência nos mais diferentes aspectos da vida humana, como ilustração, cita-se algumas possibilidades de contextualização da ética e suas relações com a contabilidade, economia, política, ecologia, relações do gênero, responsabilidade solidária, entre outros tantos aspectos.

É notório que as organizações, existem e sobrevivem ao longo do tempo, com o propósito de satisfazer as necessidades humanas. Uma empresa ao realizar tal atividade, oferecendo, por exemplo, produtos ou serviços, depara-se com a existência de concorrentes e por conseqüência, de produtos similares e isso significa competir, disputar clientes, sobressair e obter êxito. Embora não sendo fácil, cumpre a empresa convencer o cliente, demonstrando a ele os motivos pela qual ele deverá optar em adquirir seu produto e não o do concorrente.

A diferenciação entre os produtos pode ser feita de diversas maneiras, tais como: menor preço, melhor qualidade, valor percebido pelo consumidor, benefícios agregados, status, desejos, entre tantos outros que poderiam ser elencados.


  1. DESENVOLVIMENTO

ÉTICA NOS NEGÓCIOS

A adoção de um comportamento ético nas organizações, pautado em regras e normas de convivência pacífica, embora pareça uma questão bastante controvertida é, na visão atual da ética nos negócios, muito debatida e busca administrar o aparente conflito entre ser um modismo e necessidade.

 Na afirmação de Arruda (2001), citando como exemplo os EUA, os estudos de ética no mundo dos negócios são realizados desde os anos, e tem sido difundido ao longo dos anos, devido em grande parte pela expansão das multinacionais.

Na observação da autora, a ética nos negócios não é utópica, muito menos modismo. Ela tornou-se uma condição lógica de permanência num mundo globalizado e extremamente competitivo, onde regras e normas de convivência são estabelecidas de forma a minimizar os conflitos decorrentes de diferentes interesses e choques culturais.

A conciliação dos interesses, das crises e conflitos travados nos diversos relacionamentos (comerciais, sociais, profissionais e culturais), contribuíram para o surgimento de inúmeras regras e normas, buscando determinar uma racionalidade de mercado (SUNG e SILVA, 1995, p. 57-58), em virtude da percepção de que as regras e normas para um comportamento ético são necessárias e de grande relevância no mundo atual dos negócios.

Seu estabelecimento se deu em função dos comportamentos normalmente aceitos no meio empresarial e representam, também, um modelo ou medida da conduta necessária, demarcando os limites, situando até onde e como os empresários, profissionais e cidadãos podem agir para atingirem seus fins. Em qualquer ramo de atividade examinado, observar-se-á a existência da delimitação do agir, das regras costumeiras, que sempre serão a medida daquilo que se pode ou não praticar, do que se deve ou não fazer, para conviver pacificamente em sociedade, que Nash (2001, p. 9-13) denomina de dilemas éticos comuns.

Tendo como base para estudo a ética na profissão contábil, temos o caso da Schincariol, onde a indústria de cervejas e refrigerantes fundada em 1939 em Itu é apresentada. Afirma-se que a empresa cometeu crimes contra o governo, sonegando impostos e crescendo consideravelmente após começar a faze- lo.

A Schincariol chegou a ser a segunda maior produtora de cerveja do país, tendo mais de 7000 operários diretos e 25000 indiretos. Porém com o crescimento extraordinário em um tempo relativamente pequeno a empresa começou a ser alvo de denuncias, com dossiês comprobatórios de que estava sonegando impostos e burlando o fisco em muitos lugares, praticando assim crimes contra a ordem tributária e fraudes contábeis.

Antes de seguir apresentaremos o Código de ética do profissional contábil:

CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTABILISTA

CAPÍTULO I

DO OBJETIVO  

Art. 1º - Este Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas, quando no exercício profissional.  

CAPÍTULO II

DOS DEVERES E DAS PROIBIÇÕES  

Art. 2º - São deveres do contabilista:  

I - exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, observada a legislação vigente e resguardados os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais;

II - guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito do serviço público, ressalvados os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Regionais de Contabilidade.

III - zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços a seu cargo;

IV - comunicar, desde logo, ao cliente ou empregador, em documento reservado, eventual circunstância adversa que possa influir na decisão daquele que lhe formular consulta ou lhe confiar trabalho, estendendo-se a obrigação a sócios e executores;  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (156.5 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com