TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio contabilidade 5° periodo

Por:   •  21/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        GESTÃO INDUSTRIAL        4

3        CONCLUSÃO        5

REFERÊNCIAS        6



  1. INTRODUÇÃO

O atual momento da nossa economia não é muito favorável para as empresas e para que nesse senário tenha um bom diferencial é muito importante para a sobrevivência da empresa, sem falar na grande concorrência que anda bem acirrada, isso todo faz com que os gestores necessitem de ferramenta que venham auxiliares a tomada de decisão.

A criação do preço de venda do produto ou serviço é uma ferramenta muito importante na tomada de decisão, na atualidade é muito importante que o profissional que atua na área de criação do preço de venda esteja bem preparado, pois existe uma grande influencia no mercado consumidor o preço que estar disposto a pagar. Acreditamos que no cenário atual é uma das mais difíceis tarefas dentro das empresas é a formação do preço de venda já que um preço formado de forma equivocado podendo trazer consequência negativas para a empresa.

Por essas razões, esse trabalho é para identificar qual são osmétodos usados, e a influencia da gestão de custopara a criação de preçodentro da empresa.

Uma empresa do ramo de vestuário feminino foi escolhida para uma entrevistada, onde teve todos esses assuntos abordadospelo entrevistador, foi elaborado um questionário onde foi perguntado, como e quando a empresa apura seus custos, elaboração do preço de venda, controle de estoques e custos fixos e variáveis, e como esses relatório são utilizados  na tomada de decisão.

O trabalho é composto de duas etapas, na primeira uma entrevista com proprietário da empresa industrial a segunda com um exercício de analise em relação ao que foi obtido na entrevista, um relatório formal.

 


  1. GESTÃO INDUSTRIAL

        ENTREVISTA

Entrevistado: Gleison Araújo da Silva

CNPJ 07.487.680/0001-69

  1. Ano de fundação da empresa.

R- 2005

  1. Quantidade de funcionários.

R- 80

  1. Quantidade de sócios.

R- 0

  1. Formação dos sócios.

R- A empresa não possui sócios.

  1. Grau de formação do entrevistado.

Segundo Grau completo.

  1. Cargo exercido pelo entrevistado.

Sócio Administrador

  1. Ramo de atividade da empresa na qual ele atua.

Confecção de Lingerie.

Guia de perguntas para a entrevista

  1. Como a empresa apura seus custos de produção?

R- Os custos de produção são baseados na mão de obra, na matéria prima e nos custos gerais de fabricação.

  1. Qual o método de controle de estoque de matéria prima e materiais que a empresa utiliza?

R- Aqui na empresa temos um local que chamamos de almoxarifado que é onde estocamos a matéria prima dos produtos fabricados. Controlamos o nosso estoque pelo preço médio ponderado, pois achamos mais fácil, sempre que entra matéria prima no nosso estoque calculamos os custos fazendo com que o preço médio do patrimônio estocado traga lucratividade mais segura, pois fabricamos os produtos que são nossas lingerie e colocamos a venda em nossas lojas.

  1. Como são feitos os rateios dos custos indiretos de fabricação?

R- Sei que os custos indiretos são gastos que a minha empresa não pode identificar facilmente quando vão atribuir ao meu produto mais não sei ao certo como funciona esse rateio dos custos na fábrica, pois tem o administrados que é a pessoa responsável por esse processo, mas creio que seja de acordo com os custos de matéria prima, mão de obra e todos os custos gerais de fabricação.

  1. A contabilidade da empresa é utilizada como fonte de informação? Caso afirmativo em qual situação?

R- Sim, a contabilidade fornece informaçõesdos dados financeiros da empresa que serão utilizados no controle, planejamento e na tomada de decisão.

  1. A empresa utiliza-se das informações contidas nas demonstrações contábeis na tomada de decisão?

R- Sim, as demonstrações contábeis servem como ferramenta gerencial da minha empresa pois geram dados os quais informam a real situação em que a empresa se encontra.

  1. Na empresa a contabilidade apresentada nas demonstrações contábeis, é de caráter gerencial com base na idoneidade da documentação?

R- Sim

  1. Como contador profissional gerador das informações contábeis, como você vê a relação do empresário com as informações contidas nas demonstrações contábeis?

R- Normalmente se faz necessária uma ou mais explicações simplificadas dos dados contidos nos documentos ao empresário. Não há como simplificar as demonstrações, pois existem normas a serem seguidas na elaboração das mesmas.

  1. Os empresários utilizam-se de diversas ferramentas de tomada de decisão, para que possam ter a qualquer momento a informação mais assertiva possível de seus produtos ou serviços. Sabendo da importância das ferramentas de gestão, quais são as ferramentas utilizadas pela empresa entrevistada?

R-  Relatórios emitidos pelos sistemas de controle de estoque e de vendas são as principais ferramentas utilizadas.

  1. A empresa utiliza software para controle e gestão de seus negócios? Qual o nome do software utilizado pela empresa? Quais as maiores dificuldades encontradas nos softwares para tomada de decisão?

R- Sim, Smallsoft. Não posso falar das dificuldades encontradas pois não lido diretamente com esse software, apenas recebo as informações do administrador que é a pessoa que lida diretamente com o small e assim me passa as informações para que eu tome as decisões cabíveis.

  1. Você realiza algum tipo de controle de custos na sua empresa? Se sim, você acredita que conhecer com detalhes a composição dos custos dos seus produtos/serviços é uma maneira de manter sua empresa competitiva no mercado?

R- Sim, é realizado o controle dos custos para que a empresa não fique no prejuízo, no entanto, não me aprofundo muito nesse controle pois essa parte fica com o administrador. Más acredito que sim pois se você faz um produto onde não tenha um gasto exagerado na produção, que não tenha desperdício de matéria prima logo poderá leva-lo ao mercado com um preço acessível para os consumidores e assim competir com as demais empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (178.3 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com