TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Acessibilidade

Por:   •  4/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]Faculdade de Tecnologia SENAC Minas - Unidade Barbacena

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA

ANO LETIVO: 2017

SEMESTRE:1

PERÍODO:1º

TURMA:

DISCIPLINA: Legislação aplicada à hotelaria

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Ciro Galvão

ASSINATURA DO ALUNO: Larissa Campos dos Santos

VALOR: .......                                  NOTA: .......                        DATA 29 /06 /2017

  1. Explique o que é acessibilidade, qual a sua função, apontando, neste caso, a correlação que pode ser feita com o Direito.

R:

Acessibilidade são as condições e possibilidades de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de edificações públicas, privadas e particulares, seus espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, proporcionando a maior independência possível e dando ao cidadão deficiente ou àqueles com dificuldade de locomoção, o direito de ir e vir a todos os lugares que necessitar, seja no trabalho, estudo ou lazer, o que ajudará e levará à reinserção na sociedade. [1](INSTITUTO NOVO SER, 2017)

Acessibilidade é uma condição que visa auxiliar e reintegrar na sociedade os cidadãos com deficiência seja ela física, visual, sensorial, auditiva e etc.

A sua função é reintegrar pessoas com deficiência seja qual ela for, afim promover os relacionamentos humanos sejam eles: afetivos, sociais, empresariais, e etc.

As leis garantem o direito de ir e vir de qualquer pessoa seja para estudos, lazer ou trabalho visando á integração dos indivíduos na sociedade, de modo que todos devem possuir os mesmos direitos e deveres e interações interpessoais. Um dos princípios básicos da Constituição Federal de 1998 é garantir o direito à cidadania e dignidade à pessoa humana.

  1. Em termos práticos, houve alguma mudança na compreensão do termo acessibilidade quando relacionado ao contexto hoteleiro? Qual o seu impacto?

R: Sim. Alguns estabelecimentos passaram por reformas e adaptações, porém, grande parte ainda não possui estrutura acessível, mas quando a lei entrar em vigor haverá fiscalização, e muitos estabelecimentos que não possui acessibilidade vão ser notificados quanto a isso.

  1. O não cumprimento das normas jurídicas que regulamentam a questão da acessibilidade, por qualquer meio de hospedagem, sujeita este a qual instituto jurídico, caso seja constatado algum prejuízo ao usuário do serviço?

R: Os meios de hospedagem que não cumprirem com o direito da acessibilidade, quando enganam seus hóspedes ou falham na prestação dos seus serviços estão sujeitas a implicações civis pagando indenizações e danos morais. De acordo com a Lei 11.126/2005 - Lei acessibilidade visual art. 3º: Constitui ato de discriminação, a ser apenado com interdição e multa, qualquer tentativa voltada a impedir ou dificultar o gozo do direito previsto no art. 1o desta Lei[2].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com