TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: SEGURANÇA NO TRABALHO

Por:   •  3/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CARINA FAGUNDES MAIA

CLEVERSON LUIZ SOTTO RIVA

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: SEGURANÇA NO TRABALHO

Foz do Iguaçu/2016

CARINA FAGUNDES MAIA

CLEVERSON LUIZ SOTTO RIVA

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: SEGURANÇA NO TRABALHO

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - UDC como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração.

Orientador: Prof.

Foz do Iguaçu/2016

A QUALIDADE de seu trabalho tem tudo a ver com a qualidade de sua VIDA.

Orison Swett Marden


AGRADECIMENTOS

        


RESUMO

Palavras-chaves:


LISTA DE ABREVIATURAS


LISTA DE FIGURAS


SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO

        

        Este estudo aborda a segurança do trabalho analisando as medidas de prevenção adotadas que contribuem para proporcionar segurança e qualidade de vida aos trabalhadores.

        A gestão de segurança do trabalho apresenta pontos importantes que devem ser estudados no sentido de promover a formação de conhecimentos sobre segurança e qualidade de vida no trabalho, visto ser este um dos pontos problemáticos em qualquer sistema de gestão que envolve ações nos meios de produção.

        A análise parte da constatação da aplicação das normas regulamentadoras pela empresa no sentido de garantir a segurança e cumprir a legislação que garante a cada trabalhador o direito ao trabalho seguro, à saúde e à qualidade de vida.

        O ambiente laboral apresenta uma grande variedade de riscos que necessitam ser identificadas e que exigem uma ação constante de conscientização do risco a fim de evitar que acidentes venham prejudicar a integridade e a saúde dos trabalhadores.

        Assim, pretende-se verificar e analisar as ações da empresa no cumprimento das normas regulamentadoras de segurança, no uso de equipamentos de proteção contra possíveis danos físicos, químicos e biológicos que possam causar prejuízo ao bem estar dos funcionários, registrando com fotografias as ações da empresa e as falhas que podem estar ocorrendo na segurança.

        A investigação em organização permite coletar dados e apresentar resultados estatíticos da situação analisada. Além disso, há que desenvolver conhecimentos teóricos a partir de pesquisa bibliográfica que permita levantar dados e confrontar com a legislação de segurança em vigência para o setor, contribuindo para formar uma concepção eficiente sobre o assunto pesquisado.

1.1 TEMA / PROBLEMATIZAÇÃO

A segurança do trabalho caracteriza-se como um conjunto de medidas e ações, que visam minimizar e/ou evitar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, relacionados a riscos inerentes ao desenvolvimento das atividades do cargo e ao ambiente físico (MATOS, 2007).

No Brasil, a segurança do trabalho é exigida por lei, e não é estabelecida para policiar e tirar a liberdade do trabalhador e sim para atuar como subsídio para o reconhecimento dos possíveis riscos existentes no local de trabalho, e assim, capacitar o trabalhador a realizar as suas atividades com menor possibilidade de acidentes para si e seus companheiros.

O gerenciamento das atividades relacionadas à segurança do trabalho, é vital para a prevenção de acidentes, e exige investigação, procedimentos e técnicas específicas, monitoramento e controle em todas as etapas do processo produtivo, a fim de garantir melhoria na continuidade e segurança dos processos, uma vez que acidentes geram afastamentos de empregados e prejuízos ao empregador.

Desta forma, as empresas que constituem gestão fundamentada nas necessidades de satisfação, saúde e segurança do trabalhador, refletem a organização com maior segurança, qualidade de vida, competitividade, lucratividade e melhores oportunidades de carreira aos colaboradores.

        Diante disso, este estudo desenvolve uma verificação sobre a estrutura da gestão de segurança do trabalho na empresa......na busca de encontrar uma resposta para o seguinte questionamento: As atividades e o conhecimento relacionado á segurança do trabalho na empresa são suficientes para garantir a prevenção de acidentes?

1.2  OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

Realizar um estudo, a fim de verificar a gestão de segurança do trabalho e a realidade atual da organização, com base nas normas e regulamentos relativos ao assunto, para os tipos de atividades desenvolvidas pela empresa.

1.2.2 Objetivos específicos

  1. Realizar um diagnóstico na área de segurança e higiene do trabalho;

b) Averiguar as condições e os equipamentos de segurança do trabalho na empresa;

c) Verificar os postos de trabalho e seus riscos;

d) Desenvolver pesquisa de campo junto aos colaboradores da empresa;

d) Verificar a incidência de acidentes de trabalho e seus motivos;

e) Propor soluções aos problemas encontrados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (162.3 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com