TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESTES DE AUDITORIA

Por:   •  27/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.789 Palavras (8 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 8


[pic 1]

UNEB – Universidade do Estado da Bahia.

DCH – Departamento de Ciências Humanas – Campus I.

Curso: Ciências Contábeis.

Disciplina: Auditoria Introdutória

Docente: Carlos Henrique Macedo

TESTES DE AUDITORIA

PATRÍCIA PEREIRA DE CASTRO

Salvador

2017


1. INTRODUÇÃO

O objetivo da auditoria é basear-se o seu ponto de vista com fatos, provas e informações prováveis, essenciais e materiais. Na aplicação dos procedimentos de auditoria devem estar de acordo ao objetivo a ser alcançado. Portanto os procedimentos são os caminhos que conduzem à obtenção do objetivo.

Os procedimentos de auditoria são o conjunto de técnicas que autorizam ao auditor obter evidências ou provas satisfatórias e apropriadas para justificar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas e abrangem os testes de observância e os testes substantivos.

Fica a critério do auditor, a avaliação dos elementos obedecendo ao seguinte:

- Não constitui elemento comprovativo o simples registro contábil sem outras comprovações;

- Na ausência de comprovantes confiáveis, confirmam, para a determinação de validade dos registros contábeis, sua objetividade, sua oportunidade e sua correlação com outros registros contábeis ou elementos extracontábeis. Os procedimentos de auditoria em sua extensão e profundidade a serem empregados dependem da investigação e da qualidade da prova a ser obtida.

A validade da prova considerada pelo auditor é o elemento que dá origem. Essa prova obtida externamente oferece maior grau de confiança do que a prova conseguida na própria empresa.

As provas conseguidas de fonte externa são:

- comprovação física e contagens- averiguação in loco, deve gerar a auditoria a formação de opinião à existência dos objetos ou itens examinados;

- confirmação de terceiros- aquisição de declaração, formal e exime de pessoas independentes à companhia;

- exame dos documentos de suporte das operações- exame dedicado para à comprovação das transações que por questões legais ou comerciais ou de controle são provadas por documento comprobatório da efetividade dessas transações;

-conferência de cálculos- é o exame de auditoria dirigido para a confirmação da veracidade das informações contábeis;

- correlação entre saldos e informações- relacionamento harmonioso do sistema contábil das partidas dobradas.

2. Desenvolvimento

Testes de Auditoria

Em várias fases do trabalho da auditoria, o auditor se dedica a possuir as evidências essenciais à formulação de sua opinião sobre a fidelidade das demonstrações contábeis sob exame.

São dois tipos de testes de auditoria que são:

- Testes de observância-

São os métodos empregados pelo auditor, a fim de determinar que se executem de maneira correta certos procedimentos de controle interno, ajustados pelo sistema da empresa.

Os testes de procedimentos designam a provar a credibilidade dos procedimentos de controle da empresa, e o não registro correto das transações.

Entretanto o objetivo do teste de observância é propiciar segurança de que os procedimentos de controle interno estão sendo cumpridos na forma estabelecida.

È imprescindível que os testes proporcione segurança, pois o auditor pretende depender dos procedimentos definidos pelo sistema para determinar a natureza, oportunidade e importância dos testes substantivos de classes específicas de transações ou de saldos.

Para compreender o funcionamento do sistema de controles internos da empresa auditada, o auditor entrevista os funcionários, obtendo informações das transações processadas. Deve verificar se o sistema funciona conforme dito pelos funcionários da empresa; indicar a natureza e a quantidade de erros que possam ter ocorrido na aplicação dos procedimentos de controles previstos no sistema.

Na etapa dos testes de observância, o auditor não está apreensivo com os erros envolvendo valores, mas com erros de adesão aos procedimentos de controle previamente acertados. Os erros de valores ocasionam impacto direto nos saldos das demonstrações contábeis. Os erros de adesão é a falta de acordo, não decorrem, em erro de valor nos saldos de balanço.

Os testes de observância em sua segunda etapa se referem aos erros de processo que possam afetar as demonstrações contábeis. Neste caso, o auditor está mais preocupado com o funcionamento efetivo do sistema de controles do que com sua estrutura.

Testes substantivos

São aqueles empregados pelo auditor, com a finalidade de obter provas satisfatórias e persuasivas sobre as transações, saldo e divulgações nas demonstrações financeiras, que lhe oferece fundamentação para a emissão do relatório.

O objetivo dos testes substantivos é averiguar da correção de um ou mais dos seguintes pontos:

- existência: se o componente patrimonial existe em certa data;

- direitos e obrigações: existentes em certa data;

- ocorrência: se a transação de fato ocorreu;

- abrangência: se todas as transações estão registradas; e

- mensuração, apresentação e divulgação: se os itens estão avaliados, divulgados, classificados e descritos de acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade.

Os testes substantivos são procedimentos de auditoria designados a obter competente e razoável evidência corroborativa da validade e propriedade do tratamento contábil das transações e saldos ou, de maneira adversa e mesmo na ausência de significativa inadequação nos controles internos.

    Os testes substantivos se subdividem em:

- Testes de transações e saldos; e

- procedimentos de revisão analítica.

 No entanto os testes substantivos têm o objetivo validar os saldos apresentados nas demonstrações contábeis.

Testes globais

Em organizações profissionais ou sem fins lucrativos, o auditor dar como certo da exatidão dos dados relativos ao ativo imobilizado e amortização, ao fazer cálculos globais; por haver poucos tipos de bens e transações, basta apenas uma revisão geral.

Nos lucros dos títulos de renda fixa, o auditor pode calcular uma taxa de lucro média, aplicando toda a carteira no final do ano, tendo como objetivo determinar se os lucros totais são razoáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (163 Kb)   docx (57.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com