TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto tcc

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.808 Palavras (8 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE ANHANGUERA DE DOURADOS[pic 1]

NERY ELPIDIO DA SILVA

RA: 3227010545

PROJETO DE ATIVIDADES I

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO (DVA) E A SUA IMPORTÂNCIA PARA AS MICROS EMPRESAS

DOURADOS

2014

NERY ELPIDIO DA SILVA[pic 2]

RA: 3227010545

7º SEMESTRE

PROJETO DE ATIVIDADES I

DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO (DVA) E A SUA IMPORTÂNCIA PARA AS MICROS EMPRESAS

Projeto apresentado como requisito para avaliação da Disciplina de Projeto de Atividades I do Curso de Ciências Contábeis oferecido pela Faculdade Anhanguera de Dourados, sob a orientação do Prof. Leonardo Cesar Garcia.

           

DOURADOS

2014

SUMÁRIO

1 - TEMA        1

2 - DELIMITAÇÃO DO TEMA        1

3 - JUSTIFICATIVA        1

4 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        1

4.1 - Conceito da Demonstração do Valor Adicionado        1

4.2 - Obrigatoriedade através da Lei nº 11.638/07        2

4.3 - Conceito da DVA e equivalentes da DVA        2

4.4 - A importância da informação sobre a DVA        2

4.5 - Estrutura da Demonstração do Valor Adicionado        3

4.6 - Métodos de elaboração da Demonstração do Valor Adicionado        8

5 - PROBLEMATIZAÇÃO        9

6 - OBJETIVOS        9

6.1 – Objetivo Geral        9

6.2 – Objetivos Específicos        9

7 - METODOLOGIA        10

8 - CRONOGRAMA        10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

1 - TEMA

Demonstração do Valor Adicionado (DVA) e a sua importância

2 - DELIMITAÇÃO DO TEMA

Demonstração do Valor Adicionado (DVA) e a sua importância para as micros empresas.

3 – JUSTIFICATIVA

O motivo de ter escolhido esse tema é que a empresa que elaborar a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) no final de cada exercício terá as informações de forma clara e detalhada da riqueza produzida pela empresa e poderá tomar as decisões necessárias pra a continuação e o crescimento da entidade.

4 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

4.1 - Conceito da DVA.

Segundo Pedoveze (2011, p. 416), a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) evidencia o quanto de riqueza uma empresa produziu, ou seja, o quanto ela adicionou de valor a seus fatores de produção, e de que forma essa riqueza foi distribuída (entre empregados, governo, acionistas, financiadores de capital) e o quanto retido na empresa.

De acordo com Ribeiro, a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é um relatório contábil que evidencia o quanto de riqueza uma empresa produziu isto é o quanto ela adicionou de valor aos seus fatores de produção, e o quanto e de que forma essa riqueza foi distribuída bem como a parcela da riqueza que não foi distribuída.

Na opinião dos autores: Iudícibus, Martins, Gelbcke e Santos, a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) tem o objetivo de demonstrar o valor da riqueza econômica gerada pelas atividades da empresa como resultado de um esforço coletivo e sua distribuição entre os elementos que contribuíram para a sua criação. Desse modo a DVA acaba por prestar informações a todos os agentes econômicos interessados na empresa, tais como empregados, clientes, fornecedores, financiadores e governo.

4.2 - Obrigatoriedade Através da Lei nº 11.638/07

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) não era obrigatório no Brasil, até a promulgação da Lei nº 11.638/07, que introduziu alterações da Lei nº 6.404/76, tornando obrigatório, para as companhias abertas, a elaboração e a divulgação da DVA como parte das demonstrações contábeis divulgadas ao final de cada exercício.

Segundo Pedoveze (2011, p.94), “A Demonstração do Valor Adicionado é obrigatória apenas as companhias de capital abertas”.

Para Ribeiro (2009, p.409) “A Demonstração do Valor Adicionado é mais uma das importantes inovações traduzidas pela Lei nº 11.638/07 que promoveu alterações na Lei das Sociedades por Ações”.

4.3 - Conceito da DVA

“A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) está conceituada em conceito macroeconômico, buscando apresentar, sem dupla contagem, a parcela de contribuição que a empresa tem na formação do Produto Interno Bruto (PIB).” (Iudícibus, Martins, Gelbcke e Santos 2011, p. 583).

4.4 - A importância da informação sobre a Demonstração do Valor Adicionado

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é importante por que ela mostra de forma clara e detalhada qual foi à riqueza produzida pela empresa em determinado período de tempo, se você pegar um ano especifico e preparar uma DVA é possível enxergar quando a riqueza foi produzida nesse ano e de que forma essa riqueza foi distribuída, pois toda riqueza ela tem uma destinação parte, por exemplo parte vai para os empregados, com pagamentos de salários e outros benefícios, os acionistas ou os sócios, para o governo através de impostos e taxas, para os financiadores de capitais exemplos bancos, e em outros casos partes até permanecem na empresa como acumulação de lucros destinados a outras finalidade. A DVA é útil pra qualquer empresa, por que tem um conceito bastante interessante, como o próprio nome já diz. Mais especificando um pouco mais a DVA tem como objetivo indicar qual foi à riqueza produzida pela empresa em determinado período de tempo, ela indica a riqueza produzida e como ela foi distribuída entre essas pessoas. Claro que pra isso existem uma técnica contábil que os empresários podem eventualmente se interessar em conhecer mais a DVA para entender melhor sua empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (175.3 Kb)   docx (40.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com