TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira etapa trabalho em grupo

Por:   •  13/10/2015  •  Resenha  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 5

Primeira Etapa:

 Identifique na sua região a existência de uma organização que você entenda como possuidora de uma gestão minimamente organizada.

A Empresa Ventura Industria e Comercio de Roupas EIRELI EPP, a qual escolhemos para entrevista:

Ramo de atividade - atua no ramo de atividade: Comercio varejista de artigo do vestuarios e acessorios, calçados em geral, artigos de viagem, e confecções de peças para o vestuario, exceto roupas intimas e as confeccionadas sob medidas.

Tempo do exercício da atividade: A Empresa está no mercado 19-03-2013.

Organograma (distribuições das principais funções administrativas e de contabilidade – se for interna). A empresa é admininstrada pelo Empresario  Marcos Andrade, na produção e comercialização dos produtos da fabrica,  a parte financeira fica sob a responsabilidade apenas de sua esposa, por se tratar  de uma empresa  de pequeno porte, ela controla o contas a pagar, contas a receber, e na ausencia de Marcos que viaja muito pelo interior, a empresa fica sob sua responsabilidade. A empresa possui dois funcionários, um na parte de controle de qualidade dos produtos, e a outra como costureira, a maioria das peças são faccionadas, ou seja a fabricadas por mão de obra tercerizada.

A administração contábil (aquela que levanta as demonstrações financeiras) é própria ou terceirizada: A contabilidade da empresa é terceirizada.

Quais os principais riscos que a organização enfrenta no exercício de suas atividades? Os principais riscos que a organização enfrenta no exercício de suas atividades, foi respondida pelo Proprietário Marcos Andrade:

“Acredito que a concorrência,  internacional que nos obriga a sempre repensar nossas formas de inserção no mercado e nas estratégias de produção, uma demanda maior por produtos com design e marcas diferenciadas,  reduzir o tempo de produção para  conseguir atender as novas tendências da moda, e evitar produtos padronizados.”

“As vendas ficam muito prejudicadas quando produtos produzidos em países, como China, Caribe e México que possuem uma mão-de-obra barata, ainda mais com a ineficiência na taxação dos produtos, quando inseridas no mercado nos obriga a abaixar nosso preço de venda, porém temos mercado pela qualidade superior de nossos produtos.”

                “Nós agora estamos trabalhando com um novo modelo de negócio, conhecido como Original Equipament Manufacturing (OEM) que consiste em produzir e utilizar a marca de clientes, fazendo com que o marketing seja um custo a menos nas nossas operações, já que não temos que nos preocupar com consolidação da marca.”

O entrevistado sabe o que é e para que serve a atuária?“Nâo sei muito, mas sei que ele é um profissional que lida com o mercado econômico.”

O entrevistado possui algum tipo de controle financeiro? Qual? Qual o grau de importância que ele dá para cada um e por quê?

“Nos possuímos controle financeiro,  contas a receber, contas a pagar, controle de estoque, custos, despesas administrativas, fluxo de caixa, fazemos orçamento, para cumprir metas no comercial que é a parte de vendas da empresa, como não possuimos vendedores, eu sou como um representante comercial da minha empresa, vendo por atacado, diretamente aos lojistas, de Goiânia, e também do interior, vendemos também no varejo e atacado na loja da fabrica”.

- Qual a opinião do entrevistado quanto à orçamentos no auxílio da gestão financeira?

Todas as partes que envolve o nosso financeiro tem um grau de importância, precisamos vender e receber, nos mesmos fazemos as cobranças negociamos com os inadiplentes. No contas a pagar temos os nossos fornecedores que na maioria negociamos as compras a prazo, e sempre estamos em dias com os nossos compromissos, que são programos, desta forma conseguimos ter um fundo fixo, para as despesas administrativas e manter um estoque de mercadorias e atender a demanda.

– Já fez ou faz uso de algum tipo de orçamento e por quê? Como disse anteriormente nos fazemos orçamento pricipalmente, na area comercial que é a projeção das vendas, temos despesas fixas, temos que manter um estoque para atender a clientela, se não conseguimos cumprir as metas de vendas, toda a empresa fica comprometida. A minha opinião quanto ao orçamento no auxilio da gestão financeira, é de fundamental importância, através do orçamento conseguimos prever a verdadeira situação da empresa, pois se a metas orçadas não forem alcançadas a empresa esta correndo risco de não conseguir se manter financeiramente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (299 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com