TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSIGNAÇÃO E PAGAMENTO

Por:   •  6/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  586 Palavras (3 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ALUNA: Sarah Talyta de Araújo Feitosa - P8 - MA

PROFESSORA: Mayza Batista

ATIVIDADE PARA NOTA- ANÁLISE CRÍTICA DA OBRA: “ DOS DELITOS E DAS PENAS.”

Como visto, em 1764, ocorreu o lançamento do texto de Beccaria de modo anônimo, até que o mesmo se sentisse seguro para assumir a autoria. Contra este tipo de sistema abusivo e censurador que ele se voltava. A mesma censura à expressão funcionava de modo muito mais eficaz contra pessoas destituídas dos seus direitos.

Para retirar os direitos de um cidadão “suspeito”, bastava imputar-lhe algum crime, ou mesmo suspeita, e muitas vezes o inocente passava de inocente a vilão em instantes, sem processo legal oficial.

Ao mesmo tempo, para muitos casos, não haviam dispositivos legais que protegessem contra a tortura. A tortura institucional era comum, sendo uma forma bizarra e absurda de se obter confissões.

Em 1776, devido à influência do texto, Maria Teresa da Áustria aboliu a tortura em seu país, e no mesmo ano, no império russo, a imperatriz Catarina II ordenou que se incluísse no código criminal da nação.

Sendo assim, existem várias situações que nos remetem ao nosso cenário atual ao lermos a obra de Beccaria, porém uma das que chamam mais atenção é o fato de que mesmo o texto tendo cerca de 200 anos achamos muita coisa que nos faz discutir a respeito de nossa própria sociedade, como a nossa famosa  “segurança pública”  que tanto se é discutido , e encontrar materiais que se comprometam com a real verdade está cada vez mais difícil  já que todo político aparenta ter boa fé e soluções imediatas para contribuir em nosso meio, por isso é importante demais questionarmos e desafiarmos quando preciso, assim como ele, mesmo ele tendo tido de início publicado como “ anônimo “ até que ele se sentisse seguro para assumir a autoria já que o sistema era tão abusivo e censurador.

Outro algo bem interessante é o fato de que muito do que foi discutido e revisto no texto permitiu a reavaliação de injustiças e impedimento de má fé pela parte de autoridades corruptas e cruéis, o que provocou a ira de muita gente poderosa, porém, Beccaria influenciou demasiadamente nas decisões de autoridades importantes da época que tinham grande influência, podendo chegar a interferir / influenciar no não acontecimento da pena de morte, que era pra ele tido como algo muito cruel.

E sendo nós paralelos com a ordem jurídica vigente no Brasil, mas precisamente com a Constituição Federal de 1988.  Quando Becaria fala da necessidade de leis claras e propõe critérios  objetivos para que o magistrado determine a prisão de alguém, lembramos do que dispõe o artigo 93, nos  incisos IX e  X da Constituição Federal;

Onde nos faz poder afirmar/ retratar que todas as decisões judiciais devem ser fundamentadas, com a devida transparência, evitando assim os humores e subjetivismos.

Ele também ataca a tortura, como meio de confissão e hoje encontramos na nossa Constituição Federal precisamente no artigo 5o.:

‘II I- ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

XLIX – é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral…

Inúmeras e diferentes comparações podem ser feitas mostrando a gigantesca  evolução que vem ocorrendo no âmbito  dos direitos humanos, com relação ao indiciado, ao preso, ao indivíduo que esta sujeito ao cumprimento da pena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com