TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAR PARA VIDA OU PARA TRABALHO

Por:   •  22/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 7

Estado de Mato Grosso

Secretaria de Estado de Educação

Assessoria Pedagógica de Pontes e Lacerda

Projeto Unificação de Fanfarras de Pontes e Lacerda- MT

[pic 1]

Unificação de fanfarras estaduais

Pontes e Lacerda- MT, junho de 2016

Fanfarras Estaduais de Pontes e Lacerda- (FEPEL)

Campeonato Estadual de Fanfarras

Pontes e Lacerda- MT, junho de 2016

Justificativa

A educação deve atuar decisivamente, no processo de construção da cidadania, tendo como meta, o ideal de uma crescente igualdade de direito entre os cidadãos, baseada nos princípios democráticos. Essa igualdade, implica necessariamente o acesso entre as quais, os conjuntos dos conhecimentos socialmente relevantes foram fundamentados na Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional, onde traça as orientações para a educação, tanto em nível fundamental quanto no médio. Em seu artigo 32 inciso III sobre o ensino fundamental que o mesmo terá como objetivo a formação básica do cidadão, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista, a aquisição do conhecimento e habilidade e a formação de atitude e valores. Para que, a unificação das fanfarras estaduais de fanfarra possa ser fundamentada na formação do cidadão, é necessário que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como interprete, compositores e improvisadores dentro e fora do município, promovendo interação entre os grupos musicais e artísticos das localidades e posteriormente a participação em competições. A escola pode contribuir para que os alunos se tornem ouvintes sensíveis, amadores e talentosos músicos profissionais incentivando- os na participação de shows, festivais, competições, eventos da cultura popular e outras manifestações musicais, a fanfarra pode proporcionar condições para uma apreciação rica e ampla de conhecimento, onde o integrante aprenda a valorizar os momentos importantes em que a música esteja se registrando no tempo e na história do nosso município. Desta forma, essa unificação de fanfarras leva- nos a adquirir sucessos em todos os trabalhos realizados pelas escolas, leva nos ao crescimento e conhecimento de instrumentos diferentes da fanfarra a cada apresentação, enriquecendo sua participação e compromisso com o projeto, e o incentivo, para que o aluno dentro e fora de sala de aula possa realmente viver o conceito de responsabilidade. Além, de toda interação e troca de conhecimento entre os integrantes de fanfarras do município, com finalidade de aquisição de conhecimento em diferentes ambientes, os responsáveis por este projeto é a comissão formada pelos regentes musicais com apoio da gestão escolar de cada escola.

Diante do exposto solicitamos a colaboração de todas as escolas estaduais do município de Pontes e Lacerda, que tenham o projeto PRINART ativo para realização e participação deste projeto.

Objetivo Geral

O objetivo do projeto FEPEL é de unificar as fanfarras estaduais do município de Pontes e Lacerda, de forma que possamos participar de competições, encontros regionais e apresentações (comemorativas ou cívicas), divulgarem os trabalhos realizados pelos regentes e componentes de fanfarras de escolas públicas, proporcionando a comunidade o conhecimento sobre: sons, ritmos e beleza, através da arte de criar. Incentivar os alunos que estão no projeto a se tornarem cidadãos justos e democráticos, através do enriquecimento de valores que só é despertado com trabalho coletivo, e aos que querem participar do projeto, um novo proposito para que sua inserção no Projeto Interdisciplinar de artes (PRINART) em suas escolas.

Objetivo Específico

  • Apresentar passos, evoluções e coreografia;
  • Desenvolver capacidades e reflexos;
  • Conhecer e trocar ritmos;
  • Ampliar conhecimento sobre a música, sua história e instrumentos;
  • Executar e melhorar a ordem unida;
  • Incentivar os integrantes das fanfarras a terem seriedade;
  • Demonstrar fanfarra enquanto arte;
  • Aumentar o comprometimento dos integrantes das fanfarras;
  • Conhecer os ritmos, toques, alegorias, harmonia e melodia;
  • Melhorar as apresentações nos desfiles cívicos;
  • Premiar as melhores categorias na apresentação;

Desenvolvimento

Este é um projeto paralelo aos demais projetos pedagógicos das escolas estaduais de Pontes e Lacerda, porém com apoio das mesmas (instrumentos, recursos e aparato pedagógico) para sua realização. Será desenvolvido com a inteira responsabilidade da comissão FEPEL, a qual é formada pelos profissionais PRINART (projeto interdisciplinar de artes) de cada escola estadual, que participará do projeto FEPEL, assim como toda a burocracia e questões pedagógicas.

O projeto FEPEL (fanfarras estaduais de Pontes e Lacerda) será formado pelos profissionais PRINART de cada escola integrante do projeto, que será responsável por todos os alunos inscritos e autorizados pelos pais/responsáveis. Os profissionais das escolas envolvidas em parcerias com pais, alunos e assessoria pedagógica buscarão  parcerias bem como promoverão ações para a arrecadação de recursos.

 Os educandos selecionados por cada unidade serão avaliados pela comissão FEPEL e serão escolhidos de acordo com suas capacidades, frequência e principalmente o compromisso que o mesmo tem com o projeto PRINART em suas respectivas escolas.

Os profissionais Prinart trabalharão com coerência e de forma unificada, através de uma comissão, a qual todas as decisões deverão ser analisadas, deferidas de forma democrática e escritas em ata pelos regentes musicais. Posteriormente notificados à gestão escolar de cada regente que estará participando. Visando às categorias a serem avaliadas pelos jurados, para uma melhor aquisição de conhecimento.

A gestão de cada escola participante do projeto FEPEL deverá se programar todo inicio de ano, destinando recursos bases para a elaboração do projeto durante o ano. Este recurso será cotado no valor mínimo de 1.000,00 R$ (Um mil reais) e será utilizado para beneficio do projeto FEPEL: viagens, concursos, encontros de fanfarras, alimentação, transporte, reparos, aquisição de uniformes e instrumentos.  

Representantes:

Cada escola terá um representante (regente musical) e será responsável por uma ou mais categoria da fanfarra, a qual tenha mais afinidade, e assim que ira representar junto com os demais responsáveis pelo projeto no palco:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (185.3 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com