TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alienação Parental

Por:   •  2/2/2021  •  Artigo  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 4

Bom dia, gostaria de agradecer a presença de todos nessa manhã

Meu tema fala sobre a dificuldade de atuação do poder judiciário nos casos de alienação parental

  • Lei 12.318/10

Art. 2o  Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este. 

  • Alienador: quem pratica a alienação. É considerado alienador a figura de um dos genitores ou aquele que detenha responsabilidade sob o menor, que pratica atos abusivos a fim de denegrir a imagem do outro genitor perante a criança.
  • Genitor alienado: vítima das práticas abusivas do alienador.
  • Criança e/ou adolescente alienado: vítima das práticas abusivas do genitor alienador.

Richard Gardner, médico do departamento de psiquiatria da Universidade de Columbia introduziu o termo síndrome da alienação parental.

Alienação parental são as praticas abusivas feitas pelo alienador de desqualificar o genitor para a criança

E a síndrome são os sinais e sintomas, efeitos das práticas abusivas feito pelo alienador. São exemplos desses efeitos a repentina rejeição da criança pelo genitor, isolamento ou agressividade da criança, entre outras

Gardner em suas pesquisa sobre a alienação parental cita outras síndromes relacionadas as situações de litígios conjugais

  • Síndrome das alegações sexuais no divórcio

Deve-se ter muita cautela nos casos de abuso sexual contra crianças, pois temos dois lados, primeiro, o genitor alienador embute falsas memórias na mente da criança fazendo-a acreditar que sofreu abuso sexual a fim de prejudicar o outro genitor; segunda hipótese, o abuso sexual ocorreu de fato, não obstante o genitor alega que o ex-cônjuge/companheiro está praticando alienação parental, porém não há indícios que levam a crer que ocorreu a pratica de alienação parental.

  • Síndrome de Medeia

a mãe acha que o filho é extensão de si, que ele tem que ser igual a ela e com isso utiliza-se de chantagens emocionais com o intuito de se vingar do ex-cônjuge/companheiro através de seu filho

  • Síndrome da mãe malvada no divórcio

nessa síndrome, é vista como aquela que interfere ativamente na relação da criança com o pai, fazendo o uso de diferentes estratégias, como o intenso litígio, por exemplo, no intuito de se vingar do ex-cônjuge

Os magistrados ao decidirem questões sobre a alienação parental leva em consideração princípio constitucional do Melhor Interesse da Criança, nos casos de alienação parental não há como o judiciário impor que o menor tenha afeto e amor pelo genitor alienado, mas é necessário o estabelecimento da convivência para que a distância entre ambos diminuam.

Questionamento: o que é melhor pra criança? Com quem ela deve ficar? O menor não quer ter convívio com o genitor alienado, o desejo da criança é ficar com o alienador. Surge-se um impasse, dar a guarda da criança para o genitor alienador que faz práticas abusivas mentalmente contra menor seria a melhor solução? Tirar a criança do convívio alienador alterando a guarda do menor seria a opção?! Sendo que o sentimento de raiva da criança pode se intensificar fazendo com que ele fuja para casa do alienador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (132.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com