TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Agenda 21

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Em 1992, Ocorreu à conferência Eco 92, no Rio de Janeiro, representantes de cento e oito países reuniram se para decidir que medidas tomar para conseguir diminuir a degradação ambiental e conseguir garantir a existência de futuras gerações.

O principal documento criado foi a Agenda 21 é um programa de ação que viabiliza o novo padrão de desenvolvimento ambientalmente racional. Ele concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

Desenvolvimento sustentável e Sustentabilidade

O desenvolvimento sustentável é o meio que vai ser utilizado para alcançar a sustentabilidade, ou seja, meios que não agridam o meio ambiente.

Suprindo nossas necessidades atuais sem comprometer as gerações futuras.

Ex: Diminuir a emissão de co2, diminuir o desmatamento.

Sustentabilidade é o resultado das medidas tomadas no desenvolvimento sustentável, pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

Agenda 21 Pessoal

Muitas vezes agente polui o meio ambiente e nem percebemos, achamos que por ser algo tão pequeno, jogamos no chão achando que não poluirá o meio ambiente ou quando queimamos as vegetações ou derrubamos árvores só pensando no dinheiro que aquela árvore derrubada ira trazer, no lucro, pensando que algumas só não irão fazer faltas. Pois é, elas fazem, podem não fazer agora mais futuramente irão fazer e o que adianta ter dinheiro e não ter um planeta para gastá-lo? É isso mesmo, parece ser radical mais é isso mesmo que irá acontecer cada vez mais o planeta pede socorro e devemos ter a consciência de que todas as nossas ações gera uma consequência e devemos cuidar do nosso planeta agora para não sofrermos as consequências depois.

Poluição: Não jogar lixo no chão, Destinar o lixo corretamente, não jogar perto de rios.

Pois o lixo jogado no chão entope os esgotos e causam inundações.

Diminuir a emissão de gases poluentes: Medidas simples podem ser tomadas no dia a dia que fará uma grande diferença se todos colaborarem. Como invés de andar de carro ou moto buscar maneiras mais ecológicas como caminhar, andar de bicicleta, andar de transporte coletivo.

Além diminuir a emissão de gases no planeta, melhora o condicionamento físico e a saúde praticando atividades físicas.

Reciclagem: atualmente muitos produtos já são fabricados na intenção de brevemente ser substituídos e com isso gera muito lixo domésticos e lixo tecnológicos. Quando algo quebrava antigamente era levada para ser consertadas hoje em dia quando algo quebra já é substituído por um novo. Sem concerto o antigo despejado no lixo. Estamos em uma sociedade consumista que geram muito lixo e muitas vezes não tem sua destinação correta.

Existem maneiras corretas de jogar estes produtos:

Tecnológicos: enviando para o fabricante ou levando ao um local apropriado em sua cidade que fazem a reciclagem do mesmo.

Lixos Domésticos (papel, vidro, plástico, etc..): separando os tipos de lixos e colocando no local correto para a reciclagem aonde este material se transformará em um material novo. Diminuindo o impacto no meio ambiente.

Desmatamento: Ainda é utilizado muito papel, e devemos usar com consciência buscando outras fontes para diminuir o desperdício da madeira, como ao invés de comprar papel comum, comprar reciclável, buscar meio de evitar usar papel usando a tecnologia através de e-mails.

Desperdício de Agua: Água é um bem precioso que infelizmente não é inesgotável, por esta maneira devemos usar com sabedoria para não acontecer o que está acontecendo em alguns estados brasileiros como São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com