TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tributação> Com a competitividade no ambiente empresarial crescendo de forma acentuada e constante

Por:   •  4/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  23.480 Palavras (94 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 94

INTRODUÇÃO        

Com a competitividade no ambiente empresarial crescendo de forma acentuada e constante, as organizações precisam se adequar às novas tendências e às novas técnicas de gestão, com o objetivo de fortalecer e prosperar os empreendimentos.

Diante dos problemas enfrentados por várias empresas, principalmente as de administração familiar, objetivamos, para o estudo a seguir, a apresentação dos problemas de gestão de uma empresa de administração familiar, através de um estudo de caso, apresentando as falhas originadas por esta estrutura e as conseqüências que podem estar emperrando o crescimento da empresa.

Será abordado a principio, a título de facilitação do estudo de caso, a teoria, onde se podem constatar várias opiniões e conclusões sobre o ambiente envolvendo a administração familiar bem como os problemas mais comuns existentes. Dentro do aspecto teórico poderemos observar muitos pensamentos e conceitos de grandes consultores que já vivenciaram os problemas envolvendo o modelo de administração familiar.

Em seguida será apresentado um panorama geral de empresa passando pela origem, fatores culturais, posicionamento no mercado e por fim um breve relato sobre o funcionamento dos departamentos, onde será possível conhecer a linha de produção e alguns problemas preliminares que serão abordados em seguida.

Na seqüência entraremos de fato no estudo de caso da empresa Metalúrgica Paulista Ltda, com sede em Bauru-SP, que tem como método de administração, o modelo familiar, na qual vem sofrendo problemas internos e externos em razão desta estrutura administrativa. Dentro deste contexto vamos ter como objetivo principal durante o estudo de caso apontar os problemas existentes nesta indústria em função do modelo de administração adotado.

Serão apresentados durante a abordagem textual, entrevistas com os colaboradores e a entrevista fundamental, com o Vice-presidente da empresa, na qual releva fatos importantes não só do ambiente empresarial, mas também do funcionamento da estrutura familiar. Alguns indicadores de desempenho serão analisados também durante o estudo, através do qual poderão se verificar quais setores ou segmentos da empresa estão sendo mais afetados pelos conflitos internos de origem familiar.

Os problemas existentes referem-se à disputa de poder dentro da família e da empresa, vantagens em relação a outros membros da família, visões e opiniões diferentes, problemas com os agregados da família, tais como genros sobrinhos dos cônjuges, e os problemas que acabam atingindo os colaboradores em função das disputas de poder ao nível de diretoria.

Ainda dentro dos objetivos, e baseado na estrutura teórica a ser apresentada, a pesquisa tem a finalidade de sugerir algumas alternativas, para tentar amenizar os problemas que ocorrem na Metalúrgica Paulista Ltda., a fim de contribuirmos para o crescimento organizacional da empresa.

Dentro das alternativas que serão apresentadas podemos citar a profissionalização do quadro diretivo e a criação dos conselhos de Família e Administrativo, a fim de garantir decisões mais racionais e coerentes, proporcionando desta forma condições para uma evolução nos níveis de crescimento e condições para a longevidade do negócio através das diversas gerações.

Em suma, o presente projeto tem como objetivo geral, estudar os fatores que levam uma empresa de estrutura familiar a apresentar problemas internos e estruturais com conseqüências que afetam a competitividade, e objetivos específicos, o estudo de caso da Metalúrgica Paulista Ltda., com uma analise mais detalhada de sua cultura, estrutura e conflitos, apresentando uma sugestão de ação que objetive condicionar a empresa a se recolocar na rota do crescimento e lar longevidade ao patrimônio das famílias proprietárias.

CAPÍTULO 1 - METODOLOGIA DE PESQUISA

Tipo de pesquisa: A análise proposta será efetuada quanto aos meios de investigação, através de um estudo de caso acompanhado de pesquisa de campo nas dependências de empresa Metalúrgica Paulista Ltda., com sede na cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo. Está inserida também neste estudo, uma pesquisa bibliográfica, onde se pode verificar o referencial teórico.

Universo e amostra: A amostra será obtida através de métodos não probabilísticos, portanto por acessibilidade e tipicidade. O universo que objetiva o estudo de caso é a empresa Metalúrgica Paulista Ltda., líder nacional no segmento em que atua, cujo universo pesquisado está apresentado na tabela 1.

Tabela 1 - Distribuição das áreas de trabalho dos colaboradores a serem entrevistados

                                Engenharia de Produtos        8%

                                Recursos Humanos                8%

                                Administração de Vendas        8%

                                Produção                        76%

Total                                100%

Seleção dos sujeitos: Através de métodos não probabilísticos foram efetuadas pesquisa de campo com entrevistas aos seguintes indivíduos: 01 Projetista, 01 Desenhista, 01 Assistente e 01 Analista de RH, 01 Analista de Vendas, 01 Vendedor Viajante, 02 Chefes de Produção e 16 Operadores de Produção, conforme se observa na tabela 2.

Tabela 2 - Cargo dos colaboradores

Eng. Produtos                 Recursos Humanos        Adm. Vendas                Produção

        Projetista                        Assistente                        Analista                         Chefe

        Desenhista                        Analista                        Vendedor                        Operador

        

 Coleta de dados: Sendo uma observação participante e dados obtidos através de questionário de caráter simples, onde 100% dos instrumentos retornaram respondidos pelos referidos sujeitos. Foram apresentados dois questionários, um aberto com as respostas sendo diretas e livres, proporcionando total liberdade de pensamento aos entrevistados e um fechado, com as perguntas idênticas para todos os cargos envolvidos no universo amostral. A coleta de dados foi feita também através da pesquisa documental, tendo acessos a alguns números e indicadores que contribuíram para a análise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (150.3 Kb)   pdf (929.5 Kb)   docx (181.1 Kb)  
Continuar por mais 93 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com