TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Auditoria

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.430 Palavras (22 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 22

FACULDADE ANHANGUERA UNIDERP

AUDITORIA

PORTO SEGURO - BA

2015

FACULDADE ANHANGUERA UNIDERP

AUDITORIA

Trabalho Apresentado a Faculdade Anhanguera Educacional UNIDERP com requisito parcial para à obtenção de notas na disciplina Auditoria,  sob a orientação do Prof. Especialista Carmem Martíns Régis.

PORTO SEGURO - BA

2015

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO        03

2 – ASPECTOS CONCEITUAIS        04

        2.1 – Explicar o que é Auditoria        04

        2.2 – Quais os tipos de Auditorias existentes? Explicar cada um.        04

        2.3 – Quais as responsabilidades do Auditor Externo e do Auditado?        05

        2.4 – Qual a postura que um Auditor deve ter? Explicar        06

3 – PROCESSO E PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA        07

        3.1 – Demonstração Contábil Auditada        07

           3.2 – Quadro 1 – Demonstrações Contábeis Auditadas        08

4 – PLANEJAMENTO DE AUDITORIA        10

        4.1 – Quadro 2 – Planejamento de Auditoria        10

5 – CARTA DE RESPONSABILIDADE E SOX        12

        5.1 – Carta de Responsabilidade        12

        5.2 – Lei de Sarbanes-Oxley        15

        5.3 – Finalidade da Criação da Lei Sarbanes-Oxley e seus Impactos nas Empresas de Auditoria        16

6 – CONCLUSÃO        20

7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        21

        

        

1 – INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho consiste em responder às questões apresentadas ao longo da ATPS, elaborar resenha e apontar os principais conceitos sobre Auditoria e o conhecimento necessário a um Auditor.

A auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada.

A auditoria tem por objetivo averiguar os registros contábeis e a demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio. Para que possa ter uma segurança razoável (segurança razoável na auditoria é uma segurança grande) que naquelas demonstrações não existam distorções materiais.

Além de ser uma técnica contábil, a auditoria também pode ser entendida como um ramo da Contabilidade.

O objeto da auditoria se resume no conjunto dos elementos de controle do patrimônio, quais sejam os registros contábeis, documentos que comprovem esses registros e os atos administrativos. Fatos não registrados documentalmente também é objeto da auditoria, uma vez que tais fatos podem ser relatados por indivíduos que executam atividades relacionadas ao patrimônio auditado.

2 – ASPECTOS CONCEITUAIS

A auditoria consiste em um exame cuidadoso, sistemático e independente, cujo objetivo seja averiguar se as atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente.

A auditoria compreende o exame de documentos, livros, registros, inspeções, obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionadas com o controle do patrimônio.

  • Obrigatória no caso da auditoria externa;
  • Em empresas com ações na bolsa de valores;
  • Empresas de capital fechado consideradas de grande porte. Ativo total superior a duzentos e quarenta milhões de reais ou receita bruta anual superior a trezentos milhões de reais. Lei 11.638/07

  1. – Explicar o que é Auditoria.

De maneira geral e simplificada, auditoria, seja de qual tipo for, interna ou externa, significa conferir, verificar, analisar e avaliar, além de, comunicar os resultados dentro de um determinado objetivo a que a auditoria se propõe. A palavra auditoria tem como origem o latim “audire”, cujo significado é ouvir. (LINS, 2012, p.3)

  1. – Quais os tipos de Auditorias existentes? Explicar cada um.

A auditoria divide-se em dois grandes grupos: Auditoria Interna e Auditoria Externa que serão explicadas abaixo.

Auditoria Interna: é executada por algum funcionário da própria empresa onde a auditoria está sendo realizada e de maneira geral, envolve a avaliação de desempenho, controles internos, sistemas de computação/informação, qualidade de produtos e serviços. Além disso, busca identificar, detectar e prevenir falhas de operação, discrepâncias nas atividades administrativas, possibilitando maior confiabilidade das informações geradas. A auditoria interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros.

Auditoria Externa: a finalidade da Auditoria Externa é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos seus usuários. Compreende em expressar uma opinião através da emissão de um parecer sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada e assegurar que as mesmas foram elaboradas em conformidade com as normas brasileiras de contabilidade e legislações específicas aplicáveis. A auditoria Externa é executada por funcionário de empresa de auditoria independente, empresa essa que necessita de registro na Comissão de Valores Mobiliários – CVM, conforme Lins (2012, p. 4-11).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (243 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com