TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  22/4/2018  •  Artigo  •  3.487 Palavras (14 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 2]

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB 2014.2[pic 3]

Luanda da Câmara Moreira1 Ginda Klaus Emerick Vilas Bôas2

RESUMO

Este trabalho versa sobre o desenvolvimento do estágio supervisionado realizado na Universidade do Estado da Bahia, que teve por objetivo propiciar aos acadêmicos o contato inicial com o mundo empresarial contábil, através da aplicação prática dos aspectos teóricos estudados durante o curso de Ciências Contábeis. Aborda as etapas percorridas necessárias à abertura e gerência de uma empresa, sendo apresentadas as atividades realizadas durante esta experiência e sua contribuição para a vida acadêmica e pessoal deste pesquisador.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Práticas Contábeis. Ciências Contábeis.

ABSTRACT

This paper discusses the development of supervised training conducted at the University of Bahia, which aimed to provide the students the initial contact with the book business world, through the practical application of the theoretical aspects studied during the course of Accounting. Discusses the steps taken necessary for the opening and management of an enterprise, and included the activities carried out during this experience and its contribution to the academic and personal life of this researcher.

Keywords: Supervised Internship. Accounting Practices. Accounting.

  1. INTRODUÇÃO

As aulas do Estágio Supervisionado 2014.2 da Universidade do Estado da Bahia, iniciaram-se aos 25 de setembro de 2014, com uma carga horária de 270 horas a ser cumprida. A realização das atividades propostas aconteceu sob a orientação da professora Ginda Klaus Emerick Vilas Boas, tendo por objetivo desenvolver vivências práticas a partir dos aspectos teóricos estudados, ou seja, proporcionar a integração da teoria e da prática do curso.

1 Luanda da Câmara Moreira – Bacharelando 10º semestre do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. E-mail: luanda.aramak@hotmail.com

2 Orientadora Profª Esp. Ginda Klaus Emerick Vilas Bôas. Bacharel em Ciências Contábeis, Especialista em Auditoria e Controladoria, Professora substituta na Universidade do Estado da Bahia – UNEB no Curso de Ciências Contábeis. E-mail: ginda.emerick@yahoo.com.br


O estágio supervisionado é uma estratégia de profissionalização que complementa o processo ensino-aprendizagem. Consiste na fase de preparação do aluno para ingresso no mercado de trabalho, desenvolvendo atividades que se inter-relacionam e integram a formação acadêmica com a atividade prática profissional (SUPERVISIONADO, 2006).

Configura muitas vezes o espaço responsável pelo primeiro contato com a vida empresarial contábil, proporcionando uma experiência ímpar capaz de destacar as potencialidades do aluno e de nortear seu início profissional.

Neste relatório serão apresentadas as atividades realizadas durante o período do estágio supervisionado, demonstrando o percurso feito para abertura e gerência de uma empresa.

  1. ETAPAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

  1. ABERTURA DA EMPRESA

A primeira etapa do Estágio Supervisionado foi composta pela constituição de uma empresa, que, a critério dos acadêmicos, poderia ser uma sociedade regulada por qualquer uma das modalidades existentes (Sociedade Anônima, Limitada...), com exceção da sociedade simples, desenvolvendo as atividades de comércio, serviços ou indústria.

O momento da abertura da empresa possibilitou a este acadêmico uma visão mais aprofundada sobre o processo de composição da organização, obtendo percepção das dificuldades iniciais, como a definição e o melhor/ideal direcionamento do capital inicial; as escolhas a serem tomadas, como o tipo de empresa a ser adotado, e o nome empresarial em conformidade com o CNAE (Classificação nacional de atividades econômicas); e sobretudo, a importância de planejar todos os passos que serão dados pela organização.

Após a fase das escolhas relacionadas à abertura de uma empresa, este pesquisador iniciou o procedimento de legalização para que uma microempresa, sociedade limitada, pudesse exercer suas atividades no Brasil.

Através do site da Junta Comercial do Estado da Bahia - JUCEB, órgão vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, que tem por objetivo efetivar o registro público estadual das empresas mercantis e atividades


afins, este pesquisador realizou o cadastro na JUCEB Online. Obteve um cartão que possibilitou o acesso para realizar o requerimento da Capa de Processo, documento que permite a escolha do nome empresarial, gerando o Documento de Arrecadação Mercantil - DAM e o Documento de Arrecadação de Receitas Federais – DARF; e o Requerimento de Enquadramento de Microempresa.

Ainda no site da JUCEB, através do REGIN - Registro Mercantil foi preenchido o Pedido de Viabilidade, documento responsável pela solicitação do evento de inscrição de primeiro estabelecimento; e por meio do Departamento de Registro Empresarial e Integração - DREI, a Declaração de Enquadramento de Microempresa, documento que permite o enquadramento na condição de ME.

Antes de iniciar suas atividades, uma empresa também precisa se identificar perante a Secretaria da Receita Federal do Brasil, órgão responsável por administrar os cadastros de pessoa física e jurídica do país. O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ é realizado por meio do site da RFB, que disponibiliza o programa para coleta e envio dos dados cadastrais. Ao fim do preenchimento, é disponibilizado o Documento Básico de Entrada no CNPJ (DBE), que deverá ser encaminhado pelo contribuinte para o endereço da unidade cadastradora, por via postal ou entrega direta no órgão de registro.

Quanto às exigências da documentação municipal, este pesquisador as cumpriu por meio do site SAATRI da cidade de Barreiras - BA, onde foi solicitada a Inscrição Municipal, o Boletim de Atividades Econômicas, a Declaração de Características de Publicidade, o Termo de Compromisso e o Termo de Compromisso - Habite-se, sendo todos estes documentos protocolados junto ao setor tributário da entidade municipal.

Ao processo de abertura foi anexada a documentação (comprovante de residência e documentos pessoais) dos sócios e da empresa; o contrato de constituição de sociedade limitada, peça fundamental estabelecedora das cláusulas regentes da sociedade; contrato de prestação de serviços contábeis, instrumento regulador das obrigações entre contratante e contratado; croqui de localização da empresa; e NF de compra de extintor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (188.9 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com