TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criminalística e Investigação Criminal

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Criminalística e Investigação Criminal

Curso: Gestão de Segurança Publica

Professora Tutora: Márcia Cristiane Nunes Scardueli

Nome do/a aluno/a: RODOLFO SIQUEIRA CARDOSO

Data: 06/05/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Considerando o teor da unidade 3, que aborda a Investigação Criminal, elabore um comentário (entre 10 e 20 linhas) sobre a Investigação Policial, definindo-a, bem como identificando sua finalidade e conduta policial adequada durante a elaboração do Inquérito Policial (3,0 pontos).

R: A policia na investigação policial ou criminal tem objetivo da elucidação dos delitos procurando demonstrar a existência do fato criminoso, levantando indícios e provas ou até mesmo a autoria e materialidade do crime e as circunstancia como ocorreu o crime para subsidiar as decisões tomadas no processo penal e posteriormente auxiliar na o juiz, formar sua convicção das sentenças identificando as individualizações no fato criminoso. O inquérito policial tem que ser extremamente sigiloso para que não exponha a vitima e não de chance para que provas sejam destruídas, outro elemento de muita importância e o isolamento total da área do crime, e contar com o auxilio das pericias necessárias, realizações de diligencias, mandado de busca e apreensão etc, o inquérito policial tem a natureza inquisitiva em que o principio do contraditório não e considerado.

2. Analise as alternativas abaixo e identifique com “F” as “falsas” e com “V” as “verdadeiras”. Depois, apresente uma justificativa para as alternativas identificadas como “falsas” (4,0 pontos – 0,2 para cada item F ou V certo e 0,6 para cada justificativa adequada)

  1. (F) A investigação criminal é atividade exclusiva das polícias Civil e Federal.

R: A investigação criminal não é atribuição exclusiva das policias judiciárias, vários outros órgãos podem realizar está atividade como policia militar, ministério público, congresso nacional, corpo de bombeiro, Etc.

  1. (V) As Polícias Civis e a Polícia Federal são chamadas de Polícias Judiciárias, cuja função é investigativa criminal ou investigativa policial.

  1. (F) O perito, quando da elaboração do laudo pericial, deve manifestar sua opinião pessoal, subjetiva, nas considerações técnicas ou na conclusão.

R: O perito não pode manifestar sua opinião pessoal, mas pode montar uma estratégia de eliminação de algumas hipóteses prováveis, e assim orientar o trabalho de investigação da policia, e com essa eliminação de alguma maneira é uma forma é uma classificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (300.8 Kb)   docx (406.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com