TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Auditoria

Por:   •  18/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 2

1)O que seria independência profissional?

Refere-se ao profissional autônomo que tem total liberdade para tomar decisões e agir de maneira independente sem depender de terceiros ou organizações. Diante disso, há várias maneiras de conseguir essa independência profissional, como: empreendedorismo, consultoria, investimentos, entre outros.

2) Requisitos que o auditor independente deve considerar para agir com a independência profissional. (mínimo de 10 linhas)

Para o auditor agir com independência profissional, ele deve analisar diversos requisitos para garantir que o trabalho árduo de auditoria seja realizado da melhor forma, sendo ele imparcial e objetivo. Desse modo, de uma maneira que nenhum tipo de influência interna ou externa possa comprometer a integridade e a propriedade dos resultados. Alguns dos principais requisitos para obter a independência são:

Independência de espírito: Isso quer dizer que o auditor deve manter um caráter mental imparcial e cética ao conduzir o trabalho;

Código de Ética Profissional: O auditor deve seguir a conduta do código de ética profissional que seja aplicável em sua jurisdição. Na maioria das vezes, esses códigos são emitidos por órgãos reguladores da profissão contábil e discutem assuntos como integridade, independência, objetividade, entre outros;

Vínculos com a empresa auditada: Em relação a esse tópico, o auditor não deve vínculos de negócios ou familiares que possam interferir sua independência em relação à empresa que está sendo auditada;

Conformidade regulatória: O auditor tem a obrigação de cumprir com todas as leis, códigos e padrões profissionais relevantes que conduzem a atividade de auditoria em sua alçada.

Com tudo, existem vários outros requisitos que devem ser adotados para obter a independência, mas, no geral, é necessário que o auditor permaneça sempre atualizado sobre as requisições e normas profissionais aplicáveis para assegurar a sua independência.

Referência:

FISCHER, Leandro da Rocha. A ética profissional e a responsabilidade do auditor: um enfoque na emissão do parecer em auditoria empresarial. 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com