TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopar individual 5 semestre

Por:   •  18/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo, além de buscar conceitos que nos auxiliarão numa compreensão mais profunda sobre os ramos da Contabilidade, também irá identificar o quanto é importante o uso da Contabilidade no exercício gerencial das empresas, mostrando como essa ciência contribui nas tomadas de decisões.

Ainda veremos o porquê da constante atualização do profissional contábil, como são formados os preços de venda dos produtos, além de conceituarmos margem de contribuição e ponto de equilíbrio.

Enfim, serão elaboradas pesquisas com os seguintes assuntos: A Contabilidade na atualidade e a Indústria, Contabilidade de custos industriais, Mercado Financeiro e a Importância da Gestão de Custos na Indústria.

2 A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA

Atualmente, a Contabilidade é de suma importância na área industrial, pois entende-se que ela é uma ferramenta indispensável para fornecer informações sobre o estado financeiro da empresa e ,conseqüentemente,contribuir nas tomadas de decisões.A Contabilidade de hoje sofreu um grande avanço tecnológico.A tecnologia tornou-se um instrumento muito eficaz neste ramo,pois deixou o exercício do profissional contábil mais rápido e eficiente.Com tudo, o contador deve sempre estar atento às novas exigências nessa área,porque o aperfeiçoamento e a constante atualização são peças-chave para a compreensão e sucesso do profissional da Contabilidade.

2.1 SETOR INDUSTRIAL NA ATUALIDADE

A Contabilidade vem evoluindo, e em cada setor do meio industrial está presente, principalmente na parte de custos, onde todo gasto é contabilizado, desde a matéria prima até mão de obra e energia elétrica.

Todo gestor busca um melhor controle de custos na produção de seus bens ou serviços, evitando desperdícios e, assim, prejuízos. E é por isso que as indústrias de hoje adotam a Contabilidade de Custos, que tem por objetivo demonstrar todos os gastos envolvidos no processo de produção, fornecendo as informações necessárias para que o gestor tome a decisão mais coerente.

2.2 A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GERAÇÃO DE VALOR PARA AS INDÚSTRIAS

Dentre os ramos da Contabilidade, temos a Contabilidade Gerencial que é uma das principais fornecedoras de informações para uma gestão no meio empresarial. A seguir vamos ver quatro etapas do desenvolvimento dessa Contabilidade.

Na primeira etapa, o foco era um forte controle sobre os custos e valores financeiros a fim de maximizar o lucro dessa empresa.

Na segunda, a atividade concentrava-se no planejamento empresarial.

Na terceira, a análise era em cima das despesas, com o intuito de reduzir gastos desnecessários.

Por fim, na última etapa, o foco se direcionava na criação de valor. Ou seja, costuma-se dizer, que a criação de valores está relacionada à capacidade da empresa gerar benefícios futuros (caixa) superiores aos seus desembolsos feitos no presente.

2.3 DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS

As demonstrações contábeis são os meios que as empresas utilizam para informar à sociedade sua situação financeira. A legislação societária exige que as sociedades anônimas publiquem suas demonstrações em jornais de grande circulação, já as sociedades constituídas sob outros tipos societários necessitam apenas publicá-las no Livro Diário e, quando solicitado, enviar cópias a bancos, fornecedores e outros parceiros comerciais.

As quais são obrigatórias:

- Demonstração do Fluxo de Caixa;

- Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;

- Demonstração do Valor Adicionado;

- Demonstração do Resultado Abrangente;

- Notas Explicativas;

- Balanço Patrimonial;

- Demonstração do Resultado do Período de Apuração;

- Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;

- Entre outros... (MARION, 2008)

3 CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS

A Contabilidade de Custos é responsável por controlar, planejar e classificar os gastos, além de calcular os valores de inventário, auxiliando na definição do preço de venda no mercado. Em poucas palavras, a Contabilidade de custos refere-se a todo consumo de matéria prima, mão de obra e despesas provenientes da produção de produtos. Além disso, ela é aplicada, principalmente e exclusivamente, no Patrimônio das indústrias.

3.1 PRINCIPAIS TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA CONTABILIDADE DE CUSTOS E INDUSTRIALCOMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DESSAS 2 CONTABILIDADES

As principais terminologias são:

- Gasto: toda e qualquer aquisição de bem ou serviço que a empresa faça. Ex: conta de luz, de água, mão de obra.

- Custo: todo gasto para produzir um bem ou prestar um serviço. Ex: salários de funcionários do setor de produção, mão de obra.

- Despesa: bem ou serviço consumido para obter receita. Ex: propaganda, conta de telefone da diretoria,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com