TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologoa Organizacional

Por:   •  7/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO: CONTROLADORIA E GESTÃO FINANCEIRA DE EMPRESAS

ANO LETIVO: 2018

DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

 ATIVIDADE AVALIATIVA

PROFESSOR: MARCÍLIA HELENA ROMANO CAMPOS

DATA: 10/03/2018

ACADÊMICOS(AS):  KARLOS MATIAS OLIVEIRA

GRACE KELLY SILVA

JANAÍNA FERREIRA VITURINO

LILA ROSA FIGUEIRA SOARES

WAGNER ASSIS RODRIGUES

Psicologia Organizacional

  1. A) Criem exemplos para os mecanismos de defesa do EGO

Compensação – Ex.: Um homem que tem pouca estatura, se dedica a atividades físicas que tornem seu corpo atlético e faz “sucesso” com as mulheres. O sentimento de inferioridade devido sua baixa estatura o motivou a buscar um corpo atlético.

Deslocamento – Ex.: Um filho que tem que respeitar a autoridade de seu pai e que muitas vezes não tem coragem para questionar um ou outro posicionamento do pai, transfere para o cachorro da casa uma agressividade excessiva de forma inconsciente.

Fantasia – Ex.: Um funcionário de uma grande empresa pode achar que o chefe age com uma certa soberba, não cumprimenta os funcionários de baixo escalão, e projeta que se um dia ele chegar àquela posição terá uma atitude diferente com seus funcionários.

Formação reativa – Ex.: Um funcionário que procura resolver tudo para seu superior, mesmo antes que seja delegado a ele tal atividade, mas inconscientemente rejeita seu superior considerando-o incapaz de exercer a função de chefia.

Introjeção – Ex.: Um filho que cresce vendo seu pai ser agressivo com sua mãe, quando se torna adulto pode vir a ser agressivo com sua esposa por achar “natural” aquela forma de tratar a companheira.

Negação – Ex.: Um idoso é arrastado pela correnteza em uma enxurrada na frente de sua esposa e seu corpo nunca foi encontrado. A esposa do idoso evita sair de casa acreditando que receberá uma ligação dando notícias de seu esposo para que possa ir buscá-lo.

Projeção – Ex.: Um casal se separa e o filho do casal vai morar com a mãe. A mãe do menino se casa novamente, e o menino inconscientemente culpa o padrasto pela separação de seus pais, e diz aos familiares que o padrasto não gosta dele, que o padrasto o maltrata.

Racionalização – Ex.: Em um jogo de futebol, um jogador após fazer um gol vai comemorar e passa em frente a torcida adversária. Um jogador do time adversário o agride e justifica que ele que provocou ao comemorar o gol passando pela torcida.

Repressão – Ex.: Uma criança que foi abusada por um adulto durante um período de sua infância, pode vir a se esquecer de pessoas ou objetos que possam vir a lembrá-la daqueles momentos ruins.

Sublimação – Ex.: Uma pessoa que direciona sua agressividade para um esporte, o boxe, sendo um comportamento aceitável pela sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (268.9 Kb)   docx (480.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com