TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Aspectos Culturais

Por:   •  8/12/2020  •  Resenha  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Os aspectos culturais influenciam nossas vidas e nosso dia-a-dia. No ambiente profissional não seria diferente. As barreiras culturais não são facilmente ultrapassadas. Para superar tais dificuldades, é preciso de empatia, compreensão e cooperação entre os profissionais.

No cenário retratado no texto proposto, é possível verificar diversos aspectos éticos e culturais que permeiam a situação de Seiji Kurozawa. Um aspecto cultural de notória importância é a comunicação. Tendo em vista a dificuldade de comunicação devido ao obstáculo com a língua inglesa, era de se esperar que tanto os colaboradores quanto o novo executivo encontrassem problemas em se expressar uns com os outros durante reuniões e conversas.

Adicionalmente, no texto pode-se perceber que o Sr. Kurozawa encontrou dificuldades em entender e se adaptar à cultura dos profissionais da filial brasileira. A partir de uma concepção generalizada, o Sr. Kurozawa inferiu que o comportamento dos brasileiros era devido a um desinteresse ou falta de capacidade de cooperação.

Entretanto, a partir de sua insatisfação com a cultura e o comportamento apresentado pelos funcionários brasileiros, o Sr. Kurozawa utilizou-se dos mecanismos apropriados para tentar estabelecer uma mudança da cultura organizacional: realizou campanhas, palestras e distribuição de material de apoio (cartazes) a fim de incentivar a cooperação entre os colaboradores.

O texto relata que os resultados obtidos pela campanha de mudança organizacional não foram animadores, mas não informa por quanto tempo esta campanha foi vinculada. Porém, é notório que uma mudança cultural na organização leva tempo e não ocorre de um dia para o outro.

A fim de uma Organização obter sucesso em suas campanhas de mudanças culturais, é necessário realizar, a priori, uma pesquisa de clima organizacional para compreender qual a percepção que os colaboradores têm da empresa, como eles se sentem como parte da organização, como se relacionam entre si e quais são seus pensamentos e opiniões sobre diferentes temas, como, por exemplo, sobre os níveis hierárquicos e seus superiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (20.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com