TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Cafés Monte Bianco

Por:   •  15/5/2020  •  Resenha  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO CAFES MONTE BIANCO: ELABORANDO UM PLANO FINANCEIRO

Cafés Monte Bianco, empresa italiana produtora de alguns dos melhores cafés do continente europeu, foi fundada há aproximadamente 80 anos por Mario Salvetti e herdada por seu filho Ruggero, que posteriormente passou o comando a seu filho Giacomo.

Giacomo, disposto a traçar o rumo da empresa, convocou seus diretores para definirem o planejamento estratégico. A Cafés Monte Bianco, era tradicionalmente conhecida por seus cafés premium. Porém durante a crise de 1998, foram os cafés de marcas próprias, produzidos para duas importantes redes de supermercados italianos, que salvaram a empresa.

Giacomo queria definir o caminho a seguir, aumentar a produção de marcas próprias e consequentemente diminuir o café premium ou não mexer na produção. De 2000 para 2001 a capacidade de produção seria aumentada em mais 150.000 quilos, passando de 350.000 para 500.000 quilos por mês, fruto de uma expansão que custou 6 bilhões de liras, a ser depreciada em 15 anos.

Cada executivo do comitê gestor defendia seu ponto de vista. Roberto Bianchi argumentou que cafés premium eram a missão da empresa e mostrou os números do último ano, onde a receita com cafés premium representava mais de 80% da receita total. Já Carla Salvetti defendia parar a produção de cafés premium, uma vez que marcas próprias eram menos voláteis ao mercado. Ciente da dificuldade de avaliar, Giacomo solicitou aos seus diretores que aprofundassem os números a fim de ter mais segurança em sua decisão.

O departamento de Marketing concordou que o café premium era o ponto forte, porém mais volátil. Informou também, que caso haja a transição para as marcas próprias, a empresa deverá se comprometer no longo prazo. O diretor de Produção constatou que o custo fixo diminuiria 781 milhões com a produção de marcas próprias, e levantou o ponto de vista da estocagem, que não ocorre com o café premium. Carla, do Planejamento Estratégico, estimou redução na despesa de vendas em 65%, nos custos de P&D em 75% e nas despesas administrativas em 50%, caso haja a migração para as marcas próprias.

Por fim, Dino apresentou o Fluxo de Caixa futuro, onde foi constatada a utilização de todo o limite de crédito, uma vez que os clientes de marcas próprias, utilizam um prazo de pagamento de 90 dias, contra os 30 que a Monte Bianco está acostumada.

Giacomo ordenou um planejamento financeiro, a fim de saber como ficará a saúde financeira da empresa, levando em conta apenas a produção de marcas próprias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (29.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com