TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha da ADS Sobre Amigos do Toy Store

Por:   •  19/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 2

Francesco Carnelutti (1879-1965) foi um jurista italiano que lecionou em várias universidades da Itália ao longo de sua carreira. Carnelutti começou sua carreira de professor na Universidade Bocconi, em Milão, no ano de 1909, depois em várias outras universidades, como a Universidade de Roma. O autor em questão foi essencial para a fundamentação do processo penal italiano, com suas ideias espetaculares, sendo uma das nascentes do Direito Processual Penal. Além disso, escreveu “As Misérias do Processo Penal”, uma obra imprescindível para quem quer entender o direito ao todo.

O livro tem início com uma história vivenciada pelo autor, onde ele narra um momento de sua infância. Na narrativa, ele diz sobre o uso da toga pelos juristas, uma vestimenta que causa espanto em Carnelutti, quando criança. Agora, adulto, ele nos traz uma conclusão sobre esta veste, a respeito de sua função, que seria, não apenas oferecer um clima solene para o local, mas também diferenciar os leigos dos agentes de direito. Porém, ele relata que essa distinção ocorre também entre os juristas, entre seus poderes e funções. Que os juízes e seus desembargadores tem a missão de levar a sentença ao réu. O advogado defender aquele que está sendo acusado, o desfavorecido legalmente. Por fim, o promotor, que tem a função de exercer a voz do povo, do que é certo.

Em uma outra oportunidade, o autor compartilha seu pensamento sobre o sistema de detenção. Ele considera o preso um esquecido da sociedade, jogado pelo Estado em condições desumanas, onde ele passa a ser tratado como animal. Completa dizendo que o encarcerado é o mais pobre de todos os pobres, pois a compaixão dada a eles é mínima, quando é dada. Ele aproveita e nos dita um pouco sobre a questão do bem e do mal, das trevas e da luz, usando passagens bíblicas e comparações para nos dizer que o ser humano necessita de uma esperança para mudar de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com