TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Atividade Complementar

Por:   •  30/5/2016  •  Resenha  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

O livro “Nunca Deixei de Tentar” (editora Sextante, 2009), foi indicação da professora Heloisa Helena Ribeiro de Castro, que ministrou a disciplina “Marketing Pessoal” pela UNIP.

O livro inicia com o comentário do técnico da seleção brasileira masculina de voleibol, Bernardinho, como ele conheceu o livro e a forma simples e direta como Michael Jordan (ex-jogador profissional de basquetebol norte-americano, atualmente dono da equipe da NBA Charlotte Hornets). A cada final do capítulo tem uma observação (Ponto a Ponto) de Bernardinho.

O primeiro capítulo “Apresentação”, o coautor da alguns exemplos de como Michael Jordan, tem respeito com as pessoas independentes da sua posição ou cargo ocupado. Uma das passagens que descreve uma fala de Jordan: “Aprendi que um homem só tem direito de olhar outro de cima para baixo quando o está ajudando a se levantar”. Esta passagem me fez refletir a maneira como as pessoas tratam o próximo, muitas vezes por ter um “cargo” mais elevado não é capaz nem de dar “bom dia” para aquele que exerce um cargo inferior. Um verdadeiro líder sabe que sozinho não chega a lugar algum.

Segundo capitulo: Metas: “Um passo de cada vez. Não consigo imaginar nenhuma outra maneira de realizar algo” – Michael Jordan. Neste capítulo Jordan relatada que para chegar ao seu objetivo traçou pequenas metas, pois assim não corria o risco de sofrer qualquer tipo de frustação. Sempre manteve o FOCO na direção que queria chegar. Derrotas devem ser encaradas como lições de sabedoria, devemos assumir nossas responsabilidades, sem atribuir culpas a terceiros. Não podemos estabelecer metas grandes e sim metas menores para conseguimos atingi-las e comemorar cada uma que conseguirmos atingir, Manter o foco sempre, por exemplo, quero ser contadora tenho que lutar (estudar) para atingir este objetivo, lembrando que para eu atingir este meu objetivo é um processo longo que devo comemorar cada etapa (sem aprovada em cada semestre).

Terceiro capítulo: Medo: “O medo é uma ilusão” – Michael Jordan. É relatado que devemos ter pensamento positivo para enfrentarmos nossos obstáculos, temos que ter atitude, dar valor a oportunidade que nos foi dada, se não der certo, pelo menos olhamos para trás e podemos dizer que não tivemos medo de tentar. “O fracasso é o combustível para uma nova tentativa”.

Quarto capitulo: Comprometimento: “Não existem atalhos” – Michael Jordan. É necessário comprometimento com nossas metas, não podemos nos empenhar em algo pela metade, ou os resultados virão pela metade. Pessoas que fracassam possuem um bom discurso, mas na hora de executar arrumam desculpas ao invés de respostas. Temos que assumir nossas responsabilidades, ser fieis aos nossos planos, não existe vitória sem luta.

Quinto capítulo: Trabalho em equipe: “O talento ganha jogos, mas o trabalho em equipe e inteligência, vencem campeonatos” – Michael Jordan. Todos têm talentos, não existem talentos melhores ou piores, mas sim, funções e atribuições diferentes. Devemos trabalhar em equipe cada um com seu potencial para “vencer o jogo”.

Sexto capítulo: Fundamentos: “No instante em que você se afasta dos fundamentos, tudo pode ir por água abaixo” – Michael Jordan. Não podemos nos afastar de nossos fundamentos, devemos utilizar as técnicas necessárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com