TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta de Trabalho

Por:   •  8/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  1.263 Visualizações

Página 1 de 5

  As Teorias podem ser vistas como um conjunto coerente de suposições elaboradas para explicar a relação entre dois ou mais fatos observáveis e prover uma base solida para prever eventos futuros. São afirmações que predizem quais ações vão levar as quais resultados e por que. As teorias nos permitem fazer previsões acerca do futuro, assim como interpretar o presente.

 E objetivo de as teorias administrativas e organizacionais compreenderem as organizações, como fenômeno social, mas também, como toda teoria o caráter normativo e prescritivo está presente na idealização ou proposta de modelos que sugerem o melhor modo de se organizar, traduzindo em instrumentos uteis para à pratica organizacional.

 O pensamento sistemático acerca da administração possa ser considerado um empreendimento histórico recente, organizar e administrar são práticas humanas seculares. E por meio da organização dos indivíduos em grupos e da adoção de práticas administrativas que os seres humanos superamos os limites de uma ação isolada, na busca de maior energia para o alcance de objetivos mais complexos. É possível encontrar vários exemplos históricos que demonstram como a administração vem sendo praticada há milhares de anos.

  • Registros escritos a respeito de atividades comerciais e governamentais já era utilizado pelos sumérios por volta de 5.000 a.C;
  • As pirâmides egípcias e a grande da china são exemplos de projetos de grande escopo e amplitude que envolveram milhares de pessoas e que contaram com o uso de práticas e térmicas administrativas desde 4.000 a.C;
  • Conceitos e técnicas, como organização, disciplinar hierarquia, logística, planejamento e recurso humanos, encontram-se em organização militares desde 3,500 A.C;
  • A organização e a comunicação marcaram a governança do externo Império Romano entre Vll a.c e IV a.d;
  • A invenção da contabilidade como uma pratica administrativa ocorre no século XVI durante o Renascimento.

 É pela aplicação cotidiana, no decorrer dessa longa trajetória histórica, que práticas administrativas se institucionalizam, este, ganharam durabilidade e persistência, servindo como modelos a serem adotados por novas gerações. Muitas das técnicas usadas até hoje nas organizações evoluíram dessas práticas seculares.

 As principais contribuições da escola clássica de administração foram desenvolvidas por um grupo de autores diretamente envolvidos com a prática gerencial, os quais buscaram desenvolver principais racionais que tornaram a administração mais eficiente. A administração cientifica jogava nas questões de melhorar de produtividade no nível operacional da questão enquanto a gestão administrativa preocupava-se como a organização em geral e a busca de sua maior efetividade.

 A atualidade desses princípios de administração formulados a um século, é ainda surpreendente. Basta verificar o olhar contingencia lista de Fayol quando ele reconhece que mais ou menos grau de centralização depende das circunstancias ou da vontade dos gerentes. Atualmente, o questionamento e a revisão de alguns desses princípios podem ser a atribuições mais as características, diferente que algumas organizações contemporâneas apresentam (tais como estruturas mais extensa e flexível), perante as organizações verticalizadas e hierarquizadas, que dominam o cenário econômico vivido pelo autor.

 Fayol foi também um dos primeiros a propor o ensino formal da administração.

A Burocracia é considerada um modelo ideal descritivo, pois é impossível de ser encontrado na prática em sua forma pura. Como disfunções têm a incapacidade de resposta e adaptação organizacional. Perda de visão do conjunto dos objetivos organizacionais, processo decisório lento, limites de formalização e manutenção do status quo. Ex: a criação do Dasp não foi suficiente para a que pessoas fossem funcionarias publicas através de concurso e do treinamento.

Como princípios de Fayol validos até hoje podemos citar a remuneração pessoal, principalmente pelo uso de participação de lucros que funcionários recebem na empresa. A equidade onde os funcionários devem ser respeitados e tratados de forma justa. A iniciativa, onde colaboradores podem opinar e se sentirem envolvidos nas decisões da empresa e por ultimo o espírito de equipe, com uso do trabalho em grupo e de equipes de profissionais de diversas áreas. As contribuições de Taylor não podem ser consideras ultrapassadas, pois são usadas até hoje. Como exemplo a divisão do trabalho e padronização de seus produtos pela rede mundial Mc Donalds. Este exemplo mostra que mesmo grandes empresas ainda usam elementos da administração cientifica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com