TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DA GESTÃO CONTÁBIL POR ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR COMO ESTRATÉGIA PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS

Por:   •  2/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  7.186 Palavras (29 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 29

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA- CAMPUS RIO PARANAÍBA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

UTILIZAÇÃO DA GESTÃO CONTÁBIL POR ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR COMO ESTRATÉGIA PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS: APLICAÇÃO NA CIDADE DE CARMO DO PARANAÍBA/MG

                                                              BOLSISTA: Ana Paula da Silva                                                          

                                                              ORIENTADORA: Raquel Santos Soares Menezes

                                                              COLABORADORES: Maria Auxiliadora da Silva;                

                                                              Daiane Cristina Pereira Freitas; Luís Fernando  

                                                              Resende Moura.

Relatório Final, referente ao período de março/2017 a fevereiro/2018, apresentado ao PIBIC/ Fapemig.

Rio Paranaíba, MG

Fevereiro de 2018


INTRODUÇÃO

As organizações do terceiro setor ganham papel de destaque na economia principalmente a partir dos anos de 1970, como alternativa à crise do Estado do bem-estar social (Peroni, et al 2009). Frente a essa questão, um dos grandes desafios das organizações do terceiro setor no Brasil é a sua sustentabilidade a médio e longo prazo. De forma que novas parcerias estão sendo feitas para minimizar o problema da sustentabilidade dessas organizações, considerando a atual situação econômica do país, as empresas privadas estão sendo chamadas a contribuir no processo de transformação social, em parceria com as organizações do terceiro setor.

Com base nisso e também na credibilidade junto aos seus financiadores, torna se indispensável um controle interno para os recursos recebidos pelas organizações, a fim de transparecer a sua efetiva utilização dos, os quais foram solicitados. Nessa questão, o campo das Ciências Contábeis, a contabilidade gerencial, possui como principal finalidade oferecer aos diretores dessas entidades informações para traçar diretrizes e implantar controles dentro da mesma. Dado isso, a adoção a gestão contábil vem a ser um meio de relevante importância, uma vez que oferece uma gama de métodos de custeio, mensuração e avaliação de medidas de desempenho, os quais serão utilizados no auxílio a tomada de decisão.

Frente a essa necessidade de capacitação profissional dos diretores dessas entidades, infere-se que a importância do conhecimento e uso da gestão contábil, para a capacitação desses gestores, o que reflete consequentemente na entidade, contribuindo como estratégia para o foco da capacitação de recursos. Uma vez que uma entidade bem estruturada, se torna mais atrativa e viável as empresas privadas, possíveis investidoras, estas que em contrapartida, ganham com essas doações maior visibilidade para o seu negócio, reconhecimento da comunidade, além do próprio benefício social.

No qual o campo de atuação dessas organizações do terceiro setor brasileiras em particular, a adoção de procedimentos abordados pela contabilidade gerencial, vem sendo considerada por diretores dessas entidades, sendo de suma importância como estratégia para a captação de recursos, uma vez que pode auxiliá-los no processo administrativo, no controle dos custos e para traçar novos objetivos. Além de possibilidade uma maior transparência da atuação da entidade e de seus diretores, frente aos possíveis financiadores de suas atividades.

Mas em contrapartida, para a efetividade dessa estratégia de captação de recursos, encontram-se como desafios a capacitação profissional dos diretores dessas entidades frente à gestão contábil, e a definição de parâmetros de avaliação para o resultado de tais estratégias. Diante disto, este projeto será desenvolvido em 35 (trinta e cinco) entidades da cidade de Carmo do Paranaíba/MG, englobadas no denominado terceiro setor. Considerando as organizações citadas como campo empírico, a presente proposta de pesquisa tem por objetivo:

1.1. Objetivos

1.1.1. Objetivo geral

Identificar o conhecimento e utilização de contabilidade gerencial por dirigentes de organizações do terceiro setor da cidade de Carmo do Paranaíba/MG, e analisar o impacto direto dessa prática como estratégia na captação de recursos em entidades privadas.

1.1.2. Objetivos específicos

  • Caracterizar as organizações do terceiro setor da cidade de Carmo do Paranaíba/MG, quanto aos aspectos históricos, sociais, políticos e econômicos e organizacionais;
  • Identificar as atividades mantidas pelas organizações;
  • Avaliar a gestão dos diretores, descrevendo suas particularidades e especificidades
  •  Identificar como é tratada a questão da capacitação profissional dos diretores dessas organizações, e quais são os métodos adotados para disseminá-la;
  • Apontar os instrumentos de contabilidade gerencial já utilizados pelas organizações;
  • Identificar e analisar os desafios de gestão nessas organizações.

1.2. Justificativa

A partir da realização da pesquisa, esperou-se inferências sobre conhecimento e utilização de contabilidade gerencial por dirigentes de organizações do terceiro setor e o seu impacto como estratégia para captação de recursos frente a empresas privadas.

O terceiro setor vem ganhando destaque devido a atuação das entidades que o compõem, as quais passaram a ter maior respaldo quando se tomou a consciência da ineficiência do Estado para atender às necessidades sociais. (BORELY; CARDOSO, 2005). Com isto a contabilidade gerencial busca atender as necessidades dos usuários internos das organizações, os auxiliando no controle interno e processo administrativo. Contribuindo também para a elaboração de metas, objetivos traçados pelas organizações.

Em função de que o conhecimento e uso da Contabilidade Gerencial apresenta impacto na capacitação profissional dos diretores dessas organizações, o que consequentemente resulta como estratégia para captação de recursos junto a entidades privadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)   pdf (283.7 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com