TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Sonho de Liberdade

Por:   •  2/11/2017  •  Resenha  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  2.026 Visualizações

Página 1 de 4

Um Sonho de Liberdade

O filme é representado por Tim Robbins que retrata a vida de Andy Dufresne um jovem banqueiro que foi preso, acusado por duplo homicídio, foi julgado e condenado a cumprir prisão perpétua, foi mandado para a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine. Chegando lá, é apresentado a Warden Norton (Bob Gunton), o diretor da prisão um homem corrupto que dizia que acreditava em duas coisas: disciplina e a Bíblia e que eles receberiam ambas enquanto estivam detidos, mas Norton não tinha conduta. Andy também conheceu o Capitão Byron Hadley (Clancy Brown) que tratava os internos com violência física e intimidação moral e acabavam muitas vezes, por espancá-los, alguns não resistia e iam a óbito.

Andy fez amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman). Conhecido como Red um prisioneiro que cumpria pena há 20 anos e que controlava as mercadorias que entrava na penitenciária, e juntos passava a maior parte do tempo e aprendem muitas coisas.

Dentro da penitenciária tinha um idoso chamado Brooks que tinha a função de cuidar da biblioteca, após 50 anos dentro da prisão, teve concedida sua liberdade condicional, porém ele ficou apavorado e para permanecer na prisão, praticou um ato de agressão contra um colega; mas foi impedido por Andy e Red; Brooks conhecia todos ali dentro e era respeitado, estava com medo, depois de tanto tempo preso não sabia como ia se integrar na sociedade, quando saiu da cadeia enfrentou dificuldades, não se adaptou a vida lá fora que era muito diferente com que estava acostumado e ficou depressivo, e cometeu suicídio.

         

 Dufresne sonhava em sair daquela penitenciária. Já Red ficou acomodado com a sua condição de preso e pensava em morrer atrás das grades já não se imaginava fora da prisão.

Andy ajudou o sargento com o imposto de renda e recebeu como pagamento cervejas para seus amigos quando estava impermeabilizando o telhado da penitenciária, o qual mostra a necessidade patente do ser em se sentir humano, respeitado e sensível. Ele, por conhecer profundamente de finanças, foi mandado pelo diretor do presídio para gerenciar a biblioteca da instituição, e começou a fazer impostos de renda, lavar dinheiro, sonegar impostos, para Norton e alguns policiais que também eram corruptos.

Ao aceitar a imposição do diretor em desviar o dinheiro doado ao presídio, consegue velar seu intuito, ao mesmo tempo em que consegue benefícios pessoais e respeito de todos, companheiros e guardas do presídio.  O banqueiro foi violentado, abusado sexualmente por Boggs Diamond, líder da gangue "As irmãs" e estuprador da prisão. Em uma tentativa de abuso não sucedida Boggs bateu tanto em Andy que ficou desmaiado, o Capitão Byron ao saber o motivo do banqueiro está na enfermaria espanca Boggs que fica na cadeira de rodas.

Andy quase teve uma chance de ser livre mais a perdeu quando Tommy foi assassinado por Hadley alegando que atirou quando supostamente ele tentava fugir da prisão, como Tommy era o único que conhecia o verdadeiro assassino, Andy continuou preso, mas na verdade Norton manda Byron matar o rapaz que sabia de mais ele não queria perder o contador que fazia tudo para ele sem custo algum.

O banqueiro usou a Bíblia para persuadir o diretor da penitenciária e para os agentes penitenciários não descobrir escondeu o martelinho que pediu a Red para fazer pequenas esculturas de pedras, porem um dia quando usou o martelinho para tentar escrever o nome dele na cela viu que tinha como cavar, passou vinte anos cavando um buraco para fugir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (54.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com