TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usuarios da contabilidade

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  1.402 Visualizações

Página 1 de 4

TEXTO HENDRIKSEN E VAN BREDA (1999)

  1. Quem são os usuários de demonstrações financeiras? Comente.

Segundo o texto, o foco das demonstrações financeiras são os acionistas, investidores e credores, sendo classificados como os usuários primários. Elaborando os relatórios para esses usuários, subtende-se que os demais usuários, sendo eles funcionários, clientes, órgão do governo e ao publico em geral (usuários secundários), serão alcançados com os mesmos relatórios.  

  1. Por que é importante saber quem são os usuários de demonstrações financeiras?

A quantidade de informação a ser divulgada depende, em parte, da sofisticação do leitor que a recebe, por isso a divulgação deve ser compreensível para que todos os que tiverem acesso as informações as compreendam.

  1. Os autores indicam que a escolha sobre “para quem se deve evidenciar” exerce influência sobre “o que evidenciar” e sobre “de que forma evidenciar”. Explique

A escolha para quem se deve evidenciar influencia o que evidenciar e de que formar evidenciar, pois os relatórios devem ser compreensíveis a todos os usuários e o nível de divulgação depende do padrão considerado desejável.

  1. Qual o objetivo e quais os aspectos positivos em relação à evidenciação podem ser observados na ilustração 24.1?

O objetivo do relatório demonstrado na figura 24.1 é para estimular a participação acionária dos funcionários da empresa Anglo American.

Os aspectos positivos seria que a empresa se preocupa em demonstrar de maneira clara os relatórios para seus funcionários, com explicações simples do que ta sendo demonstrado.  

  1. O que pensam os autores sobre a relação entre o tipo e quantidade de evidenciação e o nível de sofisticação do leitor? Compare essa posição com a do Pronunciamento Conceitual Básico do CPC – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro.

Os autores relatam que os relatórios têm que ser adequados para todos os tipos de leitores, para que todos compreendam o que está sendo divulgado.

E o CPC diz que os relatórios devem satisfazer todas as necessidades comuns da maioria dos seus usuários, uma vez que quase todos eles utilizam essas demonstrações contábeis para a tomada de decisões econômicas

6) Que fatores influenciam o nível mais desejável de divulgação por uma empresa?(p. 518)

Para que a empresa atinja o nível mais desejável da divulgação ela deve apresentar suas demonstrações contábeis de maneira adequada, justa e completa, pois, não há diferença real entre estes conceitos, caso sejam utilizados em contexto apropriado. Para tanto as empresas devem evidenciar informações importantes e relevantes aos usuários, o problema é que a divulgação dos fatos permite a um leitor determinar qual o tratamento mais adequado.

Um dos fatores que influencia no nível de divulgação da empresa depende do nível de divulgação disponível em outras fontes. Em países que possuem menor quantidade de imprensa financeira, os investidores dependem muito mais dos recursos disponibilizados pela própria empresa, neste caso não é tanto o que divulgar, mas qual é a maneira mais eficiente de divulgar.

Outro fator que influencia o nível de divulgação da empresa é a divulgação diferenciada para empresas de menor porte que não obriga algumas empresas a evidenciar certas informações.

7) Que forças incentivam a divulgação voluntária e quais a restringem? (p. 518)

As forças que restringem são:

  • A divulgação ajudará os concorrentes, em prejuízos do acionistas;
  • Afirma-se que a divulgação integral de informação financeira dá aos sindicatos uma vantagem quando da negociação de salários. Entretanto, a divulgação integral geralmente melhora o clima de negociação;
  • Os investidores não são capazes de compreender as políticas e os procedimentos contábeis e a divulgação completa apenas os confundirá em lugar de esclarecer;
  • Frequentemente pode haver outras fontes de informação financeira disponíveis para proporcioná-la a um custo mais baixo do que se fosse fornecida pelas empresas em suas divulgações financeiras;
  • A falta de conhecimento das necessidades dos investidores possibilita a existência de muitos modelos de decisão de investimento e a dependência cada vez maior de intermediários da informação.

As forças que motivam são:

  • Maior facilidade para captar recursos financeiros no mercado estrangeiro.
  • Ingresso em mercados internacionais de capitais.

8) Por que as empresas divulgam suas políticas contábeis? (p. 523)

As empresas divulgam suas políticas contábeis porque elas permitem uma interpretação melhor de suas demonstrações financeiras e, portanto, influenciam na decisão de investimentos. Isso quer dizer que a divulgação das políticas contábeis da empresa permite uma apresentação adequada das demonstrações financeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com