TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produçãotextual em grupo unopar ciências contabéis 5º semestre 2016

Por:   •  26/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.927 Palavras (16 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

CONCLUSÃO 20

REFERENCIAS 21

1. INTRODUÇÃO

Este portfólio tem o objetivo de abranger todas as disciplinas do semestre, e analisando o Balanço social da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA que usaremos como embasamento e ponto de partida para desenvolvermos uma pesquisa e posteriormente aplicarmos alguns métodos estudados durante o semestre.

Baseados nos projetos e programas sociais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA e tendo conhecimento dos fatos que envolvem valores referente a salário, desenvolveremos os cálculos estatísticos referentes aos salários médios de alguns pesquisadores do núcleo temático com intuito de aplicar o que foi aprendido em sala de aula.

Diante de situações de suma importância com relação à responsabilidade social no que diz respeito à prestação de contas de verbas públicas foram desenvolvidas algumas atividades inerente ao tema proposto.

De acordo com o Balanço Social apresentado pela atividade, veremos que é possível identificarmos a presença de vários tipos de sistemas bem como sistemas empresariais e que diante de alguns itens apresentados pelo tema proposto identificaremos quais deles são utilizados pelos diversos níveis organizacionais.

Com tudo, por meio do desenvolvimento desse portfólio teremos a oportunidade de rever alguns dos principais conceitos trabalhados nas disciplinas do semestre bem como avançar em alguns temas relevantes propostos pela atividade.

2. DESENVOLVIMENTO

Analisando o Balanço Social da empresa EMBRAPA que desenvolve um importante papel no aspecto social e no bem estar de seus colaboradores. Seguindo uma tendência mundial de um universo globalizado a preocupação das empresas no social tem se tornado a “menina dos olhos” dos observadores. Com isto deste a sua criação a mesma tem trabalhado com foco no bem estar da sociedade. A partir do ano de 2002 a empresa tem desenvolvido alguns projetos sociais. E Contudo foram feito uma pesquisa com os principais projetos sociais da empresa, os mesmos elencados abaixo.

2.1 Programa Cidadão Solidário

A Prefeitura de Jaguariúna, SP, em parceria com a Embrapa Meio Ambiente, outras instituições e voluntários da região, vêm desenvolvendo um trabalho de formação de lideranças de jovens do bairro onde está localizada – o Tanquinho Velho. Jovens estão recebendo treinamento, participando de visitas a empresas, Prefeitura e outras instituições do município de Jaguariúna.

O intuito é formar uma mentalidade cidadã atuante nestes jovens, com o objetivo de engajá-los em atividades de melhorias nos bairros onde moram, com relação questões de meio ambiente, saúde, esporte/lazer e educação.

Um programa de palestras para mulheres e mães do bairro está sendo desenvolvido pela a Embrapa Meio Ambiente. Este programa visa a estimular a prática de uma alimentação saudável e aproveitamento de alimentos, oportunidades de geração de renda por meio de cursos diversos e inclusão destas mulheres em atividades de formação de uma mentalidade cidadã.

Com tudo e através de parcerias como a Escola Municipal “Oscarlina Pires Turato” que gerou um compromisso com empregados voluntários em atividades que incluem comemoração de datas importantes, colaboração em necessidades da escola (montagem da biblioteca, doação de microcomputadores, entre outros), assim como o estreitamento das relações entre escola do bairro e a Empresa.

2.2 Programa Eco Cidadania

O Programa Eco Cidadania é uma parceria entre a Embrapa Meio Ambiente e a Petrobras, que trata da execução de ações de educação junto às populações envolvidas com o gasoduto Campinas – Rio de Janeiro.

Seu principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, transferindo conhecimentos, metodologias e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Meio Ambiente por meio da Capacitação de Educadores Ambientais, Educação Ambiental para Estudantes de Escolas Públicas e Educação Ambiental para Agricultores e Comunidades Rurais-Urbanas.

2.3 Projeto Horta Solidária

O Projeto Horta Solidária foi lançado em novembro de 2004, tendo a Prefeitura do Município de Jaguariúna como proponente perante ao Fome Zero, e a Embrapa Meio Ambiente e a Faculdade de Jaguariúna - FAJ como parceiros na realização.

Foram mobilizadas para participarem do projeto 43 famílias do bairro do Tanquinho Velho em Jaguariúna (entorno da Embrapa Meio Ambiente), o qual foi apresentado ao Fome Zero em maio de 2004. Sua aprovação e homologação ocorreram em novembro de 2004. Porém, o depósito efetivo de recursos para a Prefeitura só aconteceu em junho de 2005. Em julho daquele ano iniciou-se o preparo do solo, a colocação de cerca em torno da área, assim como buscou-se contato junto aos parceiros para a aquisição de outros itens necessários a sua execução (lixeiras ecológicas, fachada estilizada da horta, quiosque, etc.). Realizou-se também neste período a pesquisa de hábitos alimentares, coordenada pelo Curso de Nutrição da FAJ e a elaboração da cartilha do projeto.

O Projeto foi inaugurado em 28.11.2005, e iniciado em 17.11.2005 com a capacitação das famílias. Parte destas famílias foi encaminhada para um Programa da Prefeitura do Município de Jaguariúna (Original da Terra), para formação em práticas de geração de renda, tendo formado uma associação de moradores do bairro com este fim. O grupo vem produzindo doces, geleias, pães caseiros, com hortaliças de suas hortas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com