TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Limites e Possibilidades da EaD no brasil

Por:   •  17/9/2015  •  Resenha  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

Limites e possibilidades da EaD

Assim como o papel e a caneta se tornaram símbolos do modelo de ensino tradicional, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são hoje a ferramenta que move o processo de Ensino à Distância no Brasil e no mundo.

Embora ainda exista grande resistência a este modelo, que acarreta uma mudança cultural por parte das pessoas devido a inexistência de contato pessoal na relação professor-aluno, o EaD tende a se tornar um dos principais modelos educacionais nos próximos anos. Este crescimento se deve a fatores como a dificuldade de locomoção em grandes centros urbanos, o menor custeio empregado no processo e, principalmente, aos avanços e a grande difusão da tecnologia no cotidiano da população.

Esta última característica tem se apresentado fortemente nos últimos anos, quando a sociedade tem optado cada vez mais por processos e relações baseadas no uso de tecnologias de comunicação. O uso da TI em todas as área do cotidiano é um caminho irreversível, e este processo não é diferente na área da educação.

Porém, apesar da tendência de crescimento do Ensino à Distância, sua efetividade só existirá se for suportado por materiais e conteúdos pedagógicos adequados, que, é bom lembrar, são criados por pessoas. Os recursos de tecnologia devem compreender uma ferramenta que garanta o acesso ao conhecimento produzido por pessoas gabaritas e preparadas para este contexto, não se tornando apenas a virtualização de um modelo de ensino ineficiente.

Com o amadurecimento necessário, o Ensino à Distância tende a evoluir à medida que as tecnologias se desenvolvem, extrapolando os limites físicos do modelo presencial. Esta união proporcionará oportunidades cada vez mais concretas a cidadãos de todo o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com