TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: O Monge e o Executivo

Por:   •  27/8/2015  •  Resenha  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

O livro O MONGE E O EXECUTIVO traça o perfil adequado de um líder para lidar com os problemas enfrentados dentro de uma organização, e nos mostra qual a postura correta perante a estas dificuldades para tomar o ambiente de trabalho mais agradável a todos.

John Daily um homem de negócios a pedido de sua esposa decide participar de um retiro espiritual num mosteiro beneditino por sete dias, sob o comando de Leonard Hoffman, conhecido como monge Simeão. Em um grupo com mais 5 pessoas John compreende definições como o que é autoridade, o que é poder, como as pessoas se comportam e como esse comportamento pode transmitir idéias sobre você, diferença de um líder e de um gerente e que ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher a desenvolver. No segundo capitulo expressa o Velho Paradigma, onde todos querem agradar seus chefes, e mostra a importância do novo paradigma onde o papel do líder e servir. São feitas algumas pirâmides onde colocam as funções de empregos e realizações pessoais e fala sobre a importância de sermos bons ouvintes. O terceiro capítulo trata do Modelo de líder que devemos ser, mostra que Jesus Cristo foi o maior líder de todos os tempos, percepta que nem sempre as coisas são como parecem ser e o cuidado que devemos ter antes de fazer julgamentos rápidos. No capítulo o Verbo descreve sobre o amor, de como ele é importante na vida de um profissional, e cita os pontos para alcançar este amor: paciência, bondade, humildade, respeito, generalidade, perdão, honestidade e compromisso. O capítulo o Ambiente fala a respeito da importância de criar um ambiente de trabalho saudável para crescermos e termos sucesso. Usou a metáfora de plantar um jardim, trabalhar o solo, adubar, plantar as sementes, regar, livrar de pragas e capinar de tempo em tempo. O sexto capítulo fala sobre a Escolha, como nosso comportamento influencia nossos pensamentos e nossos sentimentos. Simeão cita Jerome Brunner: ”É mais comum representarmos um determinado sentimento do que agirmos de acordo com o sentimento.” Defini também que disciplina tem  por objetivo ensinar-nos a fazer o que não é natural. E elencam as quatro estágios: Inconsciente e sem habilidade, Consciente e sem habilidade, Consciente e habilidoso e Inconsciente e habilidoso. No sétimo e último capítulo ressalta sobre a Recompensa, um resultado do esforço. Diz que as coisas não são o que parecem ser, pois não vemos o mundo com ele é, vemos o mundo como nós somos. Que o fatores de sucesso para qualquer empreendimento é missão, visão e objetivo. E que amar os outros nos faz sair de nós mesmos, nos força a crescer.

Esse livro identifica que os verdadeiros líderes são os que motivam e convencem os seus subordinados a executar com objetividade e clareza a fim do bem comum. Mostra quão grande a importância de ser um bom líder, do preparo para enfrentar qualquer tipo de situação dentro da organização. E que ao aplicar os princípios abordados iremos aumentar a possibilidade de obtermos sucesso na vida pessoal e profissional.

BIBLIOGRAFIA

HUNTER, James C. O monge e o executivo: Uma história sobre a essência da liderança. Editora Sextante, Rio de Janeiro, 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com