TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: O Impacto das dimensões culturais sobre a prática contábil no Brasil

Por:   •  27/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Maranhão

Curso: Ciências Contábeis.

Aluna: Suranma Samyle Ferreira Amate.

Disciplina: Metodologia Cientifica.

                                                    Resenha  

      Uma análise breve sobre alguns pontos do artigo “o impacto das dimensões culturais sobre a prática contábil no Brasil: um olhar a partir da percepção dos operadores da contabilidade”, de autoria de Bruno de Jesus Lima, mestre em contabilidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e contador pleno da Petrobrás e professor do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge).

      Com uma linguagem simples e detalhada, Bruno de Jesus Lima aborda como as dimensões culturais impactam a prática contábil no Brasil, o objetivo geral apresentado para esta pesquisa foi o de “verificar o impacto das dimensões culturais propostas por Hofstede (1980) sobre as práticas contábeis elencados por Gray (1988), segundo a visão dos operadores da contabilidade no Brasil”. Tendo o caráter quantitativo e descritivo exposto de maneira bem precisa, sendo um ponto positivo da sua pesquisa o procedimento metodológico no qual disponibilizou virtualmente o instrumento de pesquisa (questionário), por meio da ferramenta Google Docs, este foi aplicado e estruturado, com perguntas diretas aos operadores de contabilidade para poder capturar os valores contábeis, e assim sendo compartilhando com outros operadores contábeis aumentando ainda mais o seu espaço amostral inicial. Essa técnica, todavia, tem como limitação selecionar a amostra por conveniência e por não ser probabilística. Por isso, o autor deixa claro que esse método pode ser melhorado através da análise fatorial confirmatória, já que a usada foi a Analise Fatorial exploratória, podendo obter resultados mais preciso em revisões futuras.

    No entanto, um dos fatores negativos de seu artigo foi o de utilizar os fundamentos teóricos de Hopstede(1980), um estudos feitos entre a segunda metade da década de 60 e início da década de 70, que hoje em dia, não representa mais a conjuntural estrutura da cultura de uma sociedade e de países no aspecto econômico, não leva em conta a passagem do tempo, a mudança de valores na sociedade e compromete a conclusão do trabalho, visto que foi embasado em uma cultura diferente da brasileira. A exemplo de uma das dimensões que compromete o estudo é o aspecto feminilidade e masculinidade no qual coloca as sociedades femininas como as mais “frágeis”, enquanto as masculinas são vistas como as que mais buscam a realização financeira e pessoal, a realidade da cultura da sociedade na década de 70 não mantém semelhança com a cultura atual visto que, o papel da mulher na sociedade ao longo do tempo foi mudado, através de movimentos feministas que buscavam a promoção da mulher no mercado de trabalho, igualdade de direitos políticos. Outro ponto negativo é o de tentar encaixar a prática contábil no Brasil que esrá alinhado com o perfil cultural (caracterizado em princípios gerais e, não, em regras procedimentais por serem voltados para o investidor) dos países que deram origem às IFRS, e também o que impede a adoção plena das IFRS (International Financial Reporting Standards).

LIMA, Bruno. O Impacto das Dimensões Culturais sobre a Prática Contábil no Brasil: um olhar a partir da Percepção dos Operadores da Contabilidade; artigo publicado em REPeC – Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, out./dez. 2016.

   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com