TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: AS EMPRESAS SÃO GRANDES COLEÇÕES DE PROCESSOS

Por:   •  27/6/2017  •  Resenha  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 3

Artigo 1

AS EMPRESAS SÃO GRANDES COLEÇÕES DE PROCESSOS

Neste artigo é possível perceber que as empresas sejam elas de pequeno grande ou médio porte, todas precisam passar por processos minuciosos para que algo seja modificado, a implantação de algum sistema novo ou até mesmo a troca de um funcionário de cargo, passa por um processo.

Existem três categorias básicas de processos empresariais: os processos de negócio (ou de cliente) são aqueles que caracterizam a atuação da empresa e que são suportados por outros processos internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo; os processos organizacionais ou de integração organizacional são centralizados na organização e viabilizam o funcionamento coordenado dos vários subsistemas da organização em busca de seu desempenho geral, garantindo o suporte adequado aos processos de negócio; e os processos gerenciais são focalizados nos gerentes e nas suas relações  e incluem as ações de medição e ajuste do desempenho da organização.

O processo das empresas engloba desde a fabrica até o escritório onde todos os setores são envolvidos nos processos de melhoria, qualidade e desenvolvimento da empresa, não sendo apenas a fabrica  que passa por processo de modificação mas sim o todo.

        A primeira característica importante dos processos é a interfuncionalidade. Embora alguns processos sejam inteiramente realizados dentro de uma unidade funcional, a maioria dos processos importantes das empresas (especialmente os processos de negócio)vai alem das   áreas funcionais. Por isso, são conhecidos como processos transversais, transorganizacionais, interfuncionais ou interdepartamentais. Também são conhecidos como processos “horizontais”, já que se desenvolvem ortogonalmente à estrutura “vertical” típica das organizações estruturadas funcionalmente. Enquanto os times verticais correspondem aos componentes funcionais, geográficos e de produto da empresa, como é o caso da equipe de vendas, os times horizontais correspondem às pessoas que trabalham nos processos transorganizacionais, por exemplo, o processo de atendimento de pedidos de clientes

        O conceito de processo empresarial associa-se à cadeia de valor, com a definição de fluxos de valor: uma coleção de atividades que envolvem a empresa de ponta a ponta com o propósito de entregar um resultado a um cliente final. Esse cliente, ao qual o resultado deve ser entregue, pode ser interno ou externo à organização. Nesse sentido, a empresa é uma coleção dos fluxos de valor voltados à satisfação das expectativas de um determinado grupo de clientes. Os processos utilizam os recursos da organização para oferecer resultados objetivos aos seus clientes , sendo a definição dos processos na empresa essencial.

A utilização do conceito de processos nos fornece um conveniente nível de análise, permite-nos ter uma visão melhor do comportamento gerencial, mais integrada e abrangente. É indispensável também para possibilitar a análise adequada dos processos administrativos e gerenciais, tão importantes para o funcionamento dos processos.

Faz sentido definir uma estrutura organizacional em torno de um processo como fluxo de trabalho. Tentar enxergar o funcionamento das empresas do ponto de vista dos processos é a maneira mais eficaz . De acordo com essa idéia, as empresas se organizam geralmente como conjuntos de unidades funcionais verticais isoladas umas das outras, operando em paralelo, sem muita interligação. Nesse modelo, os processos precisam atravessar as fronteiras entre a perda de tempo, qualidade e capacidade de atendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com