TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Adoção no Brasil e Suas Possibilidades

Por:   •  10/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 3

• RESUMO DO FILME: O DESTINO DE UMA VIDA

O filme O Destino de uma Vida relata a história de duas mulheres que lutam na justiça pela guarda de uma criança, uma é a mãe biológica e a outra é a mãe adotiva do menor... uma usando argumentos relacionados ao vínculo sanguíneo e a cor de pele...a outra usando argumentos relacionados ao amor, carinho e afeto, que tem com a criança. De início o filme começa a relatar a personagem Khaila, uma usuária de drogas que deixa seu bebê dentro de uma caixa de papelão, no lixo, para alimentar seu vício. Já no dia seguinte, após estar lucida e consciente pela ausência de seu bebê, o procura e percebe que ele não estava mais no local onde o tinha deixado. Antes de tal fato o bebê tinha sido resgato por um grupo de garis e levado a um hospital, aonde a personagem Margaret, uma assistente social, o conhece. Margaret adota o bebê e o cria como seu filho, em sua residência com seu marido e sua filha, recebendo muito amor, carinho e afeto. Khaila é presa por tentar furtar alimentos em uma loja e vai pra um programa de reabilitação e acredita que seu bebê está morto. Alguns anos depois, a criança, chamada Isaiah, trata Margaret como mãe e a chamando como tal, sem nunca ter tido qualquer contato com sua mãe biológica, para que possa se lembrar dela, tratando o esposo de Margaret e a filha dela, como pai e irmã. O convívio do menor com sua família adotiva é de total harmonia, respeito, amor e afeto por todos.

Khaila sai da reabilitação, consegue um emprego estável e uma casa, e acaba descobrindo que seu bebê, que acreditava estar morto, na verdade está vivo. A partir daí. começa uma luta na justiça entre as “mães” para ficar com a guarda de Isaiah. No julgamento muitos fatos são narrados como a cor de pele da criança, que foi muito enfatizada pelo advogado da mãe biológica, já que para ele uma criança negra criada por uma família branca, que não o mostra nada sobre sua raça ou conversa sobre isso, faz com o menor não conheça sua própria história, suas origens, não tenha alguém com quem se identificar e, consequente, não irá saber se defender de situações relacionadas ao racismo. Outro fato narrado é a fidelidade entre os pais adotivos e o afeto que ambos têm com o menor. A decisão da juíza foi de dar a guarda a mãe biológica baseada em fundamentos políticos e sociais, em relação a cor de pele do menor, fundamentando sua decisão de que o melhor para a criança é ser criada pela mãe natural, mesmo reconhecendo possíveis traumas iniciais, por parte do menor, em relação a nova situação. De fato a criança não conseguiu se adaptar a sua nova realidade, morar numa casa nova, com uma pessoa, que mesmo sendo sua mãe biológica, não possui lembranças e nenhum afeto com ela. Diante dessa situação Khaila toma uma decisão de compartilhar, não de forma judicial ou extrajudicial, o convívio de Isaiah com Margaret, para que ele não sofra mais com as mudanças em sua vida.

• OPINIÃO SOBRE A DESCISÃO DO PODER JUDICÍARIO

Na minha a opinião a decisão do poder judiciário, de deixar a guarda do menor com a mãe biológica, por motivos nitidamente políticos e sociais, tendo como embasamento a cor da pele da criança, não respeito o princípio do maior interesse da criança, já que nessas situações de guarda... adoção, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com