TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alienação Parental

Por:   •  16/3/2023  •  Projeto de pesquisa  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR – UCSAL

FACULDADE DE DIREITO DA UCSAL

DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II

DISCENTES: ALINE FIGUEIREDO LIMA/EDILEUZA MACHADO DE OLIVEIRA

PROFESSORA: TERESA CRISTINA FERREIRA DE OLIVEIRA

TURMA: DIR-NOT-FED-7S-T1-33391-2020/2

ALIENAÇÃO PARENTAL – GUARDA COMPARTILHADA

Salvador

2022

ALINE FIGUEIREDO LIMA

EDILEUZA MACHADO DE OLIVEIRA

PAULO HENRIQUE

WALLACE MACHADO

RESUMO APRESENTADO COMO REQUISITO DA AVALIAÇÃO

PARCIAL REFERENTE A Iª UNIDADE, COMO PRÉ-REQUISITO DA

DISCIPLINA DIREITO CIVIL VI, SOB ORIENTAÇÃO DA Prof.ª

TERESA CRISTINA FERREIRA DE OLIVEIRA

Salvador

2022

Metodologia

Para obter respostas e análises acerca do tema, trouxemos observações de artigos e problemáticas discutidas em sala de aula além da ocorrência comum em muitos casos à nossa volta na nossa sociedade.

O estudo dessa pesquisa é fundamentado em casos reais, com significativa importância de sua análise de caso, propondo a observar a realidade a partir de experiências levando em consideração os diferentes aspectos do fenômeno social em pesquisa e as divergências que lhe ocorrem em seus casos.

Os recursos metodológicos usados para exposição do tema são: artigos, pesquisas bibliográficas e casos reais observados nos tribunais e mediações.

Justificativa

A escolha acerca do tema em questão advém do desejo de se debruçar acerca de um tema tão recorrente nas varas de família espalhadas por todo o Brasil, sendo desencadeada através das dissoluções matrimoniais crescente e a necessidade de resolução dos conflitos gerados por essa. O intuito será em pesquisar acerca do tema para que se possa demonstrar a finalidade da busca por uma guarda compartilhada, onde essa possibilidade terá o objetivo de amenizar as alterações na vida dos filhos e que não seja conferida a obrigação de se optar por uma guarda unilateral, pois o que sempre se tenta de fato é que ambos os genitores tem a mesma participação e importância na formação dos menores envolvidos.

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo falar da alienação parental e a guarda compartilhada como forma de solução do conflito,pois são notórios os impactos sofridos por crianças e adolescentes que acabam por vivenciar a alienação parental e como a guarda compartilhada pode ser a solução para que os casais que passam por uma dissolução conjugal possam de alguma maneira solucionar situações conflituosas geradas com o rompimento matrimonial.Uma vez que as crianças envolvidas nesse conflito,precisa de um olhar diferenciado e do apoio do judiciário no sentido de amenizar a dor que sentem em relação ao conjugue alienante diante do que aliena,e a criança vira um objeto nesse jogo.

Muitas situações que acontecem na alienação parental são desencadeadas em virtude da dissolução conjugal mal resolvida. Esse é talvez um dos temas mais difíceis de ser tratados no direito de família, pois esses abusos são gerados pelos genitores, causando inúmeros problemas tanto emocionais quanto psicológicos vindos a adoecer as relações entre pais e filhos,pois uma relação conjugal mal resolvida e quando essa relação deixa marcas em um dos conjugues e eles não aceitam a separação acabam usando os filhos como objeto de vingança um do outro.

Esta prática pode advir de pais, avós, ou por qualquer adulto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com