TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato Da Análise Do Plano De Trabalho Docente

Por:   •  2/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  6.547 Palavras (27 Páginas)  •  1.297 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        6

2        RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE        8

3        RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA        10

4        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        10

5        RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        13

6    RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        15

7    RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        17

8        RELATO DA OBSERVAÇÃO        19

9     PLANOS DE AULA        21

10        RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA AO PROFESSOR        23

11  RELATO DA REGÊNCIA        25

VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        26

CONSIDERAÇÕES FINAIS        28

INTRODUÇÃO

Esse relatório de estágio tem como objetivo geral apresentar a resolução das atividades exigidas no Plano de Trabalho de Estágio. Além disso  nos objetivos específicos pode-se apontar diversas formas de tecnologia para inovar na educação a distância, fazendo um grande aproveitamento da formação continuada e um breve levantamento de quais maneiras os professores mais estão utilizando para desenvolverem suas aulas, a partir de materiais digitais no espaço de desenvolvimento da epistemologia da prática docente.

A produção desse trabalho terá como enfoque o que se pede nas tarefas do Plano de Trabalho, abordando temas como as TCT'S e a BNCC, já que é um dos tópicos das atividades apresentadas, mas, além disso, apresenta-se também o desenvolvimento da epistemologia na prática docente, sugestões de planos de aula, realização de relato a partir das leituras obrigatórias solicitadas, músicas, entre outros. Todas essas formas de atividades digitais solicitadas e apresentadas nesse relatório podem ser utilizadas pelos docentes. Essas formas têm o objetivo de propiciar aos alunos (e docentes) uma educação de qualidade, em meio as adversidades da Covid-19.

Deve-se levar em conta também que este relatório de estágio consiste em uma revisão de literatura enfocando os determinantes do Plano de Trabalho do estágio. Tendo como objetivo a nota da avaliação parcial do semestre 2022.2. Para a realização deste trabalho foi realizada uma busca de artigos publicados em língua portuguesa. Foram utilizados bancos de dados online como: ScientificEletronic Library Online (SciELO); Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Artigos publicados em anos recentes, exceto um artigo e também algumas pesquisas em sites. A pesquisa preserva todos os aspectos éticos dos artigos utilizados garantidos mediantes referências no corpo do trabalho. Para as citações e referências dos autores foram utilizadas as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Foram respeitados todos os aspectos éticos conforme a resolução n° 466/2012, segundo parágrafo II.12 – pesquisa – processo formal e sistemático que visa a produção ao avanço do conhecimento e/ou a obtenção de respostas para problemas mediante emprego de métodos científicos.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Após análise da leitura obrigatória do texto, pude descobrir que existem diversos fatores, diversos pilares que são essenciais para o significado e o saber parw fortalecer a profissão docente.

O texto é uma revisão de artigos que destaca elementos fundamentais para um estágio supervisionado com inovações na área de matemática.

Políticas públicas e ações que apoiem a formação e o desenvolvimento de educadores são fundamentais para garantir uma educação integral de qualidade para todos. Entretanto, para que de fato contribuam com a melhoria da educação, tais políticas precisam fugir do lugar comum e verdadeiramente promover a inovação, abraçando toda a complexidade da profissão docente.

Buscando contribuir com essa discussão, o relatório analisado nos mostra o desenvolvimento do estágio curricular obrigatório em uma sala de aula contemplando a disciplina de matemática, nos mostra os desafios da profissão docente, fala sobre os métodos utilizados para a realização do estágio, e quais os resultados obtidos.

O texto analisado aborda elementos estratégicos que apoiam o estágio da disciplina de matemática, tais como: políticas docentes, boas práticas de formação e desenvolvimento e a forma como a profissão é vista atualmente.

De acordo com o relatório analisado, pude apontar alguns fatores que mais me interessaram, e que são sem dúvidas, fundamentais da profissão docente e que devem ser priorizados em reformas educacionais.

Por exemplo, a atratividade da carreira, em países bem-sucedidos, o aumento dos estágios como professor de matemática, aumentou significativamente em países como: Finlândia, Chile e Singapura, graças a uma medida tomada de incentivar os jovens para se tornarem professores. De acordo com o relatório analisado, vejo que para atrair um jovem a cursar licenciatura em matemática, estagiar e se tornar um profissional, vai muito além da questão salarial, sendo necessárias políticas de atração que envolvem aspectos como as condições de trabalho e a mudança da imagem que a profissão tem para boa parte da sociedade, sobretudo para os mais jovens. De acordo com os estudos feitos por mim, pesquisas mostram que apenas 2,4% dos jovens brasileiros querem seguir a carreira de professor.

Vale ressaltar que existe especialmente a necessidade de mudança no reconhecimento social do educador, um elemento bastante importante para o estágio em matemática. Creio que é preciso fortalecer a profissão docente na atratividade, na motivação, seu lugar na sociedade. Para isso, o processo de admissão não deve ser só com base em prova e títulos. Resultados e incentivos são importantes, mas se isso não resultar em um novo mindset, não teremos mudanças duradouras.

Tendo em vista que é muito importante ter uma cultura de colaboração, que construa confiança, além do diálogo e transmissão da informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.7 Kb)   pdf (317.9 Kb)   docx (305.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com