TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Região norte

Por:   •  7/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Região Norte

*Dança, músicas, e festas típicas

Os principais ritmos da região Norte são o Carimbó e a Marujada

Carimbó criado pelos índios Tupinambás, que segundo os historiadores tinham um senso artísticos diferente, e por isso chegaram a ser considerados semideuses. Contagiou até mesmo os colonizadores portugueses e virou uma manifestação cultural marcante no estado do Pará. A dança é realizada em pares e são formadas duas fileiras de homens e mulheres, quando a música se inicia, os homens se direcionam ás mulheres batendo palmas, formando os pares, e assim eles ficam girando em torno de si mesmos.

[pic 1]

Marujada

Teve inicio em 1798, quando Brancos, atendendo ao pedido de seus escravos, permitiram a organização de uma Irmandade, uma festa em louvor a são Benedito. Como reconhecimento os escravos saíram dançando de casa em casa para agradecer.

A marujada é constituída, em sua maioria por mulheres que direcionam e organizam tudo. Nem uma palavra é falada ou cantada,a marujada é caracterizada pela dança, e o ritmo principal é o retumbão. As funções são exercidas por uma ‘Capitoa’ que escolhe a sua substituta nomeando a ‘sub-capitoa’, que só assumira a direção por morte ou renuncia da capitoa.

A marujada traja saia vermelha, bem rodada, blusa bordada, e sobre a blusa uma faixa larga de fita vermelha e uma grande rosa, a parte mais bonita é o chapéu, que é de palha, forrado de tecido branco, com uma armação de arame onde ficam as flores feitas de penas de pato brancas. A Capitoa, sempre a mais velha do grupo, carrega na mão um bastão dourado, o símbolo da sua autoridade. As apresentações acontecem no período de 25  de dezembro a 6 de janeiro.

[pic 2]

[pic 3]

http://arteculturaespiritualidade.blogspot.com.br/2012/01/as-dancas-tipicas-da-regiao-norte.html

http://www.tracuateua.web44.net/braga.html

http://wikidanca.net/wiki/index.php/Dan%C3%A7a_Retumb%C3%A3o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (188 Kb)   docx (153.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com