TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de aps

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.163 Palavras (17 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PRÁTICAS DE GESTÃO NA TERRA EQUIPAMENTOS

                                             SÃO PAULO

2015

PRÁTICAS DE GESTÃO NA TERRA EQUIPAMENTOS

Atividade Práticas Supervisionadas – APS – PIPA I – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 2º semestre, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista sob orientação da prof.º Me. Luiz Carlos.

SÃO PAULO

2015

Sumário

Introdução4

 Fundamentação Teórica5

 1. Perfil da Organização5

    1.1 Apresentações da empresa5

1.2 Força do trabalho6

1.3 Produtos e Clientes6

1.4 Principais concorrentes da organização6

1.5 Principais insumos6

2. Revisão conceitual8

Respostas do Livro: Administração Teoria e Pratica no contexto brasileiro8

2.1 Teoria da administração cientifica 14

2.2 Teoria Neoclássica 15

2.3 Teoria de Sistemas 17

Considerações Finais 21

Elementos pós – textuais 22


INTRODUÇÃO

O objetivo dessa APS é possibilitar uma vivencia pratica das teorias aprendidas na disciplina de EPA e a observação da gestão na empresa Terra equipamentos. Com principal foco de desenvolvermos habilidades, experiência e aprendizado.

A prática de gestão em qualquer empresa é de grande importância para poder obter um departamento equilibrado e crescimento profissional. Cada organização tem um princípio de atividades, tudo vai depender da forma em que elas lidam com esse ponto, lembrando-se que nenhuma organização é igual. Com o auxílio deste trabalho teórico-prático podemos entender como funciona uma das partes mais importantes da empresa, a administração.

O trabalho foi desenvolvido da seguinte forma: Através do tema escolhemos a empresa, realizamos a visita técnica, após adquirimos todas as informações necessárias elaboramos o conteúdo apresentado, interligando com a matéria e as teorias do livro, finalizando através de um debate entre os integrantes do grupo para finalizarmos com as sugestões de melhorias.

FUNDAMENTAÇAO TEORICA

A gestão implica fazer as coisas acontecer, desde grandes projetos nas construções das cidades e monumentos, envolveram desde cedo planejamento, a organização e o controle, elementos chave de gestão moderna.

As fabricas começaram a surgir no séc. XVIII, onde empregavam muitos trabalhadores e onde se existia longas jornadas de trabalho.

Neste período a influencia de Adam Smith(economista) introduziu a divisão e a simplificação do trabalho como forma de aumentar a produtividade dos trabalhadores.

Robert Owen no séc. XIX usava o reconhecimento visível do bom desempenho individual como forma de motivação tanto para os melhores como para os piores trabalhadores. Outros inventores como Charles Babbage inventaram os primeiros equipamentos de medição da produtividade dos trabalhadores, permitindo a remuneração com bônus com base nos resultados individuais.

O conceito de gestão cientifica começa a aparecer durante esse período, onde o movimento defendia a ideia de observação e registro de tudo relacionado a produtividade do trabalho. As decisões deveriam ser tomadas com base em informações especificas e compreendendo as causas e efeitos.

Frederick Taylor melhorou ainda mais desenvolvendo estudo de tempo e movimento identificando “a melhor forma” para realização das tarefas, defendendo juntamente os conceitos de planejamento, organização e controle, acreditando que conduziriam a resultados melhores.

A gestão na idade moderna ( inicio do Séc. XX) deu atenção ao aspecto humano na produtividade sugerindo um melhor ambiente de trabalho sendo mais favorável, do que a mera formação dos trabalhadores na execução das tarefas sendo isso realizada em rotinas desumanas e mecânicas.

Henry Fayol definiu a gestão como um processo formado por: previsão, planejamento, organização, comando, controle e coordenação.

Já a praticas de gestão hoje podem ser descritas como lidar com os cenários dos negócios, das tecnologias a da sociedade em mudança de forma constante, onde a empresas se tornaram globais e tiveram que se reinventar para terem o controle das operações geográficas dispersas.

1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO

1.1 Apresentação da empresa

a) A empresa Terra Equipamentos teve origem através da união de 2 sócios, que decidiram criar uma marca própria de equipamentos voltados à manutenção, pintura entre outros. Os sócios haviam identificado a necessidade que o mercado tinha por esses produtos, buscando sempre qualidade e baixo custo. A escolha pela linha de produtos foi feita por decisão de um dos sócios que atuava neste ramo e já conhecia o mercado. Na elaboração de ideias decidiram também que os produtos seriam produzidos na China para então iniciar as vendas aqui no Brasil. Em 2011 inicia-se as atividades da empresa Terra Equipamentos.

A empresa Terra Equipamentos recebe seus produtos diretamente da China já embalados e finalizados para serem entregues aos seus clientes, uma das maiores empresas que adquiri seus produtos é a rede Wal-Mart uma das grandes redes varejistas.

O foco inicial era somente fornecer produtos para redes atacadistas e varejistas, porém os produtos foram ganhando força no mercado e devido a qualidade com que são fornecidos os atendimentos, se expandiram para vários setores como: Mercados; Home Centers; Distribuidores; Lojas de varejo e atacadistas; E-Commerce, entre outros

Localizada na Rua Margarino Torres Nº 996, bairro da Vila Maria baixa, São Paulo – SP

b) Empresa Privada com objetivo principal de lucro.

c) Sua atividade principal é comercializar produtos para os segmentos de manutenção; pintura; jardim e industrial, diferenciados e de boa qualidade, com o foco voltado para atender a alta demanda dos atacadistas e varejistas, oferecendo preços competitivos e agilidade na entrega, proporcionando lucratividade e crescimento para sócios e colaboradores.

d) Empresa de Porte pequena, composta por 20 funcionários e seu rendimento anual entre R$ 2,4 e 16 milhões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (405.1 Kb)   docx (231.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com