TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO TEXTO CONTROLADORIA NA GESTÃO EMPRESARIAL

Por:   •  29/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.126 Palavras (9 Páginas)  •  31 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Curso de Ciências Contábeis

RESENHA DO TEXTO CONTROLADORIA NA GESTÃO EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO DA APLICAÇÃO DOS INDICADORES DE RENTABILIDADE E DA GESTÃO ECONÔMICA EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

Orientação e Acompanhamento de Atividades Complementares

RIO DE JANEIRO

20

SUMÁRIO

APRESENTACÃO...................................................................................................................3

  1. RESENHA CRÍTICA...................................................................................................4
  1. Conceito..................................................................................................................4
  2. Estrutura da Resenha.............................................................................................4
  1.  A SEREM ETAPAS OBSERVADAS PARA SE ESCREVER UMA RESENHA.........5
  2.  APRESENTAÇÃO GRÁFICA...................................................................................9
  3.  MODELO..................................................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................................11

APRESENTAÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo, estabelecer roteiro aos alunos do curso de Ciências Contábeis e Gestão Financeira para apresentação de Resenha crítica, obedecendo a uma padronização respaldada nas normas da ABNT (Associação Brasileira e Normas e Técnicas), como requisito de avaliação da disciplina âncora associada ao TAI – Trabalho Acadêmico Integrador, da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO.

1

2 –  Etapas observadas para se escrever uma Resenha

O referencial teórico utilizado para a aplicação dos indicadores de rentabilidade e direcionadores de valor utilizados no estudo de caso será baseado em diversas pesquisas sobre os principais indicadores de rentabilidade (ROA, ROI e ROE) e direcionadores de valor (EVA e MVA), além de outros meios de mensuração de desempenho relacionados com a rentabilidade e criação de valor para o acionista na gestão empresarial.

Para a empresa moderna um dos principais desafios é trabalhar em prol da criação e da gestão baseada em valor, pois exige um eficiente uso de estratégias financeiras e capacidades que diferenciam a empresa de seus concorrentes.

Essa gestão baseada em valor (GBV), tem como prioridades maximizar o valor para o acionista aumentando o máximo possível o valor econômico agregado (VEA) para esses investidores com gastos inferiores as receitas, melhorar o processo de tomada de decisões estratégicas e operacionais, a mudança na cultura da empresa e não a metodologia, concluindo-se que o objetivo é maximizar o valor da empresa utilizando técnicas e processos gerenciais direcionados para tal premissa.

Indicadores de rentabilidade e endividamento- Fornecem informações sobre o quão excelente está sendo o retorno das vendas comparado aos investimentos iniciais mostrando se a companhia é capaz ou não de manter sua situação econômica ao passar dos anos, mede se a empresa está sendo lucrativa e o quanto estão rendendo seus investimentos.

Margem- elemento fundamental para obter rentabilidade usando o giro.

Giro- representa a produtividade do investimento realizado. Representado pela velocidade em com que os ativos são operacionalizados e conseguem transformar os insumos em vendas.

Giro do ativo total- Indica a capacidade da empresa em usar todos os seus ativos para gerar vendas, buscando a melhor alternativa de investimento, fazendo com que esse giro proporcione melhores e eficientes lucros.

[pic 1]

 

Giro do patrimônio líquido- indica quantas vezes o PL foi utilizado no exercício em função das vendas realizadas.

[pic 2]

Giro do investimento- é a relação entre vendas líquidas e investimento. Indica o número de vezes em que as vendas cobriram os investimentos de uma empresa.

[pic 3]

                                       (Empréstimos e financiamentos) + (Recursos próprios                   aplicados por seus proprietários)

                                                                                                                             

[pic 4]

Os indicadores de margem operacional e margem liquida medem a eficiência de uma empresa em produzir lucro por meio de suas vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (216.4 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com