TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Agenda 21

Por:   •  30/5/2015  •  Monografia  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

A Agenda 21 pode ser considerada como um planejamento para construção de uma sociedade sustentável, com algumas ações a serem tomadas para ter êxito nos objetivos de quem produz.
Dentre as ações estão: 
Conscientizar as pessoas a reduzirem o uso de veículos com motores de combustão utilizando meios de transporte não motorizados como bicicleta, veículos elétricos e entre outros;
Diminuir o consumo excessivo de água;
Buscar mais energias renováveis;
Intensificar a fiscalização nas áreas de floresta; 
E se a fiscalização falhar, punições mais severas aos que poluem e desmatam de forma desenfreada;
Desenvolver uma eficiente coleta seletiva de lixo; 
Criar um amplo sistema de tratamento de esgoto;
Realizar campanhas de conscientização urbana, pois só funcionará com a ajuda de todos.

A Agenda 21 tem o objetivo de propor uma solução para toda a questão ambiental, e consiste em conciliar o desenvolvimento ao meio ambiente, com objetivo de alcançar um desenvolvimento sustentável. Tornando melhor a qualidade de vida de todos que convivem nesse planeta.
Alguns dos itens de maior êxito estão programas de biodiversidade local que juntamente com a prefeitura e moradores trazem ao munícipio um meio melhor decrescimento não degradável, a busca pelo conceito vem crescendo mundialmente, pois pessoas de vários países e governos vêm acordando para o problema de destruição ambiental, aquecimento global poluição queimadas e desperdício. Para o governo brasileiro, a construção da Agenda 21 Local vem ao encontro com a necessidade de se construir instrumentos de gestão e planejamento para o desenvolvimento sustentável. O processo de Agenda 21 Local pode começar tanto por iniciativas do poder público quanto da sociedade civil. De fato, a Agenda 21 Local é processo e documento de referência para Planos Diretor e orçamento municipais, entre outros, podendo também ser desenvolvida por comunidades rurais, e em diferentes territorialidades, em bairros, áreas protegidas, bacias hidrográficas. E, reforçando ações dos setores relevantes, a Agenda 21 na escola, na empesa, nos biomas brasileiros é uma demanda crescente, cuja maioria das experiências existentes tem-se mostrado muito bem sucedidas, pois a conscientização populacional se mostra como um grande avanço na eficácia da gestão. De acordo com as características geográficas, econômicas, culturais e históricas de um determinado local, este pode desenvolver a sua Agenda 21 local enfocando um ou mais problemas ambientais.
Esse processo e desenvolvido junto a órgãos ambientais do município, seu principal objetivo formular ações para combater a degradação do meio ambiente.
Se todas as ações foram compridas com êxito todas a mediadas tomas e todos que aderirem a essa proposta sustentável alcançaram seu desenvolvimento sustentável com sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (27.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com