TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese – Relato de Experiência no Estágio Supervisionado em Biologia no Noturno

Por:   •  9/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS DE NOVA XAVANTINA

Tais Da Silva Lima

Síntese – Relato de Experiência no Estágio Supervisionado em Biologia no Noturno

Rio De Janeiro – RJ

2021

Síntese – Relato de Experiência no Estágio Supervisionado em Biologia no Noturno

O texto relata uma experiência de estágio, a começar por uma breve contextualização acerca da biologia. Segundo as autoras, a disciplina compreende tanto os ambientes quanto todos os tipos de seres vivos presentes, sendo eles microscópicos ou de qualquer porte. Com base em tal análise, fica evidente a abordagem de diversos aspectos biopsicossociais de diferentes realidades.

No que tange ao ensino de biologia, existem desafios responsáveis por dificultar o trabalho do educador, como os conteúdos abstratos e a linguagem científica. É importante também considerar o período em que se realizou o estágio, pois muitas vezes estudantes do noturno detém particularidades diferentes dos outros períodos.

Tais particularidades podem influenciar diretamente as aulas, pois muitos estudantes possuem jornada de trabalho diurna. Há também os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), cuja aprendizagem depende de dinâmicas diferenciadas capazes de despertar interesse e demonstrar aplicações práticas dos conteúdos aprendidos. Uma observação relevante das autoras está presente no texto ao afirmarem que “[...] os cursos de licenciatura devem considerar todas as modalidades que compõem a educação básica para atuação dos futuros professores” (SANTOS; MENDES; MENEZES, 2021, p. 7), portanto, a EJA é um ambiente interessante para observar outras realidades.

Para auxiliar no enfrentamento das problemáticas apresentadas, é de suma importância utilizar metodologias não convencionais, com potencial para tornar as aulas mais dinâmicas e possibilitar melhor entendimento por parte dos alunos. Além disso, o próprio docente pode se beneficiar pelo aprimoramento das práticas didático-pedagógicas. O estágio supervisionado é um dos meios mais úteis para conectar a fundamentação teórica com a prática em sala de aula.

O estágio foi regulamentado pela universidade e dividido nas etapas de observação, coparticipação e regência. Durante as etapas iniciais foi possível realizar as primeiras interações com a classe, bem como traçar o perfil dos alunos. De acordo com Santos, Mendes e Menezes (2021, p. 8): “essas etapas muito contribuíram para a elaboração do projeto e posterior aplicação do mesmo”. A etapa final de regência ocorreu por três dias, em uma turma do primeiro ano com alunos de 15 a 28 anos de idade. A turma não integra o EJA, e sim o Ensino Médio Noturno (EMN).

Durante o projeto, foram aplicadas aulas referentes à citologia, tema sugerido pelo professor responsável. Os recursos didáticos escolhidos foram: imagens coloridas, caça-palavras, aula prática, paródia, cruzadinha, roleta didática, dinâmica com perguntas e questionário avaliativo (SANTOS; MENDES; MENEZES, 2021, p. 9). Aulas expositivas não foram descartadas e serviram para situar o aluno a respeito do tema.

Os resultados do questionário foram muito positivos, pois confirmam que as metodologias despertaram interesse dos discentes. As atividades preferidas foram cruzadinha e caça-palavras. A paródia musical também recebeu comentários positivos por incentivar a criatividade dos alunos. Todos os recursos são voltados para fixação do conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (104.9 Kb)   docx (48.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com