TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Destin Brass

Por:   •  15/1/2018  •  Resenha  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Estácio de Sá

Samanta Pereira

Matricula: 201704134201

 

RESENHA CRÍTICA CASO DESTIN BRASS

Resenha apresentada para a disciplina Controladoria I, no curso de Pós Graduação em Gestão Financeira e Controladoria, da Universidade Estácio de Sá.

Prof. Marco Antonio Santos

Estácio de Sá

RESENHA

BRUNS, WJ JR. Caso Destin Brass Product Co.  Harvard Business School, 24 abril 1997.

A Destin Brass uma empresa que trabalha com a linha de produtos de: Válvulas, Bombas e Reguladores de Pressão, foi constituída após a aquisição de uma loja de máquinas em involução em 1984.

Recentemente a corporação passava por uma crise no mercado de bombas, devido seus concorrentes colocarem um preço de venda bem inferior ao que estava sendo vendido pela Destin. Essa diferença considerável de preços estava preocupando a gerência da empresa levando-os a pensarem que estavam desatualizados sobre o processo de custeio utilizado para dar preço de venda ou ainda se seus concorrentes estavam negligenciando os custos reais de seus produtos.

Foi efetuada uma reunião, a fim de discutirem o assunto e nortearem um plano de ação e uma tomada de decisão para melhoria e resolução do problema enfrentado. A reunião acontecia num ambiente cercado por apreensão já que as bombas era a linha mais importante de produtos da Destin.

O método de custeio da Destin Brass é o Custeio por Absorção, que consiste na apropriação de todos os custos de produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno.

Após horas de discussão, decidiram aplicar outros métodos de custeio e viabilizar uma nova análise de rentabilidade dos produtos.

Peggy Alford, a controller da corporação, defendia seu raciocino de aplicação de uma visão mais moderna de apropriação de custos baseado em atividades e conseguiu convencer Roland Guidy, presidente, a analisar e fazer o mapeamento das atividades necessárias para aplicação do Custeio ABC que diferente do ponto de vista do Custeio de absorção que os bens e serviços produzidos que consomem recursos e assim geram custos.

Dessa forma foi iniciado as analises e identificado que os produtos mais atingidos pelas distorções do Custeio de Absorção e que apresentam maior diferença entre os dois métodos são as Bombas e os Reguladores de Vazão. O custo unitário das válvulas apresenta apenas 0,5% de diferença entre os dois métodos. O custo unitário das bombas pelo custeio ABC é 22,5% menor em comparação com o custeio por Absorção, em contrapartida o custo unitário dos reguladores no ABC é de 78,1% maior que no Custeio de Absorção.

Na análise foi apurado que no custo padrão versus o custo revisado o preço das válvulas sofreu uma variação a maior de 30,6%, enquanto as bombas e os controladores tiveram uma retração de 6,6% para as bombas e 15,1% para os controladores, melhorando a margem dos respectivos produtos.

Dependendo do sistema de custeio que a empresa escolhe, pode levar a conclusões errôneas sobre seus produtos tais como a relação de preço de venda e lucro, o sistema ABC dá mais detalhes de informações para decisões estratégicas, pois fornece uma visão analítica dos negócios, processos e atividades. Dessa forma recomendaria aos gestores a realmente alterar a forma de custeio de seus produtos para o Custeio ABC, pois o mesmo reflete melhor o custo real dos produtos e permite uma maior transparência das causas dos custos e conseqüentemente planos de ações mais efetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (104.1 Kb)   docx (185.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com