TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Estudo dos Aspectos Contábeis Relacionados ao Terceiro no Brasil

Por:   •  8/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  3.972 Palavras (16 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 16

CONTABILIDADE DAS ATIVIDADES ESPECIAIS:

Um estudo dos aspectos contábeis relacionados ao Terceiro no Brasil.

SÃO PAULO - 2014

        

CONTABILIDADE DAS ATIVIDADES ESPECIAIS:

Um estudo dos aspectos contábeis relacionados ao Terceiro no Brasil.

[pic 1]

SÃO PAULO – 2014

[pic 2]

SUMÁRIO

RESUMO.........................................................................................

p. 3

INTRODUÇÃO................................................................................

p. 4

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.....................................

p. 5

REFERENCIAL TEÓRICO

I – Terceiro Setor entendimento e definições aplicáveis..................

p. 6

I.1 Características do Terceiro Setor................................................

p. 8

II - MISSÃO E OBJETIVOS.........................................................

p. 9

III - TIPO DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS

III.1 – Associação.........................................................................

P. 9

III.2 – Fundações............................................................................

p. 9

IV - CONTABILIDADE DAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR........................................................................................

p. 9

V - ESTUDO DE CASO...............................................................

p. 11

VI – DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS FUNDAÇÃO DO CÂNCER......................................................................................

p. 13

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................

p. 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................

p. 15

RESUMO

Este Trabalho tem por finalidade proporcionar um breve esclarecimento sobre o aspecto que envolve o Terceiro Setor. Um termo que é utilizado no Brasil para designar as organizações sem fins lucrativos, de caráter não governamental, contando também com a participação voluntária, além de contribuir com práticas de caridade e de cidadania. Entidades cujos lucros não se revertem aos detentores do patrimônio líquido, constituídas na forma de fundação, associação, organização religiosa de direito privado, partido político e entidade sindical.

Foi realizada uma pesquisa descritiva com estudo de caso, sobre a Fundação do Câncer, para relatarmos a forma de contabilização e normas a serem seguidas para este segmento.

A contabilidade do terceiro Setor não pode ser vista somente como instrumento para atender a exigências legais. Ela é, principalmente, um instrumento de desenvolvimento e fortalecimento desse segmento. Seu objetivo não é o lucro, deferentemente das metas das empresas de iniciativa privada, mas temos o superávit o que torna o objetivo o mesmo, “garantir a continuidade do negócio”.

Palavras-Chaves: Terceiro setor, contabilidade e fundação.

ABSTRACT

This work aims to provide a brief insight into the aspect involving the Third Sector. A term that is used in Brazil to designate the nonprofit, non -governmental character, also relying on voluntary participation, and contribute to practice charity and citizenship.  Entities whose profits do not accrue to holders of equity, incorporated as foundation, association, religious organization under private law, political party and a union.
A descriptive survey was conducted with case study on the Cancer Foundation for reported based on the accounting standards to be followed and for this segment.

The accounts of the third sector can not be seen only as a tool to meet legal requirements. It is primarily a tool for development and strengthening of this segment. Your goal is not profit, deferentially the goals of private sector companies, but we have a surplus which makes the same goal , "to ensure business continuity ."

Keywords: Third sector accounting and foundation.

INTRODUÇÃO

        O terceiro setor é constituído por organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tem como objetivo gerar serviços de caráter público.

        Segundo Stephen Kanitz (2009), o terceiro setor conceitua as instituições sem fins lucrativos, que buscam de alguma forma trabalhar em prol da comunidade, principalmente das pessoas mais carentes.

        Partindo destes conceitos, é algo muito presente em nosso cotidiano. Seja um albergue que acolhe os moradores de rua, a um orfanato que protege crianças abandonadas.

        Por não serem instituições que visam o lucro, como as de segundo setor, essas instituições possuem formas diferentes tanto de denominação contábil, como déficit e superávit, quanto a forma de contabilização, isenção de impostos e algumas outras diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (293.4 Kb)   docx (320.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com