TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato Da Análise Do Plano De Trabalho Docente

Por:   •  15/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  1.906 Visualizações

Página 1 de 2
  1. RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE

A produção do Plano de Trabalho Docente (PTD) tem o propósito de nortear caminhos e organizar os meios para o planejamento das ações didáticas do professor, considerando as especificidades da turma.

A elaboração do PTD da instituição tem relação direta com a gestão da sala de aula uma vez que é o momento do professor pensar no planejamento de situações de ensino mais adequadas para as aprendizagens pretendidas, considerando a heterogeneidade dos alunos, os recursos didáticos disponíveis e possíveis, o desenvolvimento de atividades, as intervenções pedagógicas mais adequadas às diferentes necessidades e possibilidades de aprendizagem de cada um, constituindo assim, uma ação planejada e imprescindível para o exercício da docência devido ao seu caráter político-pedagógico.

Ele é realizado diariamente e é verificado e aprovado semanalmente pela supervisora pedagógica.

A abordagem desta instituição busca desafiar gradualmente as crianças, incentivando-as a pensar de forma independente, realizar tarefas e resolver problemas, promovendo assim o desenvolvimento da autonomia. As experiências desempenham um papel crucial na avaliação dos conteúdos de aprendizagem. Priorizam a estruturação dos objetivos, conteúdos e métodos de ensino de acordo com as faixas etárias. São apresentadas atividades integradas e desafiadoras, incentivando a resolução de problemas como meio de aprendizado. Aspectos como o meio ambiente, brincadeiras, construção da identidade, artes, música, laços afetivos e confiança são considerados relevantes e são incorporados aos princípios pedagógicos e critérios de qualidade. A seleção de conteúdos segue os Referenciais Curriculares Nacionais, permitindo que os alunos se tornem protagonistas de seu próprio desenvolvimento e atendendo às suas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com