TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Antropologia

Por:   •  15/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

Nome ___________________________________  Nº Matr. ________ Data:02/12/2013

Avaliação I - Antropologia – Turma _______

1.. Caracterize o surgimento da ideia da evolução a partir da Modernidade (Remane 260-265) – Pode exemplificar dissertando acerca de aspectos antropológicos dos contos de H.C.Andersen.

A primeira característica importante a tratar é a de que somente existiu evolução a partir de quando o homem foi reconhecido como um ser da natureza. Desde então, questionamentos foram surgindo e uma teoria da evolução foi sendo criada. “A grande importância daquela época consiste no enquadramento do homem na natureza, no reconhecimento de que os fenômenos da natureza agem sobre o homem e de que ele está sujeito aos princípios biológicos” (Remane, p.261)

        A teoria darwiniana da seleção é essencial para caracterizar uma evolução e chegarmos à evolução na modernidade. “Darwin partia da observação dos criadores que modificavam a figura e produção de muitos animais e plantas de tal maneira que apareciam muitas vezes externamente mais diferentes entre si do que as espécies naturais do mesmo gênero.” (Remane, p.263) E isso caracterizava uma seleção artificial, pois se o criador queria, por exemplo, animais maiores ele iria selecionar os animais maiores de determinada espécie, durante diversas gerações, e chegaria ao tipo de animal desejo, ou ao tipo de animal consequente desta seleção. A “seleção artificial” é de acordo com uma meta procriativa planejada. Já a “seleção natural” atua de três formas diferentes: na confrontação entre o organismo e a natureza inanimada, na confrontação com outros seres vivos e até mesmo na confrontação dentro da espécie. Porém, a que conclusão a que chega-se é a de que o fato decisivo para que uma haja uma vitória é a quantidade procriativa.

        Sendo assim, a ideia da seleção, da evolução, nos remete ao conto de Andersen “O patinho feio”. Rejeitado e discriminado por todos, sendo o último a nascer e o mais feio, o patinho feio, que na verdade se descobriu um cisne extremamente belo no final, sofreu diversas confrontações que poderiam ter acabado em sua morte. Ficou sozinho, não tinha quem o alimentasse, ficou a beira de caçadores, sujeito a levar um tiro a qualquer momento. Porém, quando seguiu um grupo de cisnes até o lago e viu seu reflexo, se sentiu mais forte e entendeu que o que ele tinha de diferente era a seu favor, ser um cisne era muito melhor do que ser um simples pato, e a diferença de espécie o favoreceu. Assim, ele seguiu sua vida com o grupo de cisnes que encontrara, achou o seu lugar naquele meio.

2. Explique: Da evolução à projeção de futuro – a compreensão da evolução trouxe consigo a pergunta a respeito do futuro do ser humano (Remane 272; 275-278; 280-284)

        Pensar no futuro do ser humano é pensar nas próximas modificações evolucionais e nos efeitos de algumas que já se notam presente. Acerca do futuro trata-se das mudanças genéticas, como perda do dente do ciso, que já não nos tem funcionalidade alguma além de proporcionar dor. Interessante ressaltar que trata também acerca do “raro”. O que é raro é facilmente eliminado, relacionado também aos genes e tradições. A evolução por meio da tradição também será algo que se fará presente no futuro. Casamentos entre membros de um mesmo círculo de atividades e talentos semelhantes propagam certo tipo de característica semelhante. “A evolução tradicional pode, por conseguinte, processar-se com muito maior rapidez do que a evolução genética que cria e difunde novas características.” (Remane, p.281)

        Sendo assim, nota-se que a projeção evolucional do futuro difere bastante da teoria de Darwin acerca da evolução, apesar de também conter aspectos em comum como a “seleção natural” pensando na deficiência mental como um entrave para a capacidade procriativa de quem a sofre.

3. Em que sentido se afirma que o homem é um ser de ação? (Heuss 107-110; 123)

        Afirma-se que o homem é um “ser de ação” no momento em que o comportamento humano não é mais um comportamento e sim uma ação. O conceito de “ação” abrange tudo o que já de humano; o conhecimento, o espiritual, a elevação metafísica, a ideação, a aquisição sensível. O conceito de ação serve para mostrar certas relações fundamentais do humano. A ação pressupõe intencionalidade, portanto os elementos sensitivos não podem ser deduzidos desse conceito. “A ação, então, é precisamente aquilo que pode ser esperado com bastante certeza, e isso porque é pré-formado na ordem. Deve, pois, poder manifestar-se em sucessivas figuras parecidas, ser suscetível de repetição em si mesmo e ter, por isso, uma boa distribuição estatística.” (Heuss, p.123)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com