TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.020 Palavras (17 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

[pic 2]

ENSINO A DISTÂNCIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

MARIA DE LURDES PEROVANO

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL

UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL

[pic 3]

Ji-paraná

2014

MARIA DE LURDES PEROVANO

GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL

UNIDOS À CONTABILIDADE NA BUSCA DA VANTAGEM COMPETITIVA NEGOCIAL

Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de ( NOME DAS DISCIPLINAS).

Prof. (NOME DOS PROFESSORES DE CADA DISCIPLINA) E TUTOR DE SALA

Ji-paraná

2014


SUMARIO

INTRODUÇÃO        

1.        GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL        

1.1.        CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA        

1.2.        GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA        

1.3.        PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO        

1.4.        RISCO E RETORNO        

1.5.        PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO        

1.6.        PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO        

2.        NOÇÕES DE ATUÁRIA        

2.1.        CONCEITOS DE ATUÁRIA        

2.2.        PREVIDÊNCIA NO BRASIL        

3.        DIREITO EMPRESARIAL        

3.1.        SOCIEDADES EMPRESARIAIS E SOCIEDADES SIMPLES        

3.2.        OBRIGAÇÕES DOS EMPRESÁRIOS E SOCIEDADES EMPRESARIAIS        

CONCLUSÃO        

REFERENCIAS        

INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar temas da administração financeira, orçamento empresarial, noções de atuária e direito empresaria, mostrando que a administração financeira faz parte das ciências empresarias e se encarrega da gestão das empresas, buscando o desenvolvimento e desempenho financeiro para a geração de riquezas. Assim, informações são de extrema importância para se chegar aos resultados. Há maioria das empresas geram o seu planejamento como um numero apenas, baseado em um incremento sobre o ano anterior com pouca ligação com as definições estratégicas para o futuro da empresa, tornando o seguinte proposto abaixo em suas citações pretende discutir o papel que o orçamento empresarial, a gestão financeira, ter noções de atuária e o direito. Ainda, no presente trabalho ao qual se descreve aborda-se o tema gestão financeira e orçamento empresarial e dentro deste contexto se encontra o conceito do que seria a gestão financeira, fluxo de caixa e as principais decisões de investimento e ainda levando em conta abordarão sobre o risco e o retorno, previdência social no Brasil e direito empresarial com o enfoque voltado para as sociedades simples e também as obrigações dos empresários e das sociedades empresariais.

  1. GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL

A gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, encontrada em qualquer organização, à qual cabem as análises, decisões e atuações relacionadas com os meios financeiros necessários à atividade da organização. O planejamento é o princípio mais importante da gestão empresarial para as pequenas e grandes empresas, corporações, agências governamentais, organizações sem fins lucrativos ou simplesmente para a vida particular de cada pessoa. Com isso, pode-se dizer que todos os gestores fazem algum tipo de planejamento que, em algumas das vezes, nas pequenas organizações acabam que os planos não são formalizados. As demonstrações financeiras procuram fornecer informação sobre o património e riqueza das empresas sobre diferentes perspectivas. O Balanço permite-nos obter uma fotografia do património das empresas sob duas ópticas: coisas (temos o ativo – constituído pelo imobilizado, existências, débitos de clientes e dinheiro – e o passivo – empréstimos bancários, dívidas a fornecedores) e em valor (situação líquida – capital inicial, aumentos sequentes e resultados gerados).E é nesse sentido que o orçamento empresarial é o instrumento que contempla formalmente as metas e objetivos funcionando assim como meio para se comunicar e informar como a empresa esta caminhando. Dessa forma o orçamento empresarial deve ser entendido como uma proteção das atividades financeiras das organizações.

  1. CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA

Gestão financeira é uma das tradicionais áreas funcionais da gestão, encontrada em qualquer organização e ás quais cabem às análises concretas incluindo decisões e atuações que estão relacionadas com os meios financeiros necessários a mesma atividade da organização, sendo assim função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização e controle dos recursos financeiros de forma a garantir, a rentabilidade dos recursos nela aplicados. Em termos de análise da área financeira de uma empresa, a base de trabalho é necessariamente constituída pelos dados fornecidos pelo Departamento Contabilístico. Os princípios financeiros serão seram aplicados em determinado momento, seja em uma grande empresa, ou em uma de pequeno porte. Para obtermos uma evolução no tempo da riqueza da empresa podemos também fazê-lo sob as mesmas ópticas: se o objetivo for medir a evolução ao nível das coisas utilizamos a demonstração de fluxos de caixa ou de tesouraria, ao passo que para medir a evolução em termos de valor temos a demonstraçãode resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com