TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Empresa Natura

Por:   •  14/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.787 Palavras (16 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 16



RESUMO

Esse resumo consiste em apenas uma pequena demonstração do que esse PAPER nos informa. Natura Cosméticos S.A, com sede em São Paulo, é uma das maiores indústrias de distribuição e comercialização de cosméticos e produtos de higiene em geral. Tem como objetivo proporcionar a todos seus consumidores melhores expectativas de seus produtos. Pensando também no futuro não só da Natura cosméticos, mas do planeta, ela tem como um do seus maiores objetivos já em funcionamento, a criação de vários projetos para a redução de gases emissores (CO2), reduzindo assim o impacto ambiental. Para que todo esse patrimônio continue como está hoje, a cada ano mais poderoso e lucrativo, os auditores e contadores e administradores da mesma, apresentam publicamente a estrutura e os relatórios contábeis da Natura Cosméticos S.A. Nesses relatórios, estão demonstrados todas as entradas, saídas, lucros, prejuízos, imobilizados, tudo contabilizado em forma de controladoria e consolidada.

Palavras-Chave: Consumidores, Auditores Independentes, Práticas Contábeis.

1 INTRODUÇÃO

A Natura Cosméticos é uma indústria brasileira, líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, que nos últimos anos obteve um bom desempenho financeiro graças à aceitação da marca no Brasil, e também em mercados importantes da América Latina, como a Argentina, o Chile, o Peru, a Colômbia, a Venezuela e o México. A empresa também fez investimentos bem sucedidos na França.
No Brasil, a Natura Cosméticos centraliza seus avanços na qualidade de suas relações com os acionistas, assim como nos produtos e serviços, cada vez mais com foco em suas operações internacionais e com ganhos de eficiência e rentabilidade.

Com o intuito de verificar quais estratégias adotadas pela Natura Cosméticos será realizada uma análise dos Relatórios Anuais de 2009 e 2010 abrangendo suas perspectivas de desempenho no que diz respeito à satisfação do cliente em relação à marca, levando-se em conta sua sustentabilidade, a relação com o meio ambiente e sua expansão no mercado.

2 A EMPRESA
A Natura Cosméticos S.A, é uma empresa do setor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos de origem brasileira. Fundada em 1969, por Luiz Seabra, em São Paulo.
Desde essa época a produção de cosméticos já contemplava ativos vegetais em sua composição. A primeira loja da Natura foi aberta em 1970, na Rua Oscar Freire, e o atendimento era feito pelo próprio Seabra.
Em 1973 foi inaugurada a fábrica da Natura em São Paulo. Na época contava com sete colaboradores que produziam mensalmente cerca de 600 unidades de produtos de tratamento para cabelos, rosto e corpo.
Já em 1974 a Natura decide apostar na consultoria personalizada, criando assim o sistema de venda direta.
E em 1982 foi inaugurada no Chile a primeira sede da empresa no exterior.
Em 1998 preocupada com os impactos ambientais que seus produtos possam provocar em todos os seus processos, a Natura cosméticos passa a realizar regularmente o controle e monitoramento ambiental de suas atividades.
Foi criado o Conselho de administração da Natura cosméticos em 2004, onde a Natura cosméticos abre seu capital na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Tornando-se uma sociedade anônima de capital aberto com sede em Itapecerica da Serra, SP.
Tem hoje suas ações negociadas na BM & FBOVESPA S.A- Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, com a sigla “NATU3”
Empresa sempre preocupada com o meio ambiente em 2007, lança o Programa Carbono Neutro. A Natura comprometendo-se a reduzir ao longo de cinco anos suas emissões de Gases do Efeito Estufa em 33% e a neutralizar por completo as emissões que não podem ser evitadas. Com isso todos os produtos Natura passam a divulgar uma tabela ambiental.
Em 2009 ao completar 40 anos, a Natura atinge a marca histórica de 1 milhão de consultoras. E também foi lançado o Natura Conecta, uma comunidade virtual para aproximar os públicos da Natura.
Com uma cultura de valorização e com um comportamento empresarial na promoção do desenvolvimento sustentável, despertando a consciência sobre o uso responsável e inovador dos ativos da biodiversidade. A Natura busca gerar valor a partir de novas oportunidades, identificadas de maneira compartilhada, por meio de parceria, sempre orientando para a melhor equação entre os impactos sociais, ambientais e econômicos da empresa.
Em 2010 adotou a venda direta como modelo comercial porque acredita na capacidade de gerar e distribuir renda, oferecer alternativas de desenvolvimento e mobilizar as mais de 1,2 milhão de consultoras e consultores. Hoje a Natura conta com mais de 7 mil profissionais em todo mundo.

Conforme Deloitte Touche Tohmatsu (Auditores Independentes), mais uma vez o setor de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal ampliou a série histórica de crescimento, desta vez, em meio ao cenário de forte expansão da economia brasileira, estimada em 7,5% do PIB em 2010. O ritmo de crescimento do mercado latino-americano de cosméticos foi o dobro do experimentado pelos países da Europa (NATURA, 2011)
A Natura busca gerar valor a partir de soluções e novas oportunidades, identificadas de maneira compartilhada, por meio da criação e da parceria, sempre orientados para a melhor equação entre os impactos sociais, ambientais e econômicos dos nossos negócios.

Adotou a venda direta como modelo comercial porque acredita em nossa capacidade de gerar e distribuir renda, oferecer alternativas de desenvolvimento e mobilizar as mais de 1 milhão de consultoras e consultores na disseminação de nossa proposta de valor aos nossos consumidores. Conta com mais de 7 mil profissionais.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal (Sipatesp/Abihpec), o mercado-alvo brasileiro teve evolução nominal de 13,5% em 2010. A Natura com a proposta de valor demonstrou seu vigor, ampliando as lideranças em mais de 1,1 ponto percentual de participação, alcançando 24% no mercado. O segmento de vendas diretas também continua a atrair mais pessoas a cada ano. A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas totaliza 2,7 milhões de revendedores no País, o que representa uma ampliação de 12,2% no canal de vendas sobre os 2,4 milhões de 2009.

2.1 DESEMPENHO AMBIENTAL
Cada vez mais as empresas estão preocupadas com impactos que seus produtos causam ao meio ambiente. A Natura ao longo dos anos estabelece compromissos claros de aprimoramento permanente à gestão de impactos ambientais.
Segundo Deloitte Touche Tohmatsu (Auditores Independentes) e Edimar Fracco (Contador), são carbonos neutros desde 2007 e todas as nossas emissões são compensadas. Os avanços mais significativos no presente exercício concentraram-se no diagnóstico das oportunidades para acelerar o ritmo de redução e no aprimoramento da metodologia de cálculo em toda cadeia produtiva. Em 2010 as emissões da Natura totalizaram 253.312 toneladas de CO2, e um volume 8,8 % maior em emissões absolutas em relação a 2009. Promovendo uma análise mais detalhada por unidades e regiões. Em 2010 Buscamos desenvolver projetos para reduzir o impacto ambiental de nossas operações e de nossos produtos e manter o protagonismo no âmbito socioambiental.
TOTAL DE EMISSÕES Co2e (em toneladas)²
2008 2009 2010
201.493 232.827 253.312
Autor: GHC Protocol
Tabela 01: EMISSÃO DE GASES
Fonte:NATURA, 2011

A Natura tem como metas prioritárias de sustentabilidade e também metas com o compromisso socioambiental, com o objetivo de reduzir os impactos que seus produtos causam ao meio ambiente. A Natura cada vez mais utiliza como matéria prima, produtos extraídos da natureza, para a composição de seus produtos.
A empresa fez evoluções importantes na incorporação do impacto e carbono na tomada de decisão. Além de aprimorar a metodologia de inventário de carbono em toda a cadeia produtiva, realizamos um amplo diagnóstico das nossas operações para identificar novas oportunidades de redução.

2.3 CONSUMIDORES

Milhões de pessoas em todo o Brasil usam os produtos Natura, desenvolvidos com o intuito de despertar os sentidos e promover o bem estar. A empresa trabalha para manter um portfólio com opções capazes de ir além das necessidades funcionais. Acredita que, dessa forma, pode contribuir para a ampliação de consciência dos indivíduos consigo mesmos, com os outros e com o mundo.
O setor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos ampliou a série histórica de crescimento, desta vez, em meio ao cenário de forte expansão da economia brasileira, estimada em 7,5% do PIB em 2010.

Com menos vigor, mas também de forma consistente, as economias da América Latina seguiram a tendência de aumento da atividade econômica com destaque para Chile e México.

O ritmo de crescimento do mercado latino-americano de cosméticos foi o dobro do experimentado pelos países da Europa e dos Estados Unidos na última década, alcançando cerca de 15% do mercado mundial e evidenciando a dimensão das oportunidades que temos na América Latina.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal (Sipatesp/Abihpec), o mercado-alvo brasileiro teve evolução nominal de 13,5% em 2010. Nossa proposta de valor demonstrou novamente vez seu vigor, ampliando nossa liderança em mais de 1,1 ponto percentual de participação, alcançando 24% no nosso mercado-alvo.

O segmento de vendas diretas também continua a atrair mais pessoas a cada ano. A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas totaliza 2,7 milhões de revendedores no País, o que representa uma ampliação de 12,2% no canal de vendas sobre os 2,4 milhões de 2009.

Para obter maiores informações sobre os consumidores, nos últimos anos a Natura tem ampliado seus canais de escuta e pesquisa com seus consumidores, com o objetivo de entendê-los melhor e oferecer produtos que vão alem de suas expectativas.
Com todas essas mudanças, alcançamos em 2010 uma queda de 31% nas ligações recebidas pelo Serviço Natura de Atendimento ao Consumidor (SNAC), 62% menos em reclamações e 4% nas chamadas não atendidas, conquistando assim um maior espaço no mercado e na aceitação dos consumidores.

2.3 AUDITORES INDEPENDENTES

A administração da sociedade é responsável pela elaboração adequada das demonstrações contábeis individuais de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil. Assim pelos controles internos que ela determinou como necessário para permitir a elaboração dessas demonstrações contábeis livres de distorção relevante, independentemente se causada por fraude ou erro.
A Natura conta com uma empresa especializada de auditores independentes para analisar as demonstrações contábeis da empresa. A sociedade e suas controladas adotam como procedimento formal consultar os auditores independentes Deloitte Touche Tohmatsu, no sentido de assegurar-se de que a realização da prestação destes outros serviços não venha afetar sua independência e objetividade necessária ao desempenho dos serviços de auditoria independente, bem como obter a devida aprovação de seu Comitê de Auditoria.

Segundo Deloitte Touche Tohmatsu (Auditores Independentes), nossa responsabilidade é a de expressar uma opinião sobre essas demonstrações contábeis com base em nossa auditoria, conduzidas de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Essas normas requerem o cumprimento de exigências éticas pelos auditores e que a auditoria seja planejada e executada com o objetivo de obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante. Os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo a avaliação dos riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, independente se causada por fraude ou erro. (NATURA, 2011)

A política da empresa na contratação de serviços de auditores independentes assegura que não haja conflitos de interesses, perda de independência ou objetividade.

A auditoria interna da Natura contempla uma série de testes e procedimentos que avaliam o ambiente de controle, considerando, inclusive, as possibilidades de fraude e corrupção.

Em 2010, foram recebidas 11 denúncias, envolvendo todas as operações, comunicadas por diferentes canais, com destaque para a ouvidoria. Foram comprovados cinco casos de irregularidades, os que configuraram desvio de conduta resultaram em seis desligamentos de colaboradores. Todos os casos contribuíram para que fossem aprimorados os mecanismos de controle dentro da empresa.

3 QUANTIDADE E TIPO DE AÇÕES
A Natura Cosméticos S.A. é uma sociedade anônima de capital aberto, com ações negociadas na BM&FBOVESPA S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, sob a sigla “NATU3”.

Em 31 de dezembro de 2009, o capital da Sociedade era R$404.261. Em março de 2010 foram subscritas 181.212 ações ordinárias sem valor nominal ao preço médio de R$15,53, totalizando R$2.826, passando o capital social da Sociedade em 31 de março de 2010 para 430.455.773 ações nominativas ordinárias subscritas e integralizadas, totalizando o montante de R$407.087. O capital autorizado passou para 10.854.352 ações nominativas ordinárias.

Segundo Edimar Franco, contador da empresa, desde a abertura de capital, em 2004, buscamos construir um relacionamento transparente e de alto nível com nossos acionistas, investidores e com analistas de mercado de capitais, mantendo esse publico bem informado. (Natura, 2011)

Em 2010 a empresa Natura, aumentou a liderança no mercado brasileiro e mantivemos o acelerado ritmo de crescimento em operações internacionais. E consolidou as evoluções estruturais em modelo de gestão, focando no desenvolvimento de lideranças e ampliou o investimento em infraestrutura. Com isso o mercado de atuação cresceu cerca de 13,9% ao ano.

ANO VALOR
MOBILIÁRIO CARACTERISTICA QUANTIDADE
2009 AÇÕES ORDINARIA NOMINATIVA 430.274.561
2010 AÇÕES ORDINARIA NOMINATIVA 430.274.561
Tabela 02: QUANTIDADE DE AÇÕES COMERCIALIZADAS.
Fonte: NATURA, 2011

3.1 CAPITAL PROPRIO

A natura cosméticos possui uma política de distribuição de dividendos e juros sobre o capital próprio, distribuídos desta forma, os acionistas terão direito a receber, em cada exercício social, a título de dividendos, um percentual mínimo obrigatório de 30% sobre o lucro líquido.

A empresa faculta à Sociedade o direito de levantar balanços semestrais ou intermediários com base neles, o Conselho de Administração poderá aprovar a distribuição de dividendos intermediários.

2010 2009
CAPITAL SOCIAL 418.061 404.261
RESERVA DE CAPITAL 149.627 142.993
RESERVA DE LUCROS 282.944 253.693
AÇÕES EM TESOURARIA (14) (14)
DIVIDENDOS ADICIONAIS 430.079 357.611
OUTROS RESULTADOS (23.196) (18.723)
TOTAL CAPITAL PROPRIO 1.257.501 1.139.821
Tabela 03: CAPITAL PRÓPRIO
Fonte: NATURA, 2011

O capital próprio da empresa natura é formado pelas contas do capital social, reserva de capital, reserva de lucros, ações em tesouraria, dividendos adicionais,outros resultados.
3.2 CAPITAIS DE TERCEIROS

O capital em poder de terceiros da empresa Natura Cosméticos são de curto e longo prazo. Adicionalmente, estima-se que os saldos das contas a receber de clientes registrados pelos valores contábeis, estejam próximos de seus valores justos de mercado, dado o curto e longo prazo das operações realizadas.

PASSIVO 2010 2009
CIRCULANTE
EMPRESTIMO E FINANCIAMENTOS 226.595 569.366
FORNECEDORES E OUTRAS CONTAS Á PAGAR 366.494 225.282
FORNECEDORES – PARTES RELACIONADAS
SALÁRIOS E ENCARGOS SOCIAIS 162.747 130.792
OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS 371.815 239.574
PROVISÃO TRIBUTARIOS, SOCIAIS E TRABALHISTAS 1.465
INSTRUMENTOS FINANCEIROS DERIVATIVOS 4.061 8.652
OUTRAS OBRIGAÇÕES 64.747 30.219
TOTALDO PASSIVO CIRCULANTE 1.196.459 1.235.350

NÃO CIRCULANTE
EMPRESTIMO E FINANCIAMENTOS 465.068 134.992
OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS 113.383 150.280
PROVISÃO TRIBUTARIOS, SOCIAIS E TRABALHISTAS 73.784 71.432
PROVISÃO PARA PLANO DE ASSISTENCIA MEDICA 19.742 9.342
TOTAL DO PASSIVO NÃO CIRCULANTE 767.910 366.046

TOTAL DO CAPITAL DE TERCEIROS 1.964.369 1.601.396
Tabela 04: CAPITAL DE TERCEIROS
Fonte: NATURA, 2011

O saldo de contas a receber de clientes no consolidado está predominantemente denominado em reais, com aproximadamente 91% do saldo em aberto em 31 de dezembro de 2010 referente a transações em reais (95% em 31 de dezembro de 2009), sendo o saldo remanescente denominado em moedas diversas e formado pelas vendas das controladas do exterior.

3.3 CAPITALTOTAL
A geração de caixa livre no ano foi de R$ 716,3 milhões contra R$ 418,6 milhões, em 2009, um incremento de 71,1%, resultado de uma gestão mais eficiente do capital de giro por meio da ampliação do prazo de pagamento dos fornecedores, redução na cobertura de estoque, diminuição do saldo de impostos a recuperar e mudança de anual para trimestral na apuração e pagamento do IR. Por sua vez, o investimento em imobilizado em 2010 foi de R$ 236,9 milhões, concentrados em tecnologia da informação, capacidade de manufatura e infraestrutura logística.

3.4 ATIVO CIRCULANTE

Os ativos circulantes são aplicações de curto prazo que a empresa Natura Cosméticos possui para negociação rápida. Considera-se de curto prazo aqueles direitos vencíveis no prazo máximo de um ano. As contas do ativo circulante que a empresa possui são elas; caixa, contas a receber de clientes, estoques, impostos a recuperar e outros créditos.

ATIVOS 2010 2009
CIRCULANTES
CAIXA 560.229 500.294
CONTAS A RECEBER 570.280 452.868
ESTOQUES 571.525 509.551
IMPOSTOS A RECUPERAR 101.464 191.195
OUTROS CREDITOS 66.399 62.454

TOTAL DOS ATIVOS CIRCULANTES 1.869.897 1.716.362
Tabela 05: TOTAIS DO ATIVO CIRCULANTE
Fonte: NATURA, 2011

3.5 PASSIVO CIRCULANTE

Passivo circulante são obrigações ou exigibilidade que a empresa Natura cosméticos possui e que deverão ser pagas no prazo máximo de um ano. As contas do passivo circulante que a empresa possui são elas; empréstimos e financiamentos, fornecedores a pagar, salários e encargos sociais, obrigações tributárias, provisão para riscos tributários, cíveis e trabalhistas, instrumentos financeiros derivativos, outras obrigações.

PASSIVO 2010 2009
CIRCULANTE
EMPRESTIMOS E FINANCIAMENTOS 226.595 569.366
FORNECEDORES A PAGAR 366.494 255.282
SALÁRIOS E ENCARGOS SOCIAIS 162.747 130.792
OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS 371.815 239.574
PROVISÃO TRIBUTÁRIO, TRABALHISTA 1.465
INSTRUMENTO FINANCEIRO 4.061 8.652
OUTRAS OBRIGAÇÕES 64.747 30.219

TOTAIS DO PASSIVO CIRCULANTE 1.196.459 1235.350
Tabela 06: TOTAIS DO PASSIVO CIRCULANTE
Fonte: NATURA, 2011

3.6 DIVIDAS DE LONGO PRAZO

Os objetivos da Sociedade ao administrar seu capital são os de assegurar a capacidade de continuidade da Sociedade para oferecer retorno aos acionistas e benefícios às outras partes interessadas, além de manter uma estrutura de capital ideal para reduzir esse custo.

A empresa controla o capital com base nos índices de demonstração financeira. Esse índice corresponde à dívida líquida dividida pelo patrimônio líquido. A dívida líquida, por sua vez, corresponde ao total de empréstimos e financiamentos de longo prazos, subtraído do montante de caixa e equivalentes de caixa. A empresa Natura cosméticos possui dividas de longo prazo, adquiridas através de empréstimos e financiamentos, obrigações tributárias, trabalhistas, perdas em investimentos e outros.

2010 2009
EMPRESTIMOS E FINANCIAMENTOS 465.068 134.992
OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS 209.316 150.280
PROVISÃO TRIBUTÁRIOS E TRABALHISTAS 73.784 71.432
PROVISÃO DE ASSISTENCIA MÉDICA 19.742 9.342

TOTAL DE DIVIDAS DE LONGO PRAZO 767.910 366.046
Tabela 07: TOTAIS DE DIVIDAS DE LONGO PRAZO
Fonte: NATURA, 2011

3.7 FATURAMENTO LÍQUIDO

Conforme relatórios apresentados pela administração da empresa Natura cosméticos S.A, as informações sobre as receitas em diversos níveis, a principal segmentação dos negócios da empresa Natura é baseada em vendas de cosméticos por regiões geográficas, as quais incluem a seguinte segregação: Brasil, América Latina e demais países. Os segmentos possuem características de negócios semelhantes e cada um oferece produtos similares através da mesma metodologia de acesso aos consumidores.

NA receita líquida consolidada em 2010 foi de R$ 5.136,712 milhões, uma ampliação de 21,1% sobre 2009 que era de 4.242,057. O ebitda (sigla em inglês para lucro antes dos juros, imposto de renda, depreciação e amortização) de R$ 1.256,8 milhões. A margem ebitda de 24,5%, e lucro líquido de R$ 744,1 milhões com um crescimento de 8,8%, comparado com o lucro de 2009 sem o beneficio de amortização. Este desempenho reflete a boa execução da nossa estratégia de marketing, com lançamentos de novos produtos e um crescimento de 18% no número de consultoras, somando 1.221 mil consultoras em nossas operações no Brasil e no exterior.

2010 2009
FATURAMENTO LÍQUIDO 5.136.712 4.242.057
Tabela 08: VALOR DO FATURAMENTO LIQUIDO
Fonte: NATURA, 2011

3.8 MERCADORIAS/PRODUTOS/SERVIÇOS

O custo dos produtos vendidos da Natura cosméticos apresentou redução, passando de 30,5% em 2009 para 30,3% em 2010. A pressão inflacionária de custos se manteve sob controle, o câmbio foi favorável no período, e a estratégia de aumento de preços se mostrou eficiente, com menor dispersão entre as categorias. Esses efeitos positivos, entretanto, foram parcialmente provocados por um aumento no valor das perdas no Brasil. O reflexo do estoque adicional gerado no último trimestre de 2009, como medida para reduzir o índice de não atendimento de pedidos das consultoras. Para 2011, o processo de prevenção de perdas está sendo reforçado, e esperamos uma melhora importante nesse indicador.

Também registramos redução nas despesas com vendas, representando 33,2% da receita líquida em 2010 e de 35,3% em 2009. Houve incremento no investimento em marketing, que segue vigoroso no suporte ao lançamento de produtos, treinamento e eventos para a força de vendas. Esse aumento nas despesas foi provocado por uma maior eficiência logística e diluição dos custos da nossa força de vendas. O destaque fica por conta do percentual de pedidos feitos via internet no Brasil, que chegou a 86% em 2010 e 71,2% em 2009.

Segundo Pedro Luiz Barreiros Passos, presidente do conselho de administração, sabemos que os bons resultados das nossas ações nesses mais de 40 anos só foram alcançados porque possuímos um time de colaboradores preparados e alinhados á nossa essência. Manter a qualidade dessa relação é um dos primeiros pilares para promover o desenvolvimento e gerar valor de maneira sustentável.(NATURA, 2011)

As despesas administrativas e gerais representaram 11,8% em 2010 e 10,6% em 2009. O crescimento no comparativo do ano, e em linha com nossos planos deve-se a evolução de gastos com pesquisa e desenvolvimento, evoluindo de 2,5% em 2009 para 2,8% da receita líquida em 2010.

Com o aumento nos investimentos em projetos que permitirão o crescimento da companhia, principalmente nas áreas de tecnologia de informação, logística e desenvolvimento de lideranças e também houve aumento do número de colaboradores de forma a apoiar a evolução no modelo de gestão por processos de custos de manutenção dos investimentos feitos em tecnologia da informação. OS PRINCIPAIS INDICADORES
DE

3.9 LUCRO BRUTO
O lucro bruto da empresa Natura cosméticos é composto pelo custo dos produtos vendidos menos as despesa, também chamado de lucro operacional antes do resultado financeiro. Comparado a 2009 a empresa obteve um aumento significativo do lucro bruto.

2010 2009
LUCRO BRUTO 1.167.905 916.028
Tabela 09: LUCRO BRUTO
Fonte: NATURA, 2011

3.10 DESPESAS OPERACIONAIS

A expansão dos nossos negócios permitiu que, por mais m ano,a geração e distribuição de valor para nossos principais públicos de relacionamento fosse ampliada, como demonstra o quadro abaixo:
2010 2009
RECEITAS FINANCEIRAS 53.639 84.176
DESPESAS FINANCEIRAS (103.375) (126.050)
Tabela 10: DESPESAS OPERACIONAIS
Fonte: NATURA, 2011

A evolução significativa da distribuição de riqueza para praticamente todos os nossos principais públicos demonstra robustez da contribuição social da Natura. Vale destacar a ampliação da transferência de receita para os fornecedores, decorrente, entre outros fatores, da expansão das vendas ao longo de 2010.

3.11 RESULTADO LÍQUIDO

A empresa natura cosméticos em 2010 obteve um resultado líquido no valor de R$ 744,1 milhões com crescimento de 8,8% em relação a 2009. Em 2009, observávamos uma taxa efetiva de impostos era inferior por conta da aceleração da amortização fiscal no período, do exercício fiscal que se encerrou no ano passado.

O ebitda consolidado alcançou R$ 1.256,8 milhões em 2010, com ampliação de 24,6% em relação 2009. A margem passou de 23,8% para 24,5% em 2010. Obtendo assim o resultado líquido alcançado no valor de R$ 5,1 bilhões, com crescimento de 21,1%. Também distribuímos mais recursos para nossos públicos. Ampliou em 20% os recursos aos colaboradores e de 17% aos acionistas.

2010 2009
LUCRO ANTES DO IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL 1.118.169 874.154
IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL (374.120) (190.230)
TOTAL 744.050 683.924
Tabela 11: RESULTADO LIQUIDO
Fonte: NATURA, 2011

4 RECONHECIMENTOS

Em 2010, a Natura recebeu importantes prêmios pelo seu reconhecido pioneirismo na evolução da governança corporativa:
• Prêmio criação de valor para o acionista (Revista Capital Aberto)
• Prêmio Financial Times (Pesquisa Corporate Responsability)
• Prêmio IR Magazine Awards - Melhor Governança Corporativa; Melhor Sustentabilidade Socioambiental.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A Natura Cosméticos S.A. Uma das maiores indústrias de distribuição e comercialização de cosméticos e produtos de higiene em pessoal.
Com objetivo de inovar, seus produtos com a busca por novas tecnologias e aperfeiçoamento constante dos produtos e das embalagens, bem como investimentos em tecnologias reversos, que recolhe as embalagens vazias após o consumo e as destinam corretamente para a reciclagem.

Com o desafio de equilibrar o crescimento com o uso dos recursos naturais, tem como metas o compromisso socioambiental, para redução dos impactos causados por seus produtos.

Representada as demonstrações financeiras conforme a legislação brasileira para companhias de capital aberto, a Natura conta com uma empresa de auditores independentes. Esses auditores verificam todas as movimentações financeiras desenvolvidas pela empresa, de forma clara e objetiva.

Podendo assim, em todos os aspectos relevantes, em relação às demonstrações contábeis são tomadas em conjunto para alcançarem o objetivo traçado pela empresa.

REFERÊNCIAS

NATURA COSMÉSTICOS: Deloitte Touche Tohmatsu, Auditores Independentes. Disponível em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (221.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com